1 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/2
¹ Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
² E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
³ E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Gênesis 2:1-3
O texto é específico: o ETERNO cessa Suas atividades e, por causa disso, Ele abençoa e santifica o dia sétimo.
Ou seja, Deus santifica o sétimo dia em função da cessação das atividades, e abençoe este dia. Bênção e santificação estão relacionadas à necessidade de obediência. Algo ou alguém é separado para uma ou mais funções específicas. O Sábado é separado na criação para cessação das atividades.
³ E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória
Isaías 6:3
O seu fundamento está nos montes santos.
Salmos 87:1
E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do Senhor.
Salmos 106:16
Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.
Salmos 116:15
Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.
Salmos 116:15
⁸ As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.
Ezequiel 22:8
Todos os dias do seu nazireado santo será ao Senhor.
Números 6:8
¹⁰ Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o diarista comerá das coisas santas.
Levítico 22:10
Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
Êxodo 30:32
²⁶ E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
Levítico 20:26 [Vemos neste verso a questão: ou se aceita a aliança e se une ao povo de Israel, para ser santo ao ETERNO, ou não se aceita a aliança e deixa de ser santo. Não haviam dois ou mais modelos: um para o povo de Israel e outro para os de fora. Os de fora deveriam aceitar a aliança se quisessem ser santos ao ETERNO.].
https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/lv/20
¹ Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
² Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará.
³ E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.
⁴ E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der da sua descendência a Moloque, para não o matar,
⁵ Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que se prostituem após ele, prostituindo-se com Moloque.
[Este é um dos exemplos de mandamentos que não admitiam exceção nem ao estrangeiro em Irsrael, ou seja, mesmo que o estrangeiro não quisesse aceitar a aliança com o ETERNO e fazer parte do povo santo, e ser santo ao ETERNO, ele não poderia transgredir tal mandamento.]
⁶ Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
⁷ Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.
⁸ E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica.
⁹ Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.
¹⁰ Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
¹¹ E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
¹² Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles.
¹³ Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
¹⁴ E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.
¹⁵ Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal.
¹⁶ Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, aquela mulher matarás bem assim como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
¹⁷ E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a nudez dele, torpeza é; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniquidade.
¹⁸ E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.
¹⁹ Também a nudez da irmã de tua mãe, ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a sua parenta, sobre si levarão a sua iniquidade.
²⁰ Quando também um homem se deitar com a sua tia descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; sem filhos morrerão.
²¹ E quando um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; a nudez de seu irmão descobriu; sem filhos ficarão.
²² Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
²³ E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
[Aqui, fica evidente que tais mandamentos são exigidos de todos, e a desobediência a eles não é aceita por Deus em relação a nenhum povo. Todos os estatutos e juízos dados a Israel são necessários às outras nações, conforme o texto. o ETERNO informa que as outras nações continuaram a transgredir, e por isso Ele se enfadou deles, ou seja, nunca foi a intenção que só Israel ficasse sujeito a isso, mas todos deveriam aceitar. No entanto, como os outros povos rejeitaram e desobedeceram, e Israel aceitou, o ETERNO fez a aliança com eles, e especificou nesta passagem que todos eles eram necessários a todos.].
²⁴ E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
[Vemos que a questão aqui é de santidade: há apenas um povo de Deus: aquele que se prontifica a aceitar obedecer à Lei de Deus - estatutos, juízos, mandamentos...].
²⁵ Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
²⁶ E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
²⁷ Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
Levítico 20:1-27
E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.
Ezequiel 39:7
bibliaonline.com.br/acf+nvi/ez/39
¹ Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.
² E te farei voltar, mas deixarei uma sexta parte de ti, e far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel.
³ E, com um golpe, tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas flechas da tua mão direita.
⁴ Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, de toda espécie, e aos animais do campo, te darei por comida.
⁵ Sobre a face do campo cairás, porque eu o falei, diz o Senhor Deus.
⁶ E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor.
⁷ E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.
⁸ Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.
⁹ E os habitantes das cidades de Israel sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por sete anos.
¹⁰ E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.
¹¹ E sucederá que, naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar; e pararão os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o vale da multidão de Gogue.
¹² E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra.
Ezequiel 39:1-12
2 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/2
⁸ E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
⁹ E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:8,9
¹⁵ E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
¹⁶ E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
¹⁷ Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:15-17
[A Bíblia não diz que havia apenas este mandamento. Apenas enfatiza um dos mandamentos dados e que foi transgredido por Adão e Eva.].
²² E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
²³ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
²⁴ Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
²⁵ E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 2:22-25
[Dois pontos informados: o ETERNO estabeleceu o princípio da união homem/mulher como uma só carne, e neste momento, ainda não havia problema em relação à nudez, qualquer que seja o motivo exato.]
3 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/3
⁴ Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
⁵ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
⁶ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:4-6
[O texto nos mostra dois mandamentos transgredidos: o não dizer falso testemunho contra o próximo - a fala da serpente, e o não cobiçarás, transgredido por Eva.]
