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Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou Taryag mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o nome dado ao conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).[1] De uma forma geral, a expressão "A Lei de Moisés" (em hebraico Torat Moshé תורת משה) também é utilizada em referência ao corpo legal judaico.
Apesar de que houve muitas tentativas de codificar e enumerar os mandamentos contidos na Torá, a visão tradicional é baseada na enumeração de Maimônides. De acordo com essa tradição, estes 613 mandamentos estão divididos em "mandamentos positivos", no sentido de realizar determinadas ações (mitzvot assê, mandamentos do tipo "faça!", obrigações[1]) e "mandamentos negativos", na qual se deve abster de certas ações (mitzvot ló taassê, mandamentos do tipo "não faça!", proibições[1]). Existem 365 mandamentos negativos, correspondendo ao número de dias no ano solar, que é como se cada dia dissesse à pessoa "Não cometa uma transgressão hoje";[1] e 248 mandamentos positivos, relacionado ao número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano,[2] isto é, como se cada membro dissesse à pessoa: "Cumpra um preceito comigo".[1] Apesar de que o número 613 é mencionado no Talmud, sua significância real cresceu na literatura rabínica medieval tardia, incluindo muitos trabalhos listados ou arranjados pelas mitzvot.
[Alguns positivos começam com o termo "não", por exemplo, não profanar o Nome do ETERNO].
Três dos mandamentos negativos envolvem yehareg ve'al ya'avor, o que significa que "uma pessoa deve se deixar ser morta ao invés de violar este mandamento negativo", são eles o assassinato, idolatria e relações proibidas.[3]
Muitas das mitzvot não podem ser observadas a partir da destruição do Segundo Templo (70 E.C.), apesar que elas ainda mantém grande significância religiosa. De acordo com um entendimento padrão, há 77 mandamentos negativos e 194 positivos que podem ser observados hoje. Há 26 mandamentos que se aplicam somente dentro da Terra de Israel.[4] Além disso, existem alguns mandamentos baseados em tempo das quais a mulher está isenta (exemplos incluem shofar, sucá, lulav, tzitzit e tefilin.[5] Alguns dependem de um status especial da pessoa no judaísmo (como cohanim), enquanto outros se aplicam apenas aos homens e outros apenas às mulheres.
Obras que enumeram os mandamentos
Não existe uma única lista definitiva que expõe os 613 mandamentos. As listas diferem, por exemplo, em como elas interpretam as passagens na Torá que podem ser lidas como lidando com diversos casos sob uma única lei ou diversas leis separadas. Outros "mandamentos" na Torá são restritos como atos de uma única vez, e seriam consideradas como "mitzvot" que devam ser cumpridas por outras pessoas. Na literatura rabínica, os Rishonim e estudiosos mais tardios compuseram obras para articular e justificar sua enumeração dos mandamentos:
Sefer haMitzvot ("Livro dos Mandamentos") pelo Rabino Saadia Gaon
Sefer haMitzvot ("Livro dos Mandamentos") por Rambam
Sefer haChinuch ("Livro da Educação")
Sefer haMitzvot haGadol ou SMaG ("Grande Livro de Mandamentos") pelo Rabino Moisés ben Jacó de Coucy
Sefer haMitzvot haKatan ou SMaK ("Pequeno Livro de Mandamentos") pelo Rabino Isaac de Corbeil
Sefer Yere'im ("Livro dos Tementes [a Deus]") pelo Rabino Eliezer de Metz
Sefer haMitzvot pelo Rabino Israel Meir Kagan (o "Chafetz Chaim")
Lista de Maimônides
A ordem básica da lista, de 1 a 613, é a de Maimônides, o Rambam, em sua principal obra, a Yad HaChazaká. Sua organização das mitzvot em 14 livros e 83 seções é fácil para associação e lembrança. A obra em si, escrita no século XII, é a obra legal mais compreensiva que o judaísmo possui. É um compêndio de lei que Rambam derivou e concluiu dos ensinamentos do Talmud Babilônico e de Jerusalém.[13]
Rambam, em outra de suas obras, Sefer HaMitzvot,[14] estabelece 14 princípios para decidir quais mitzvot são consideradas aptas a estarem entre as 613. Ele então divide as mitzvot em grupos positivos e negativos e lista cada uma com uma pequena descrição.[13] A isso se refere a segunda coluna abaixo que utiliza a sigla "SM".
A terceira coluna se refere ao número correspondente da mitzvá no Sefer HaChinuch. Escrito no século XIII pelo Rabino Aarão de Barcelona, ele basicamente segue a lista de Rambam, mas as organiza na ordem em que aparecem no Chumash. Essa é uma das poucas obras clássicas que incluem comentários no significado dos mandamentos.
