³¹ Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
³² Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Mateus 5:31,32
¹ E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;
² E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
³ Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
⁴ Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
⁵ E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
⁶ Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
⁷ Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
⁸ Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
⁹ Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
¹⁰ Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
¹¹ Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
¹² Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:1-12
1 - Há parte inocente no texto?
R: Sim. A pessoa que pode se divorciar e se casar novamente não é a que cometeu "porneia". Logo, a que cometeu "porneia" dá o direito da outra parte de se divorciar e casar novamente. Logo, a parte culpada (que cometeu a falha que permitiu divórcio e novo casamento da outra) é a que cometeu "porneia", e a parte inocente (a que pode se divorciar e se casar novamente) foi a que se manteve leal aos votos matrimoniais.
2 - Quando a parte inocente se casa, a parte que cometeu "porneia" pode se casar, também?
R: Tal raciocínio é absurdo. Considera que a anulação do casamento tem o mesmo efeito sobre quem cometeu "porneia" e o cônjuge (homem ou mulher) que não cometeu. Isso é beneficiar a pessoa culpada pela sua própria torpeza. Se alguém faz um contrato fraudulento e esse contrato é anulado, tal anulação não vai ter o mesmo efeito à parte enganada (inocentemente, estando de boa fé - tem direito à indenização, dentre outras coisas) e à parte culpada (penalizada - vai pagar a indenização e sofrer outras sanções).
3 - Quais os problemas da interpretação de novo casamento ao que cometeu porneia?
R: Primeiro - nos vela a um absurdo na interpretação: se duas pessoas se separam por outro motivo, que não porneia, nenhum dos dois pode se casar novamente. Se, porém, um dois dois cometer porneia, liberaria a outra parte para casamento e, de quebra, com o novo casamento da parte que sofreu porneia, a parte que errou ainda ganha o direito de se casar novamente. Tal interpretação beneficia o que comete porneia com sua própria torpeza: valeria mais a pena se divorciar por relação ilícita e, portanto, tal relação daria ao errante mais direito que em um divórcio por outro motivo (em que nenhuma das partes pode se casar novamente e, portanto, nenhuma delas daria o direito à outra de se casar).
Segundo: tal interpretação estabelece que a parte que sofreu porneia, ao se divorciar, ainda não teria o casamento anulado, visto que tal anulação só se daria após o novo casamento. Dentre os problemas disto, podemos ver questão de que tal pessoa, até o momento em que se casasse, estaria em uma nova relação ilegal à luz da Bíblia, pois estaria namorando/noivando...tendo o casamento anterior ainda não anulado. Logo, não seria a porneia cometida pelo cônjuge e o divórcio decorrente disso que teria anulado o casamento, mas só diante do novo casamento isto teria sido anulado.
Terceiro: Isso leva a um desdobramento lógico absurdo: Se a parte que comete porneia também pode se beneficiar do casamento da outra parte, ainda que os dois adulterem, eles podem se divorciar tranquilamente, casando-se de novo, visto que o casamento de um anula a união e permite ao outro casar-se novamente. Mesmo o swing seria algo viável [os dois adulterariam ao mesmo tempo, dando ao outro o direito de repúdio e novo casamento, e quando um se casasse, o outro teria o direito a novo casamento)...e assim sucessivamente.
Tais abordagens esvaziam o que Jesus ensinou: Que o casamento, via de regra, foi criado:
1 - no sistema de monogamia (um homem e uma mulher, formando uma só carne, e o que Deus uniu não separe o ser humano);
2 - Que o divórcio é uma exceção estabelecido por causa da dureza do coração humano e, portanto, combinando a informação anterior (o princípio) com a nova informação (dado pela dureza) - Jesus estava restaurando o princípio do casamento e estabelecendo uma norma rígida para novo casamento;
3 - A reação dos discípulos e a fala de Jesus abordando o eunuco por causa do reino de Deus ficariam esvaziadas se a parte que cometeu porneia e a parte que a sofreu pudessem ser igualmente beneficiados por um novo casamento;
4 - Quando Jesus compara a lei do divórcio ao que ocorreu no princípio, podemos ver ao menos dois outros exemplos disso:
Deus não ceifou a vida de Caim (assassino por motivo torpe/fútil) e ainda o protegeu.