¹¹ E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
¹² Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
¹³ E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
¹⁴ Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
¹⁵ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
¹⁶ E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
¹⁷ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Gênesis 3:11-17
[A maldição à serpente mostra que já havia proibição em relação ao falso testemunho/mentira; a maldição a Adão enfatiza não apenas o comer do fruto, mas o dar ouvidos à mulher, ou seja, enfatiza o erro de Eva em incentivar Adão a comer. E antes de comer, o texto enfatiza a cobiça de Eva. Evidente que o texto nos mostra que já havia um conjunto de mandamentos para obediência, e que o padrão para a existência dos mandamentos não é apenas um verso ou passagem anterior dizendo: "Não faça tal coisa/Faça tal coisa.". E também que havia mandamentos semelhantes/iguais aos dados a Israel desde o início.].
²¹ E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Gênesis 3:21
https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/4
¹ E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.
² E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
³ E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
⁴ E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
⁵ Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
⁶ E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
⁷ Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Gênesis 4:1-7
[Não há uma fala dizendo, anteriormente: ofereça oferta de tal e tal forma. Assim, temos mais um texto mostrando a relação entre Gênesis 3:21 - simplesmente se diz que Deus fez túnicas de pele, e Gênesis 4:1-7, em que a oferta já está estabelecida, inclusive com o oferecimento dos primogênitos das ovelhas. Não houve necessidade de um verso ou passagem anterior dizendo: "Oferecerás sacrifício/oferta...". O ato de Deus após a queda mostrou mandamentos de não dizer falso testemunho e não incitar alguém a fazer o mal. O ato de Caim e Abel e a resposta de Deus mostram o mandamento da oferta. O atos de Deus e Sua manifestação para cessar as atividades, santificar/abençoar o sétimo dia, mostram o mandamento do Sábado. O texto também nos mostra que o mal uso, que a contrafação, a mudança no modo de enxergar e fazer algo, como um mandamento, não é indicativo de sua inexistência.]
4 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/4
⁸ E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
⁹ E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
¹⁰ E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
¹¹ E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
¹² Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
¹³ Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
¹⁴ Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
¹⁵ O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gênesis 4:8-15
[O medo de Caim ao, inicialmente, agir como se não soubesse como estava Abel, mostra que ele tinha conhecimento do erro que cometeu. A maldição de Deus confirma que já havia o mandamento "Não assassinarás.". Aqui, ainda não era permitida a punição capital.
Tudo isso nos confirma:
1 - mandamentos são reconhecidos antes de serem dados por escrito a Israel;
2 - é falso dizer que não havia o mandamento do Sábado por não existir uma ordem expressa dizendo: Mas nó sétimo dia não farás nenhuma obra...assim como não houve tal padrão a outros mandamentos evidentemente verificados até aqui. A ação de Deus em cessar as atividades, santificar/abençoar tal dia mostra o mesmo padrão de abençoar e santificar algo para que o ser humano obedeça.].
⁸ E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
⁹ E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
¹⁰ E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
¹¹ E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
¹² Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
¹³ Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
¹⁴ Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
¹⁵ O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gênesis 4:8-15
[Aqui, não temos indicativo de permissão da pena capital a alguém, e muito menos a permissão que Lameque faz a si mesmo, tirando as vidas de pessoas por ser ferido ou pisado. Preciso de mais estudos neste caso, mas poderia ter sido algo como a reação a tentativas de assassinato, ou simplesmente uma reação exagerada durante brigas.]
5 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/6
¹ E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
² Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
³ Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
⁴ Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
⁵ E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
⁶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
⁷ E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
⁸ Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
⁹ Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Gênesis 6:1-9
¹⁰ E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
¹¹ A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
¹² E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
¹³ Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Gênesis 6:10-13
¹⁷ Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
¹⁸ Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
Gênesis 6:17,18
[Aqui, após mais de um milênio, muitas pessoas existindo, e o padrão para diferenciar Noé/família/familiares e as outras pessoas: Noé andava com Deus, os que seriam destruídos eram maus continuamente, desde a imaginação e pensamento/inclinação dos pensamentos e coração. Ou seja, evidente um padrão de comportamento, que havia Lei/mandamentos, e que eram os mesmos para todos, e não um padrão para Noé e outro padrão aos outros. Temos corrupção geral desde os pensamentos até as ações gerando, inclusive, violência. O texto não está dizendo que apenas a violência era problema, conforme o verso 12.].
[Verso 18 - evidencia que a aliança era com Noé, esposa, filhos e noras, e que isso não significava que existisse uma lei para Noé e eles e outra para as outras pessoas. Foram considerados pelo mesmo padrão de obediência, e a aliança representa um acordo com aqueles que se dispuseram a obedecer, e não um padrão legal proibido ou não exigido aos outros. Logo, é equivocado usar frases de Deus dizendo que fez aliança com Israel como se isso delimitasse mandamentos/estatutos/juízos diferentes para os outros povos, no sentido de que Deus não fosse cobrar as mesmas exigências deles.]
6 - https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/7
https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/8
¹ Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
² De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
Gênesis 7:1,2
⁷ Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
⁸ Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
⁹ Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
Gênesis 7:7-9
²⁰ E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
²¹ E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
Gênesis 8:20,21
[Diferença entre limpo e imundo, da mesma forma que o padrão dado a Israel, e não como algo estabelecido naquele momento, mas o texto nos apresenta como algo que já era comum ao povo, de conhecimento comum, não estabelecido naquele momento.]
7 -
0 Comentários