Texto - Escola Sabatina - Terça - 26/08/2025 -

 https://mais.cpb.com.br/licao/vivendo-a-lei-3o-trimestre-2025/


Terça-feira, 26 de agosto

Ano Bíblico: RPSP: NM 15

O plano original de Deus

4. Quais métodos Deus desejava usar para conquistar a terra prometida? Êx 23:20-33


Não era intenção de Deus que os israelitas lutassem por seu novo território. Canaã havia sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e deveria ter sido recebida como uma dádiva especial de Deus para Israel.


O modelo para a conquista da terra prometida foi apresentado durante a travessia do Mar Vermelho. Deus lutou por Seu povo e deu a ele vitória completa sobre os exércitos que planejavam destruí-lo (Êx 14:13, 14). Os egípcios foram derrotados porque o Senhor interveio milagrosamente. Da mesma forma, na época do rei assírio Senaqueribe, Deus derrotou o exército assírio, mesmo sendo vasto, fortemente equipado e bem treinado, mas sem que os israelitas tivessem que lutar. Deus concedeu a vitória porque o rei Ezequias confiou na mensagem divina dada por meio do profeta Isaías (2Rs 19:35; Is 37:36).


Deus informou Abraão que a terra prometida não seria imediatamente dada aos seus descendentes, mas somente após 400 anos (Gn 15:13-16). Por quê? O motivo estava relacionado à maldade dos habitantes da terra de Canaã. Deus estava misericordiosamente trabalhando com aqueles povos, dando-lhes um longo período de graça para se arrependerem. No entanto, eles continuaram na rebelião contra Deus e Seus valores. Por isso, quando a iniquidade daquelas nações estava completa, Deus estava pronto para dar o território aos hebreus como uma nova pátria.


Além disso, o Senhor prometeu que expulsaria as nações à frente de Israel por dois métodos incomuns, mas bastante eficazes: (1) enviando “terror” sobre as nações ímpias e (2) com “vespas” que as expulsariam. Antes que os israelitas chegassem ao novo território, seus inimigos simplesmente abandonariam o lugar e fugiriam (Êx 23:27, 28).


O papel crucial na conquista da terra prometida seria desempenhado pelo “Anjo” de Deus. Esse Mensageiro era Cristo, que guiou Israel, conquistou territórios e os protegeu. Ele estava na coluna de nuvem que os guiava de dia e na coluna de fogo à noite. Israel tinha que prestar atenção e ouvi-Lo porque Ele tinha autoridade divina (Êx 23:20-23). O desafio à vontade de Deus e a descrença em Sua liderança dificultariam o avanço dos israelitas.


https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/ex/23 

²⁰ Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.

²¹ Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

²² Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

²³ Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.

²⁴ Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.

²⁵ E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

²⁶ Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.

²⁷ Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas.

²⁸ Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti.

²⁹ Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.

³⁰ Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.

³¹ E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.

³² Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.

³³ Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti. 

Êxodo 23:20-33

Postar um comentário

0 Comentários