¹³ Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
¹⁴ Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
¹⁵ O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Gênesis 4:13-15
No entanto, em Gênesis 9:6, temos uma mudança evidente:
¹ E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
² E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
³ Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
⁴ A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
⁵ Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
⁶ Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Gênesis 9:1-6
Deus estabeleceu a alimentação sem carne:
²⁹ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
³⁰ E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:29,30
Depois, permite a carne (outra mudança evidente):
³ Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
⁴ A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9:3,4
Deus estabelece a união monogâmica por toda a vida:
²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27
¹⁸ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
¹⁹ Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
²⁰ E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
²¹ Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
²² E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
²³ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
²⁴ Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:18-24
Posteriormente, instala-se a bigamia/poligamia:
²³ E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
²⁴ Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete. Gênesis 4:23,24
⁶ Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
⁷ Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
⁸ E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
Gênesis 25:6-8
https://www.youtube.com/watch?v=hEe9pU2zyAk
¹ E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;
² E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
³ Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
⁴ Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
⁵ E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
⁶ Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
⁷ Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
⁸ Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
⁹ Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
¹⁰ Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
¹¹ Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
¹² Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:1-12
E a monogamia volta a ser enfatizada:
¹² Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
1 Timóteo 3:12
⁹ Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;
1 Timóteo 5:9
² Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 1 Coríntios 7:2
² Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2
⁸ E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:8
⁶ Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Tito 1:6
https://m.egwwritings.org/pt/book/11098.2052
Conselhos a uma jovem que pensava em desposar um homem divorciado
[Neste caso o irmão L deixara sua esposa e família e viajara para uma terra distante, confiando que o pai de sua mulher os havia de sustentar. Com o tempo sua mulher requereu divórcio sob alegação de abandono. Antes de o divórcio ser concedido, ele começou a se afeiçoar à jovem a quem é dirigida esta mensagem. — Compiladores] ME2 340.3
A parte que provoca não tem direito a novo casamento
Tenho estado a considerar vosso caso em relação com L, e não tenho outro conselho senão o que dei. Creio que não tendes razão moral para casar com L; ele não tem razão moral para desposar-vos. Ele abandonou sua esposa depois de infligir-lhe grande provocação. Abandonou aquela a quem votara diante de Deus amar e tratar com carinho enquanto ambos vivessem. Antes mesmo de ela requerer divórcio, quando ela era sua legítima esposa, ele a abandonou por três anos, e depois a esqueceu, e exprimiu-vos seu amor. O assunto foi tratado amplamente entre vós e um homem casado enquanto ele estava legalmente ligado à mulher que desposara, que dele tivera dois filhos. ME2 340.4