Aquelas mitzvot marcadas com a cor verde são aplicáveis nos dias de hoje.[15][16] Isso não significa, contudo, que todas elas devam ser executadas. O melhor exemplo sendo todas aquelas mitzvot de santificação de propriedade. O Talmud traz uma determinação contra a santificação de animais para sacrifícios após a destruição do Templo, uma vez que, mesmo que tornem-se sagrados, eles não podem ser oferecidos. Isso traria problemas haláchicos e deve, portanto, ser evitado. O mesmo é verdadeiro com as leis de Nazirato. O voto, caso feito, não pode ser retirado sem sacrifícios, não devendo, então, ser feito. Outros exemplos são leis relacionadas ao tzora'as. Essas leis poderiam ser executadas a qualquer momento, caso tivéssemos o know-how.[13] As mitzvot assinaladas em azul são aplicáveis hoje em dia em Israel.[17]
https://www.abiblia.org/ver.php?id=1230
Mandamentos positivos, prescrições (mitzvot aseh)
1 Saber que existe Deus - 1
2 Não distrair a mente com outros deuses além Dele - 2
3 Saber que Ele é um - 3
4 Amar a Ele - 4
5 Temer a Ele - 5
6 Santificar Seu nome - 6
7 Não profanar Seu nome - 7
8 Não destruir objetos associados ao Seu nome - 8
9 Ouvir ao profeta [que] fala em Seu nome - 9
10 Não desmerecer o profeta - 10
11 Imitar Seu jeito - 11
12 Ser fiel a aqueles que conhecem Ele - 12
13 Amar outros judeus - 13
14 Amar convertidos - 14
15 Não odiar um judeu - 15
16 Reprovar um pecador - 16
17 Não embaraçar outros - 17
18 Não oprimir os fracos - 18
19 Não falar depreciativamente dos outros - 19
20 Não vingar-se - 20
21 Não guardar rancor - 21
22 Aprender a Torá
23 Honrar aqueles que ensinam e conhecem a Torá
24 Não praticar idolatria - 22
25 Não seguir os caprichos do coração ou o que os seus olhos vêem - 23
26 Não blasfemar - 24
27 Não venerar ídolos da maneira que eles são venerados - 25
28 Não venerar ídolos nas quatro maneiras que nós veneramos a Deus - 26
29 Não fazer um ídolo para si mesmo - 27
30 Não fazer um ídolo para outros - 28
31 Não fazer formas humanas nem com propósitos decorativos
32 Não tornar uma cidade idólatra - 29
33 Incendiar uma cidade que passou a praticar idolatria
34 Não reconstruí-la como cidade
35 Não tirar proveito dela
36 Não ser missionário para [que] outros venerem ídolos
37 Não amar o missionário
38 Não deixar de odiar o missionário
39 Não salvar o missionário
40 Não dizer nada em sua defesa
41 Não evitar que ele seja incriminado
42 Não profetizar em nome da idolatria - 30
43 Não ouvir um falso profeta - 31
44 Não profetizar em falso em nome de Deus - 32
45 Não ter medo de matar o falso profeta
46 Não jurar em nome de um ídolo - 33
47 Não praticar ov (mediunismo) - 34
48 Não praticar yidoni (vidência) - 35
49 O culto do Dia do Arrependimento - 36
50 A oferta adicional da Festa de Tabernáculos
51 A oferta adicional de Shemini Atzereth
52 As três peregrinações anuais
53 Vir à presença do Senhor durante a Festa
54 Alegrar-se nas Festas
55 Sacrificar a oferta de Páscoa
56 Comer a oferta de Páscoa
57 Sacrificar a segunda oferta de Páscoa
58 Comer a segunda oferta de Páscoa
59 Tocar as trombetas no Santuário
60 Oferta de gado de um ano
61 Oferta dos sacrifícios sem mancha
62 O sal colocado com as ofertas
63 As ofertas queimadas
64 As ofertas pelo pecado
65 As ofertas pela culpa
66 As ofertas pacíficas
67 As ofertas de manjares
68 Ofertas pelo erro de um príncipe
69 As ofertas fixas pelo pecado
70 As ofertas pela incerteza da culpa
71 As ofertas incondicionais pela culpa
72 As ofertas de maior e menor valor
73 Fazer confissões - 37
74 Ofertas trazidas por um ZAR
75 Ofertas trazidas por um ZARAH
76 Oferta pelo nascimento de uma criança
77 Oferta trazida por um leproso
78 O dízimo do gado
79 Santificar os primogênitos
80 Redimir os primogênitos
81 Redimir a primeira cria do jumento
82 Quebrar o pescoço da primeira cria do jumento
83 Trazer a oferta devida nas Festas
84 Todas as ofertas devem ser trazidas no Santuário
85 Todas as ofertas devem ser trazidas de fora de Israel para o Santuário
86 Ofertas pela remissão do pecado
87 Santidade da oferta substitutiva
88 O sacerdote comerá do que restar das ofertas
89 O sacerdote comerá das ofertas consagradas
90 As ofertas consagradas que se tornarem impuras para serem queimadas
91 O restante das ofertas consagradas devem ser queimadas
92 Os nazireus devem deixar os cabelos crescerem
93 As obrigações dos nazireus de cumprirem seus votos
94 Todos os compromissos devem ser cumpridos
95 Revitalização dos votos
96 Contaminando-se através do contato com carcaças de animais mortos - 38
97 Contaminando-se através do contato com animais rastejantes
98 Contaminando-se através da comida e da bebida
99 A menstruação
100 Após o nascimento
101 A lepra - 39
102 Vestes contaminadas pelo leproso - 40
103 A casa de um leproso - 41
104 O ZAR
105 Sêmen
106 O ZARAH
107 A imundície de um cadáver - 42
108 A lei da aspersão da água
109 Imersão num banho ritual
110 Purificação de um leproso
111 Um leproso deve raspar sua cabeça
112 Um leproso deve fazer-se distinguir - 43
113 As cinzas de um bezerro vermelho
114 Avaliação de uma pessoa
115 Avaliação de animais
116 Avaliação de casas
117 Avaliação de campos
118 Restituição por sacrilégio
119 Os frutos plantados no quarto ano
120 PEAH para o pobre
121 Colhendo para os pobres - 44
122 Os molhos esquecidos para os pobres - 45
123 Os cachos de uvas com defeito para os pobres - 46
124 Colheita das uvas para os pobres - 47
125 As primícias devem ser trazidas ao Santuário
126 A grande oferta trazida
127 O primeiro dízimo
128 O segundo dízimo
129 O dízimo levítico pelos sacerdotes
130 O dízimo do homem pobre
131 A declaração do dízimo
132 Recitar quando trouxer as primícias
133 A oferta da massa
134 Renunciando como dono a produção do ano Sabático
135 O descanso da terra no Ano Sabático - 48
136 Santificar o Ano do Jubileu
137 Tocar o shofar no décimo dia de Tishri no ano do Jubileu
138 Devolução da terra no Ano do Jubileu - 49
139 Redenção de uma propriedade numa cidade murada
140 Contagem dos anos para o Jubileu
141 Cancelar reivindicações no Ano Sabático
142 Os débitos dos idólatras
143 O que é devido aos sacerdotes no sacrifício de todo animal limpo
144 As primícias da colheita devem ser dadas ao sacerdote
145 Coisas consagradas
146 Shechitah
147 O sangue da cobertura de pássaros e animais mortos
148 Liberar uma barragem quando está se aninhando (?)
149 Procurando por lembranças prescritas no gado e animais
150 Procurando por lembranças prescritas nos pássaros
151 Procurando por lembranças prescritas nos gafanhotos
152 Procurando por lembranças prescritas nos peixes
153 Determinar a lua nova
154 Descanso no Sábado -
[Princípio do descanso semanal existe mesmo entre os que não o aceitam]
155 Proclamar a santidade do Sábado
156 Remoção das folhas
157 Recontando a partida do Egito
158 O pão sem fermento deve ser comido na véspera do 50º dia de Nissam
159 Descanso no primeiro dia de Pessach
160 Descanso no sétimo dia de Pessach
161 Contagem do Ômer
162 Descanso em Shavuot
163 Descanso em Rosh Hashanah
164 Jejuar em Yom Kippur
165 Descansar em Yom Kippur
166 Descansar no primeiro dia de Sukkot
167 Descansar em Shemini Atzereth
168 Habitar numa cabana em Sukkot
169 Pegar o lulav em Sukkot
170 Escutar o shofar em Rosh Hashanah
171 Dar meio shekel anualmente
172 Dar atenção aos profetas - 50
173 Nomear um rei - 51
174 Obedecer ao Supremo Tribunal - 52
175 Concordar com a decisão da maioria - 53
176 Nomear juizes e oficiais do governo - 54
177 Tratar litigantes igualmente diante da lei - 55
178 Testemunhar em juízo - 56
179 Perguntar sobre o relato das testemunhas - 57
180 Condenar testemunhas por falso testemunho - 58
181 Eglah arufah
182 Estabelecer cidades de refúgio
183 Estabelecer cidades para os levitas
184 Remover coisas perigosas de nossos lares - 59
185 Destruir todo idólatra
186 A lei da cidade apóstata
187 A lei da sete nações
188 A extinção de Amaleque
189 Relembrar os escritos malignos de Amaleque
190 A lei da não-obrigação de ir à guerra
191 Nomear um sacerdote para a guerra
192 Preparar um local fora do campo
193 Incluir um remo entre os implementos de guerra
194 O ladrão deve restituir o que foi roubado - 60
195 Caridade - 61
196 Dar ofertas generosas ao trabalhador hebreu em sua libertação
197 Emprestar dinheiro aos pobres - 62
198 Interesse
199 Restituir o prometido ao dono necessitado - 63
200 Pagar os salários em dia - 64
201 Ao empregado deve ser permitido comer do produto entre aqueles que trabalham
202 Levantar um animal caído
203 Ajudar o dono a levantar o seu fardo - 65
204 Devolver o que foi perdido ao dono - 66
205 Repreender o pecador
[qual seria a diferença entre reprovar e repreender? - mandamento 16] - 67
206 Amar ao próximo - 68
207 Amar ao estrangeiro - 69
208 As leis de pesos e medidas - 70
209 Honrar aos mestres e idosos - 71
210 Honrar aos pais - 72
211 Respeitar aos pais - 73
212 "Ser frutífero e multiplicar-se" - 74
213 A lei do casamento - 75
214 A devoção do noivo à sua esposa por um ano - 76
215 A lei da circuncisão
216 A lei do casamento levirato
217 Chalizah
218 O violador deve casar-se com a moça que ele violou
219 A lei da difamação da noiva
220 A lei da sedução
221 A lei da mulher cativa
222 A lei do divórcio - 77
223 A lei da suspeita de adultério
224 Açoitar os transgressores de certos mandamentos
225 A lei do homicida involuntário - 78
226 Os transgressores de certos mandamentos devem ser decapitados
227 Os transgressores de certos mandamentos devem ser enforcados
228 Os transgressores de certos mandamentos devem ser queimados
229 Os transgressores de certos mandamentos devem ser apedrejados
230 Os corpos de certos transgressores devem ser pendurados depois da execução
231 A lei do enterro - 79
232 A lei da obrigação do levirato hebreu
233 Um hebreu deve redimir sua família casando-se com a mulher de seu irmão
234 Redenção pelo levirato
235 A lei da obrigação cananita
236 As penalidades para injúria por ferimentos
237 A lei por ferimentos causados por um boi - 80
238 A lei por ferimentos causados por um buraco - 81
239 A lei do roubo - 82
240 A lei do dano causado por um animal - 83
241 A lei do dano causado pelo fogo - 84
242 A lei da dívida não paga - 85
243 A lei da dívida paga - 86
244 A lei do empréstimo - 87
245 A lei da compra e venda - 88
246 Salvar a vida dos perseguidos - 89
247 A lei dos litigantes - 90
248 A lei da herança - 91
Deve-se considerar que alguns são unânimes na aceitação da forma, e outros o são nos
princípios envolvidos [como feriados, descanso aos sábados, restrições a certas atitudes]
Mandamentos negativos, proibições (mitzvot taaseh).
[Estão em modo afirmativo, mas se referem a coisas que NÃO devem ser feitas]
1 Crer ou atribuir algo à deidades e não à Ele - 92
2 Fazer imagens com propósito de adoração - 93
3 Fazer ídolos para outros adorarem - 94
4 Fazer figuras humanas
5 Curvar-se à um ídolo - 95
6 Adorar ídolos - 96
7 Oferecer nossos descendentes à Moloque - 97
8 Praticar a feitiçaria do OB - 98
9 Praticar a feitiçaria do YIDDEONI - 99
10 Estudar práticas idólatras
11 Erigir uma coluna a qual o povo se reunirá para honrar
12 Fazer figuras de pedra para prostrar-nos à elas - 100
13 Plantar árvores dentro do Santuário
14 Jurar por um ídolo - 101
15 Convocar o povo para a idolatria - 102
16 Procurar persuadir um israelita à adorar ídolos - 103
17 Amar uma pessoa que procura induzir ao erro da idolatria
18 Relaxar a aversão ao enganador
19 Salvar a vida do enganador
20 Defender contra o enganador
21 Reprimir evidências que são desfavoráveis ao enganador
22 Beneficiar-se dos ornamentos que adornam um ídolo
23 Reconstruir uma cidade apóstata
24 Tirar benefícios de uma propriedade de uma cidade apóstata
25 Aumentar nossa saúde com algo ligado à idolatria - 104
26 Profetizar em nome de um ídolo - 105
27 Profetizar falsamente - 106
28 Ouvir profecia de quem profetiza em nome de um ídolo - 107
29 Ter piedade de um falso profeta
30 Adotar hábitos e costumes dos incrédulos
31 Praticar adivinhação - 108
32 Guiar nossa conduta pelas estrelas - 109
33 Praticar a arte da adivinhação - 110
34 Praticar a bruxaria - 111
35 Praticar a arte dos encantamentos - 112
36 Consultar o necromante que usa o OB - 113
37 Consultar uma bruxa que usa a YIDOA - 114
38 Buscar informações dos mortos - 115
39 Mulher usando roupas e adornos de homens
40 Homem usar roupas e adornos femininos
41 Fazer qualquer marca sobre seu corpo - 116
42 Usar vestes de lã e linho
43 Cortar as têmporas de nossas cabeças
44 Cortar a barba
45 Fazer ferimentos na própria carne - 117
46 Fixar-se na terra do Egito
47 Aceitar opiniões contrárias daqueles que ensinam a Torah
48 Fazer aliança com as sete nações de Canaã
49 Falhar em observar a lei concernente às sete nações
50 Mostrar misericórdia aos idólatras
51 Suportar os idólatras habitando em nossa terra
52 Casar-se com os heréticos
[ podemos abordar o princípio do casamento com pessoas que tenham pensamentos tão opostos que tornem muito difícil, ou quase impossível, a convivência como casal]