Não vejo nem uma partícula de condescendência na Escritura para qualquer de vós contrair matrimônio, se bem que a esposa dele esteja divorciada. Pela provocação que ele lhe fez, foi em grande parte seu próprio modo de agir que trouxe esse resultado, e não posso ver em aspecto mais favorável o ter ele direito legal de ligar seus interesses com os vossos ou de ligardes os vossos interesses com os seus. ... ME2 341.1
Surpreendo-me de que houvésseis por um momento de pensar em tal coisa, e pôr vossas afeições em um homem casado que abandonou sua mulher e seus filhos em tais circunstâncias. Aconselho-vos a expordes vossos pensamentos e planos a esse respeito no ponto em que estão, aos vossos irmãos de responsabilidade, para que lhes recebais os conselhos, e deixai que eles vos mostrem pela lei de Deus o erro em que caístes. Haveis ambos violado a lei só com o pensar que vos podíeis unir em matrimônio. Devíeis haver repelido o pensamento à sua primeira sugestão. — Carta 14, 1893. ME2 341.2
Vejam o absurdo: Alguém diz que uma pessoa pode alegar que abandonar o pecado é primordial para o perdão (quem disse isso, mesmo? Não é Deus que nos diz?). Ah, alguém que prejudicou uma família (adulterou) deve prejudicar outra (a família ilícita que ele, muitas vezes conscientemente, iniciou)? Ele(a) deve manter seu dever de pai/avô mãe/avó...mas não permanecer na relação ilícita com cônjuge obtido por adultério. Vejam que o que está sendo permitido muitas vezes é o divórcio e novo casamento EM QUALQUER SITUAÇÃO, basicamente (me separei por ter ficado irritado, e me caso de novo, e a ex, também). Não cumprimos o que Jesus ensinou sobre ser eunucos pelo reino de Deus, e vou usar um pensamento contrário à restrição de Jesus (olha Jesus, era para não ter me casado de novo, mas já que me casei, quebra este galho. Sei que o Senhor perdoa tudo, até mesmo a continuação das relações ilícitas com a nova esposa. E como sei? Por causa do decurso lógico do ensino de Mateus 19? Não, porque alguém resolveu que o mais "equilibrado" é me manter na relação ilícita para "não destruir" a nova família ilícita que formei. Ou seja, para que aderir à fala de ser eunuco pelo reino, se não precisa? E, afinal de contas, para quê Jesus ensinou isso? Sei lá. Afinal de contas, a igreja nunca precisou disso, visto que não há pecado permanente (segundo alguns, e não segundo a Bíblia) e, portanto, mesmo que a situação seja a mesma que caracteriza o pecado, em um dado momento ela deixa de ser pecado! Só se esqueceram de avisar que não é isso que a Bíblia diz.
Desculpe-me, mas o que não tem base bíblica é falar que uma pessoa que permaneça com a outra com a qual cometeu adultério possa pedir perdão a Deus e ser perdoada permanecendo com a pessoa. Dizer que não existe base para pecado permanente é ferir qualquer lógica bíblica. Quer dizer que alguém que abuse de uma criança, mas depois de um tempo peça perdão, sem deixar de abusar daquela criança, pode continuar o abuso? Se alguém rouba (com violência e grave ameaça) um carro, depois de um tempo, ela pode ficar com aquele carro e pedir perdão? Se alguém consegue um imóvel por um negócio fraudulento, depois de um tempo pode pedir perdão e continuar com o imóvel? Se um idólatra se apega aos seus ídolos, depois de um tempo não precisa se desfazer deles em virtude dos incômodos e traumas que isso causaria? Uma riqueza obtida por roubos, mentiras...não precisa ser abandonada?
Ou seja, a ideia de pecado voluntário/acariciado de Hebreus 10:26-31 fica esvaziada? Mais que isso, a fala de Jesus em Mateus 19 fica esvaziada, visto que diante da pergunta dos discípulos Jesus diz que há eunucos pelo reino de Deus, mas se nem o adúltero que se casou irregularmente precisa ser eunuco, ninguém precisa.
Vejam o absurdo (não apoiado pela Bíblia): Jesus falou em ser eunuco pelo reino, mas isso é esvaziado pelo manual (e aí a versão apontada é a de que a posição do manual é equilibrada): duas pessoas se separam por motivo que não seja porneia: se uma delas se relacionar, estará em adultério (mas pelo manual ela poderia, depois de um tempo) ser perdoada mesmo continuando a fazer o que não deixou de ser pecado (visto que continua em situação irregular diante de Deus); se um cônjuge adulterar e o outro se divorciar e se casar novamente, o que adulterou pode se casar de novo...