53 Casar-se com mulheres moabitas e amonitas
54 Excluir os descendentes de Esaú
55 Excluir os descendentes dos egípcios
56 Oferecer paz à Amon e Moabe
57 Destruir árvores frutíferas durante a colheita - 118
58 Temer os hereges em tempo de guerra
59 Esquecer o que Amaleque fez contra nós
60 Blasfemar o Grande Nome - 119
61 Violar O SHEBUAT BITTUI
62 Jurar pelo SHEBUAT SHAV
63 Profanar o nome de Deus - 120
64 Por à prova suas promessas e admoestações
65 Destruir lugares de adoração - 121
66 Deixar o corpo de um criminoso pendurado após a execução
67 Interromper o zelo pelo santuário
68 O Sumo Sacerdote entrar no santuário a qualquer hora, mas não no tempo certo
69 Um sacerdote com defeito entrar em qualquer parte do Santuário
70 Um sacerdote com defeito ministrar no santuário
71 Um sacerdote com defeito temporário ministrar no santuário
72 Os levitas e sacerdotes executando os serviços distribuídos uns dos outros
73 Entrar no santuário ou decidir sobre qualquer lei da Torah enquanto contaminado
74 Um ZAR ministrando no Santuário
75 Um sacerdote impuro ministrando no Santuário
76 Um sacerdote que é TEVUL YOM ministrando no santuário
77 Um imundo entrar em qualquer parte do santuário
78 Um imundo entrar no campo dos levitas
79 Construir um altar de pedras lavradas
80 Subir ao altar com os pés
81 Extinguir o fogo do altar
82 Oferecer qualquer sacrifício sobre o altar de Ouro
83 Fazer óleo como o óleo da unção
84 Ungir outro a não ser o Sumo Sacerdote com o óleo da unção preparado por Moisés
85 Fazer incenso como aquele usado no Santuário
86 Remover as varas dos anéis da Arca
87 Remover o peitoral do Éfode
88 Rasgar as beiradas da túnica do Sumo sacerdote
89 Oferecer qualquer sacrifício fora do Santuário
90 Matar qualquer das santas ofertas fora do santuário
91 Dedicar animais imundos para serem oferecidos sobre o altar
92 Matar animais defeituosos para o sacrifício
93 Espalhar o sangue de animais com defeito sobre o altar
94 Queimar as porções sacrificiais de um animal com defeito sobre o altar
95 Sacrificar um animal com defeito temporário
96 Oferecer animal defeituoso de um gentio
97 Tornar uma oferta imunda
98 Oferecer fermento ou mel sobre o altar
99 Oferecer um sacrifício sem sal
100 Oferecer sobre o altar o salário de uma prostituta ou o preço de um cão
101 Sacrificar a mãe e seu filho no mesmo dia
102 Colocar azeite na oferta de um pecador
103 Trazer incenso com a oferta de um pecador
104 Misturar óleo de oliva com a oferta de uma pessoa suspeita de adultério
105 Colocar incenso na oferta de uma pessoa suspeita de adultério
106 Trocar um animal imundo que foi consagrado como uma oferta
107 Trocar a oferta santa por outra
108 Redimir o primogênito de um animal limpo
109 Vender o dízimo do gado
110 Vender uma propriedade consagrada
111 Redimir uma oferta consagrada sem uma declaração de propósito
112 Cortar a cabeça de um pássaro de uma oferta pelo pecado durante MELIKAH
113 Fazer qualquer trabalho com um animal dedicado
114 Tosar um animal dedicado
115 Sacrificar a oferta e Páscoa tendo ainda pão fermentado em mãos
116 Deixar as porções sacrificiais da Páscoa oferecidas na noite anterior
117 Deixar algumas das comidas consagradas da Páscoa sobrarem até ao amanhecer
118 Deixar algumas das comidas consagradas da Festa em quatorze de Nisam sobrar até o terceiro dia
119 Deixar algumas das comidas consagradas da segunda Páscoa sobrarem até ao amanhecer
120 Deixar algumas das comidas das ofertas de Ações de Graças sobrarem até ao amanhecer
121 Quebrar qualquer dos ossos da oferta de Páscoa
122 Quebrar qualquer dos ossos da segunda oferta de Páscoa
123 Tirar a oferta de Páscoa de onde ela está para comê-la
124 Confeitar a sobra da oferta de manjares com fermento
125 Comer a oferta de Páscoa cozida ou cru
126 Permitir um GER TOSHAB comer a oferta de Páscoa
127 Um incircunciso comer a oferta de Páscoa
128 Permitir a um israelita apóstata comer a oferta de Páscoa
129 Uma pessoa impura comer comida consagrada
130 Comer comida das ofertas consagradas que se tornaram impuras
131 Comer NOTHAR
132 Comer PIGGUL
133 Um ZAR comer TERUMAH
134 Um inquilino ou servo do sacerdote comer TERUMAH
135 Um sacerdote incircunciso comer TERUMAH
136 Um sacerdote impuro comer TERUMAH
137 Um HCLALAH comer comida santa
138 Comer a oferta de manjares de um sacerdote
139 Comer comida de oferta pelo pecado cujo sangue tenha sido trazido dentro do santuário
140 Comer ofertas consagradas inválidas
141 Comer o segundo dízimo não remido do grão fora de Jerusalém
142 Consumir o segundo dízimo não remido do vinho fora de Jerusalém
143 Consumir o segundo dízimo não remido do óleo fora de Jerusalém
144 Comer uma primícia imaculada fora de Jerusalém
145 Comer a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa fora do pátio do santuário
146 Comer comida da oferta queimada
147 Comer as santas ofertas menos importantes antes de espargir seu sangue sobre o altar
148 Um sacerdote comer primícias fora de Jerusalém
149 Um ZAR comer as ofertas mais santas
150 Comer algo não remido e impuro do segundo dízimo, ainda que em Jerusalém
151 Comer o segundo dízimo durante o luto
152 Gastar dinheiro do resgate do segundo dízimo, exceto com comida e bebida
153 Comer TEVEL
154 Alterar as ordens prescritas para a dízima da colheita
155 Atrasar no pagamento de votos
156 Vir à Festa sem um sacrifício
157 Infringir qualquer obrigação oral, mesmo comprometendo-se sem um voto
158 Um sacerdote casar-se com uma ZONAH
159 Um sacerdote casar-se com uma CHALALAH
160 Um sacerdote casar-se com uma mulher divorciada
161 Um sacerdote casar-se com uma mulher viúva
162 Um sacerdote Ter relações com uma viúva
163 Sacerdotes com os cabelos despenteados entrarem no Santuário
164 Sacerdotes usando roupas alugadas entrarem no Santuário
165 Sacerdotes ministrantes deixarem o Santuário
166 Um sacerdote comum manchar-se por qualquer pessoa morta, exceto aquelas prescritas nas Escrituras
167 Um sacerdote estar sob o mesmo teto com um corpo morto
168 O sumo sacerdote manchar-se por qualquer pessoa morta
169 Levitar adquirirem um pedaço de chão na terra de Israel
170 Levitas dividirem os despojos da conquista na terra de Israel
171 Arrancar os cabelos de um morto
172 Comer um animal impuro
173 Comer qualquer peixe impuro
174 Comer qualquer ave impura
175 Comer qualquer inseto saltitante alado
176 Comer qualquer coisa que enxameia a terra
177 Comer qualquer coisa rastejante que reproduz-se em material apodrecido
178 Comer criaturas vivas que reproduzem-se em sementes ou frutas
179 Comer qualquer coisa de enxame
180 Comer NEVELAH
181 Comer TEREFAH
182 Comer um pedaço de uma criatura viva
183 Comer um GID HÁ-NASHEH
184 Comer sangue - 122
185 Comer a gordura de um animal limpo - 123
186 Cozer carne no leite
187 Comer carne cozida no leite
188 Comer carne de um boi apedrejado
189 Comer pão feito do grão da nova safra
190 Comer grão tostado do grão da nova safra
191 Comer espigas frescas do grão
192 Comer ORLAH
193 Comer KILAI HÁ-KEREM
194 Beber YAIN NESECH
195 Comer e beber em excesso - 124
196 Comer no Yom Kippur
197 Comer fermento durante a Páscoa
198 Comer qualquer coisa contendo fermento durante a Páscoa
199 Comer fermento depois do meio dia do dia quatorze de Nisan
200 Fermento ser encontrado em nossas casas durante a Páscoa
201 Possuir fermento durante a Páscoa
202 Um nazireu beber vinho
203 Um nazireu comer uvas frescas
204 Um nazireu comer uvas secas
205 Um nazireu comer as sementes de uvas
206 Um nazireu comer as folhas secas de uvas
207 Um nazireu contaminar-se por um morto
208 Um nazireu contaminar-se por entrar numa casa contendo um defunto
209 Um nazireu barbear-se
210 Colher toda a safra - 125
211 Colher espigas de milho que caiam durante a colheita - 126
212 Recolher todo o produto da vinha no tempo da vindima - 127
213 Recolher as uvas caídas durante a vindima - 128
214 Retornar por um feixe esquecido - 129
215 Semear KILAYIM
216 Semear grãos ou vegetais na vinha
217 Acasalar animais de diferentes espécies
218 Trabalhar com dois tipos de animais diferentes
219 Impedir o animal de comer o produto enquanto ele está trabalhando - 130
220 Cultivar o solo no sétimo ano - 131
221 Podar árvores no sétimo ano
222 Colher o que nasceu voluntariamente no sétimo ano como num ano comum
223 Juntar o que nasceu como num ano comum
224 Cultivar o solo no Ano do Jubileu
225 Colher os renovos no Ano do Jubileu como num ano comum
226 Juntar o fruto do Ano do Jubileu como num ano comum
227 Vender nossas propriedades em Israel perpetuamente
228 Vender as terras abertas dos levitas
229 Desamparar os levitas - 132
230 Exigir pagamento de débitos depois do Ano Sabático
231 Reter o empréstimo a ser cancelado no Ano Sabático
232 Falhar em ajudar nossos próprios irmãos - 133
233 Mandar embora um escravo judeu de mãos vazias - 134
234 Exigir pagamento de um devedor que sabe-se não poder pagar
235 Emprestar por interesse
236 Tomar emprestado por interesse
237 Participar de um empréstimo por interesse
238 Oprimir um empregado atrasando o pagamento de seus salários
239 Tomar garantia de um devedor à força
240 Manter em garantia algo necessário à seu próprio dono
241 Tomar garantia de uma viúva
242 Tomar em garantia utensílios de cozinha
243 Raptar um israelita - 135
244 Roubar dinheiro - 136
245 Cometer furto - 137
246 Alterar fraudulosamente os limites da terra - 138
247 Usurpar nossos débitos - 139
248 Repudiar nossos débitos - 140
249 Jurar falsamente para repudiar um débito
250 Enganar um outro nos negócios - 141
251 Enganar um outro na conversa - 142
252 Enganar um prosélito na conversa - 143
253 Enganar um prosélito nos negócios - 144
254 Entregar um escravo fugitivo
255 Enganar um escravo fugitivo
256 Negociar asperamente com órfãos e viúvas - 145
257 Empregar um escravo hebreu em trabalhos degradantes - 146
258 Vender um escravo hebreu em audiência pública
259 Empregar um escravo hebreu em trabalho desnecessário
260 Permitir maus tratos a um escravo hebreu - 147
261 Vender uma escrava hebréia
262 Afligir o esposo de uma escrava hebréia
263 Vender uma mulher cativa
264 Escravizar uma mulher cativa
265 Planejar adquirir a propriedade de outro
266 Cobiçar os pertences de outros
267 Um trabalhador alugado comer grão em crescimento
268 Um trabalhador alugado colocar em seus próprios vasos a colheita
269 Ignorar propriedade perdida
270 Deixar uma pessoa capturada
271 Enganar em pesos e medidas - 148
272 Ter falsos pesos e medidas - 149
273 Um juiz cometer injustiças - 150
274 Um juiz aceitar presentes do litigantes - 151
275 Um juiz favorecer um litigante - 152
276 Um juiz ser dissuadido por temor de fazer um justo julgamento - 153
277 Um juiz decidir em favor de um homem pobre por pena
278 Um juiz perverter um julgamento contra uma pessoa de má reputação
279 Um juiz compadecer-se de alguém que assassinou um homem
280 Um juiz perverter a justiça devida a prosélitos ou órfàos
281 Um juiz ouvir um dos litigantes na ausência do outro
282 Um júri convicto num caso capital por maioria de um
283 Um juiz confiar na opção do próprio julgamento
284 Apontar um juiz ignorante - 154
285 Levar falsas testemunhas - 155
286 Um juiz recebendo o testemunho de um homem perverso
287 Um juiz recebendo o testemunho de uma única testemunha
288 Convicção pelo testemunho de uma única testemunha
289 Matar um ser humano - 156
290 Pena capital baseada em evidência circunstancial - 157