Vejam, o que Jesus inseriu como restrição, eles colocam como incentivo: Jesus ensinou que o único motivo para divórcio e novo casamento é porneia, mas eles dizem que o tempo cura tudo (contra o que Jesus ensinou). Porneia dá o direito à outra parte de anular o casamento pelo divórcio e se casar novamente, mas eles dizem que a anulação beneficia igualmente a parte que adulterou e a parte que não adulterou (inserindo uma permissão que Jesus não concedeu, pois o casamento da parte que não adulterou não é ilícito, e só a relação ilícita dá direito a novo casamento).
Outra coisa: então Jesus foi contra o perdão ao dizer que repudiar por porneia e casar-se de novo não seria adultério? Vejam quantos absurdos para defender o indefensável. Veja que houve, inclusive exemplo de pessoas que fizeram isso na Bíblia (abandonar um casamento não permitido por Deus). Não é procedimento da igreja, é procedimento bíblico. Ensinar que a permanência na situação do pecado pode ser perdoada é o maior dos absurdos teológicos, e basta pensar nisso nos outros pecados. Com isso, esvaziam o ensino de Jesus para se adequar a uma invenção administrativa supostamente equilibrada. Deus nos proteja e abençoe.
Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, ¹⁵ Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá. ¹⁶ De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá. ¹⁷ Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo. ¹⁸ Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniquidade, morrerá nela. ¹⁹ E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles. ²⁰ Todavia, vós dizeis: Não é justo o caminho do Senhor; julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel. Ezequiel 33:14-20
²⁹ Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? ³⁰ Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. ³¹ Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. ³² Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor. ³³ Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do Senhor? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o Senhor. ³⁴ E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do Senhor, eu castigarei o tal homem e a sua casa. ³⁵ Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? e que falou o Senhor? ³⁶ Mas nunca mais vos lembrareis do peso do Senhor; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus. ³⁷ Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o Senhor, e que falou o Senhor? ³⁸ Mas, porque dizeis: Peso do Senhor; assim o diz o Senhor: Porque dizeis esta palavra: Peso do Senhor, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do Senhor; ³⁹ Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais; ⁴⁰ E porei sobre vós perpétuo opróbrio Jeremias 23:29-40
¹ A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo: ² Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. ³ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. ⁴ Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. ⁵ Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; ⁶ Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, ⁷ Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. ⁸ Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. ⁹ Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, ¹⁰ E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? ¹¹ É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor. ¹² Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel. ¹³ Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes, ¹⁴ Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló. ¹⁵ E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim. ¹⁶ Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei. ¹⁷ Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? ¹⁸ Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. ¹⁹ Acaso é a mim que eles provocam à ira? diz o Senhor, e não a si mesmos, para confusão dos seus rostos? ²⁰ Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á, e não se apagará. ²¹ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. ²² Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. ²³ Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. ²⁴ Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. ²⁵ Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os. ²⁶ Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. ²⁷ Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão. ²⁸ E lhes dirás: Esta é a nação que não deu ouvidos à voz do Senhor seu Deus e não aceitou a correção; já pereceu a verdade, e foi cortada da sua boca. ²⁹ Corta o teu cabelo e lança-o de ti, e levanta um pranto sobre as alturas; porque já o Senhor rejeitou e desamparou a geração do seu furor. ³⁰ Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la. ³¹ E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração. ³² Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar. ³³ E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará. ³⁴ E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação. Jeremias 7:1-34
¹⁰ Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? ¹¹ Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. ¹² Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Josué 7:10-12
¹⁰ Se alguém der a seu próximo a guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal, e este morrer, ou for dilacerado, ou arrebatado, ninguém o vendo, ¹¹ Então haverá juramento do Senhor entre ambos, de que não pôs a sua mão nos bens do seu próximo; e seu dono o aceitará, e o outro não o restituirá. ¹² Mas, se de fato lhe tiver sido furtado, pagá-lo-á ao seu dono. Êxodo 22:10-12
¹ Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. ² Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. ³ Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados. ⁴ Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. ⁵ Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe. ⁶ O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. ⁷ Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Oséias 4:1-7
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