291 Uma testemunha agindo como advogado
292 Matar um ladrão sem provas
293 Poupar a vida de um perseguido
294 Punir uma pessoa por um pecado cometido na prisão
295 Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido assalto intencional
296 Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido crime involuntário
297 Negligenciar salvar um israelita em perigo de vida - 158
298 Permitir obstáculos em seu domínio público ou provado
299 Dar notícia enganosa - 159
300 Inflingir excessiva punição física - 160
301 Levar mentiras - 161
302 Odiar um ao outro - 162
303 Trazer vergonha sobre outro - 163
304 Trazer vingança sobre outro - 164
305 Ter rancor - 165
306 Pegar todo o ninho dos pássaros
307 Cortar a ????
308 Amputar ou cauterizar sinais de um leproso
309 Arar um vale no qual o ritual de EGLAH ARUFAH tenha sido executado
310 Permitir a um bruxo o amor
311 Tirar um recém-casado de sua casa
312 Diferir de autoridades tradicionais
313 Acrescentar à Lei escrita ou oral
314 Detratar a Lei escrita ou oral
315 Amaldiçoar um juiz - 166
316 Amaldiçoar um governante - 167
317 Amaldiçoar um israelita - 168
318 Amaldiçoar os pais - 169
319 Agredir os pais - 170
320 Trabalhar no Shabat
321 Viajar no Shabat
322 Punir no Shabat
323 Trabalhar no primeiro dia de Pesach
324 Trabalhar no sétimo dia de Pesach
325 Trabalhar em ATZERETH
326 Trabalhar em Rosh Hashanah
327 Trabalhar no primeiro dia de Sukkot
328 Trabalhar em Shemini Atzereth
329 Trabalhar em Yom Kippur
330 Ter relações com a mãe - 171
331 Ter relações com a esposa do pai - 172
332 Ter relações com a irmã - 173
333 Ter relações com a filha da esposa do pai se ela é sua irmã - 174
334 Ter relações com a filha de um filho - 175
335 Ter relações com a filha de sua filha - 176
336 Ter relações com a filha - 177
337 Ter relações com uma mulher e sua filha - 178
338 Ter relações com uma mulher e a filha de seu filho - 179
339 Ter relações com uma mulher e a filha de sua filha - 180
340 Ter relações com a irmã de seu pai - 181
341 Ter relações com a irmã de sua mãe - 182
342 Ter relações com a esposa de um tio - 183
343 Ter relações com a esposa de um filho - 184
344 Ter relações com a esposa de um irmão - 185
345 Ter relações com a irmã de sua esposa durante os últimos dias de vida - 186
346 Ter relações com uma mulher menstruada - 187
347 Ter relações com a mulher de outro homem - 188
348 Homem Ter relações com um animal - 189
349 Mulher Ter relações com um animal - 190
350 Um homem relacionar-se carnalmente com outro macho - 191
351 Um homem relacionar-se carnalmente com seu pai - 192
352 Um homem relacionar-se carnalmente com o irmão de seu pai - 193
353 Intimidade com uma parenta
354 Um MANZER Ter uma relação com um judeu
355 Ter relações sem casar-se - 194
356 Casar-se novamente com uma mulher divorciada depois de ela Ter se casado de novo - 195
357 Ter relações com uma mulher sujeita ao casamento levirato
358 Divorciar-se de uma mulher que tenha estuprado e tenha sido compelido a casar-se
359 Divorciar-se de uma mulher após tê-la acusado falsamente a infamado
360 Um homem incapaz de procriar casar-se com um judia
361 Castração
362 Eleger um rei não israelita
363 Um rei possuir muitos cavalos - 196
364 Um rei possuir muitas mulheres - 197
365 Um rei Ter grande escolta pessoal
https://shemaysrael.com/os-613-mandamentos/
https://ohr.edu/yhiy/article.php/973
Taryag - por Rabino Mendel Weinbach zt'l
O judeu recebeu 613 mandamentos (mitzvot), de acordo com o Talmud, que contêm 248 mandamentos positivos e 365 negativos. Os mitzvot positivos equivalem ao número de partes do corpo; os mitzvot negativos correspondem ao número de dias no ano solar.
Assim, somos apresentados ao 613, o número mágico da erudição da Torá e da vida judaica. Sua fonte é o Talmude Babilônico; sua importância é ecoada em um vasto corpo de literatura acadêmica abrangendo um milênio; seu potencial como um auxílio para estudar e lembrar da Torá merece nossa análise cuidadosa.
O Talmud se refere a esse número como taryag mitzvot. Fontes judaicas clássicas atribuem um valor numérico a cada letra do alfabeto hebraico, que é tratado não como uma mera coleção utilitária de componentes de palavras, mas como um transportador de informações esotéricas por meio do meio cabalístico de gematriya. Assim, a gematriya de taryag é 613 (tav = 400, raish = 200, yud = 10 e gimel = 3). A tradição de taryag mitzvot foi desenvolvida pelo Rabino Simlai do Talmud, raciocinando da seguinte forma: As Escrituras nos dizem que Moisés ordenou a Torá (Pentateuco) aos Filhos de Israel. A gematriya ( equivalente numérico) das quatro letras hebraicas da palavra Torá é 611. Adicione a isso os dois mandamentos que todo Israel ouviu do próprio Deus no Monte Sinai e você terá um total de 613 - taryag.
Antes que qualquer estudante ambicioso da Bíblia mergulhe nos cinco livros da Torá em busca de uma lista desses mandamentos, ele deve ser avisado de que a tarefa é mais formidável do que parece. A Torá é um complexo fascinante de história profética e orientação divina, abrangendo toda a experiência humana e universal, e os mandamentos contidos nela representam apenas uma de suas dimensões. A tradição diz que Deus usou a Torá como Seu projeto para criar o mundo e que todas as suas letras podem ser combinadas para formar os diferentes nomes sagrados da Divindade. Tentar abordar a Torá superficialmente é, portanto, tão seguro quanto negociar um iceberg. Alguém não familiarizado com as regras básicas talmúdicas para calcular as mitzvot provavelmente chegará a um número muito abaixo ou além do total de 613. Na verdade, a Torá contém milhares de regras e as taryag mitzvot são apenas as classificações amplas.
A Primeira Taquigrafia
A primeira tentativa registrada de desenvolver critérios acadêmicos para contar os mandamentos foi feita há quase 1.000 anos pelo rabino Shimon Kaeira, cujo clássico Halochot Gedolot (As Grandes Leis) se tornou o precursor neste campo. O famoso estudioso medieval espanhol, rabino Avraham lbn Ezra, sugere que algo semelhante ao trabalho do rabino Kaeira havia sido escrito mais de dois milênios antes por Josué e os Filhos de Israel ao entrarem na Terra de Israel. Comandados por Deus para registrar a Torá inteira em 70 idiomas em 12 grandes pedras após cruzarem o Jordão, eles enfrentaram a tarefa aparentemente intransponível de inscrever milhões de palavras. lbn Ezra concluiu que eles apenas listaram os 613 mandamentos em cada idioma, em vez de toda a Torá.
Mesmo que lbn Ezra estivesse correto em sua suposição, gerações posteriores não tinham registro de quais mandamentos estavam de fato inscritos nessas pedras. O trabalho de Kaeira ganhou ampla aceitação, mas de forma alguma ficou sem contestação. Provavelmente não houve um único item do Talmud que tenha sido objeto de tanta análise crítica quanto a declaração do Rabino Simlai. A listagem do Rav Saadia Gaon diferia da do Rabino Kaeira, e Maimônides desafiou ambos. Sua própria compilação lançou as bases para seu Sefer Hamitzvot (Livro das Mitzvot) e a codificação clássica da Mishne Torá que se seguiu. Dezenas de volumes e poemas épicos foram escritos ao longo das gerações do tema taryag , com as gerações anteriores favorecendo o sistema do Rabino Kaeira e as posteriores seguindo o padrão de Maimônides.
Mas em uma coisa houve consenso: a utilidade da listagem das mitzvot como um meio para obter uma perspectiva de todos os mandamentos divinos incluídos na mensagem da Torá para os judeus. A grande autoridade francesa da Torá e pregador itinerante, Rabino Moshe de Coucy, memorizou todas as 613 mitzvot como uma lista de verificação pessoal quando partiu em 1235 em uma excursão às comunidades judaicas na França e na Espanha com o propósito de fortalecer o cumprimento dos mandamentos da Torá. Os judeus franceses estavam sofrendo com o decreto do rei cruzado Luís IX (que mais tarde foi canonizado pela Igreja Católica) sobre a queima do Talmude, e essas palestras sobre as mitzvot preencheram um sério vazio intelectual. Em uma comunidade após a outra, ele foi cercado por públicos famintos por informações, pedindo-lhe para expandir suas palestras em um livro completo.
A modéstia impediu o sábio de Coucy de empreender uma obra de tamanha magnitude para o público. Então, uma noite, ele foi ordenado em um sonho a escrever um livro sobre as mitzvot que deveria ser dividido em duas seções: os mandamentos positivos e os negativos. A resposta a esse sonho profético foi a compilação do clássico Sefer Hamitzvot Hagadol (O Grande Livro das Mitzvot).
Pouco tempo depois, outro sábio francês, o rabino Yitzchak de Couerville, compilou uma lista mais concisa das mitzvot, Sefer Mitzvot Katan (O Pequeno Livro das Mitzvot), que ele enviou às suas próprias custas para comunidades judaicas na Europa Ocidental para que pudessem copiar seu conteúdo como um registro dos mandamentos que eram obrigados a cumprir.
As vigílias noturnas
A situação na Espanha era diferente. Não havia necessidade de listagens de mitzvá como substituição para literatura proibida. Mas mesmo aqui a necessidade foi sentida para fornecer pelo menos uma revisão periódica dos mandamentos para refrescar a perspectiva da Torá tanto do estudioso quanto do leigo. Um método engenhoso, típico do caráter do judaísmo espanhol medieval, foi desenvolvido. Poetas-eruditos entrelaçaram todos os 613 mandamentos em longos poemas para serem recitados uma vez por ano. O momento escolhido para esse tipo único de revisão foi a longa noite sem dormir com a qual os judeus tradicionalmente inauguram o festival de Shavuot. Ao celebrarem esse feriado, conhecido como "a estação da entrega de nossa Torá", o Povo da Torá lembra com vergonha que em uma manhã de verão no ano de 2448 (1312 a.C.) no Deserto do Sinai, eles tiveram que ser despertados de seu sono por Deus, ansioso para dar-lhes Sua Torá. Como uma expiação por essa falta ancestral de entusiasmo, eles ficam acordados durante toda a véspera de Shavuot estudando a Torá. As mais famosas dessas compilações poéticas que se tornaram parte do tikkun (ordem) da véspera de Shavuot são as Azharot (advertências) do Rabino Shlomo lbn Gvirol, e é sua versão que muitos judeus orientais ainda recitam durante sua vigília noturna de feriado.
Há um conto apócrifo de como a obra-prima de lbn Gvirol foi inspirada. Uma vez, quando ele ainda era um estudante de 18 anos na yeshiva, ele ouviu o mestre anunciar que ofereceria a mão de sua filha excepcional em casamento ao discípulo que o presentearia com alguma nova criação acadêmica. Naquela noite, o jovem poeta-acadêmico ficou sem dormir, despejando todas as suas energias na escrita de suas Azharot e jogando o manuscrito finalizado na casa de seu mestre através de uma claraboia aberta. Na manhã seguinte, o mestre encontrou os papéis, reconheceu a caligrafia de lbn Gvirol e imediatamente fez arranjos para levá-lo como seu genro.
A recitação anual de taryag mitzvot por meio da poesia Azharot não satisfez os líderes religiosos em outras terras que sentiam a necessidade de uma revisão mais frequente. Rav Moshe de Couerville registrou sua lista de mandamentos relevantes em sete páginas para que um judeu pudesse completar a lista inteira a cada semana por meio de revisão diária. O rabino Aharon Halevi de Barcelona, um contemporâneo dos sábios de Coucy e Couerville, organizou seu Sefer Hachinuch (Livro da Educação) de acordo com porções semanais da Torá para encorajar seu filho e outros jovens a refletir sobre as mitzvot contidas em cada capítulo. A motivação para esse esforço, conforme explicado em sua introdução, tem um toque de significância contemporânea: "Para familiarizá-los com as mitzvot e ocupar suas mentes com pensamento puro e cálculo significativo para que não levem em seus corações cálculos de diversão, insignificância e falta de sentido; e mesmo quando ficarem mais velhos, essas mitzvot não se afastarão deles." O sistema de porções semanais de listagem das mitzvot para revisão foi utilizado alguns séculos depois pelo rabino Yeshaya Halevi Horowitz em seu Shnei Luchot Habrit (Duas Tábuas da Aliança).
Revisão diária
A ideia de uma revisão abrangente a cada semana foi revivida pelo Rabino Shabtai Hacohen (1621-1663), autor do clássico Siftei Cohen no Shulchan Aruch. Seu Poel Zedek (Trabalhador da Retidão) era uma lista das 613 mitzvot, cada uma identificada por uma fonte seriptual de uma linha. Ele as dividiu em sete seções para permitir que os leitores concluíssem facilmente uma revisão total a cada semana. O Rabino David Arel de Volozhin fez a mesma análise de tempo em sua elaboração da compilação de mitzvot Keter Torah (Coroa da Torá) de autoria do Rabino David Vital.
Até mesmo uma semana era muito longa para alguns autores. O rabino Shabtai considerava uma revisão diária de todas as mitzvot como o cumprimento ideal do comando profético: "Este livro da Torá não se afastará de sua boca, mas você estudará nele dia e noite." Ele submeteu seu plano semanal apenas como uma concessão para aqueles que não conseguiam manter o ritmo diário.
Em algum lugar entre os passos ideais e práticos discutidos por seus predecessores está a cota sugerida por um gigante da Torá da última geração. O rabino Yisrael Meir Hacohen Kagan (1838-1933), conhecido como Chafetz Chaim por causa de um clássico da Torá com esse nome que ele escreveu, escreveu Sefer Hamitzvot Hakatzeir (Livro Resumido de Mitzvot) no qual ele ofereceu breves descrições dos mandamentos relevantes para nossos próprios tempos. Ele aconselhou revisar metade dos comandos positivos na segunda-feira e metade na quinta-feira, repetindo o mesmo padrão na semana seguinte em relação aos comandos negativos.
Quase um milênio é abrangido por todos esses esforços, desde o Halachot Gedolot abrangente e definidor de ritmo até a concentração do Chafetz Chaim na relevância. O denominador comum de todas essas obras é a convicção de seus autores de que é vital para um judeu revisar regularmente os mandamentos como um meio de refrescar seu senso de dever e sua perspectiva geral da Torá.
Nesta era de explosão de informações, ainda há muito pouco disponível para o judeu desinformado, curioso sobre sua herança, mas muito impaciente para ler obras longas no início de sua investigação. A experiência de 1.000 anos nos ensina que Taryag mitzvot pode muito bem fornecer tanto o meio quanto a mensagem para o estudante em busca de uma introdução à vasta riqueza do conhecimento da Torá.
Divisão das Mitzvot de Maimônides
Só para ter uma ideia de quão abrangentes são as taryag mitzvot, vale a pena dar uma olhada na análise de Maimônides. Ele divide os 613 mandamentos em 14 livros, com 83 seções:
Título | Número de Mandamentos | Conteúdo |
---|---|---|
O Livro do Conhecimento | 75 | As leis relativas à crença religiosa, caráter, estudo da Torá, idolatria e arrependimento. |
O Livro da Adoração | 11 | Recital do Shma Yisrael, oração, tefilin, mezuzá, rolo da Torá, tzitzit, bênçãos e circuncisão. |
O Livro das Estações | 35 | O Shabat, o Yom Kippur, os feriados, a Lua Nova e os dias de jejum. |
O Livro das Mulheres | 17 | Casamento, divórcio, sedução e infidelidade. |
O Livro da Santidade | 70 | Relações sexuais ilícitas, alimentos proibidos e abate ritual. |
O Livro das Declarações Específicas | 25 | Juramentos, votos, restrições nazireias e devoção de propriedade ao Santuário. |
O Livro das Sementes | 67 | O cruzamento de sementes, gado e materiais, leis de caridade e dízimo, e leis relativas aos anos sabáticos e de jubileu. |
O Livro do Serviço Divino | 103 | O Santuário, como ele deve ser construído, quem serve nele e a natureza do serviço. |
O Livro dos Sacrifícios | 39 | Os sacrifícios oferecidos em feriados e como expiação pelos pecados. |
O Livro da Pureza | 20 | Todas as causas da contaminação e os requisitos para purificação. |
O Livro das Lesões | 36 | As leis de compensação por danos e roubo, devolução de propriedade perdida, assassinato e preservação da vida. |
O Livro da Aquisição | 18 | Transações comerciais, vizinhos e escravidão. |
O Livro dos Julgamentos | 23 | Relações trabalhistas, aluguel e empréstimo, e herança. |
O Livro dos Juízes | 74 | O sistema judicial, a autoridade rabínica e parental, o luto, os reis e as guerras. |
Este artigo apareceu pela primeira vez na revista Shma Yisrael, publicada por Ohr Somayach.
https://www.jewishvirtuallibrary.org/the-613-mitzvot-commandments#google_vignette
LIVRO UM: O LIVRO DO CONHECIMENTO
Fundamentos da Torá: | ||
---|---|---|
1 | Saber que existe um Deus - 1 | |
2 | Não entreter pensamentos de outros deuses além Dele - 2 | |
3 | Saber que Ele é um - 3 | |
4 | Para amá-lo - 4 | |
5 | Temê-Lo - 5 | |
6 | Para santificar o Seu Nome - 6 | |
7 | Não profanar o Seu Nome - 7 | |
8 | Não destruir objetos associados ao Seu Nome - 8 | |
9 | Para ouvir o profeta falando em Seu Nome - 9 | |
10 | Não testar o profeta indevidamente - 10 |
Leis do Caráter | ||
---|---|---|
11 | Para imitar Seus caminhos - 11 | |
12 | Para se apegar àqueles que O conhecem - 12 | |
13 | Amar os judeus - 13 | |
14 | Amar os convertidos - 14 | |
15 | Não odiar os outros judeus - 15 | |
16 | Reprovar - 16 | |
17 | Não para envergonhar os outros - 17 | |
18 | Não oprimir os fracos - 18 | |
19 | Não falar depreciativamente dos outros - 19 | |
20 | Não para me vingar - 20 | |
21 | Não guardar rancor - 21 |
Leis do Estudo da Torá | ||
---|---|---|
22 | Para aprender a Torá | |
23 | Para homenagear aqueles que ensinam e conhecem a Torá |
Leis da Idolatria e do Paganismo | ||
---|---|---|
24 | Não indagar sobre idolatria | |
25 | Não seguir os caprichos do seu coração ou o que seus olhos veem | |
26 | Não blasfemar | |
27 | Não adorar ídolos da maneira como são adorados | |
28 | Não adorar ídolos nas quatro maneiras como adoramos a Deus | |
29 | Não para fazer um ídolo para si mesmo | |
30 | Não fazer ídolo para os outros | |
31 | Não fazer formas humanas nem mesmo para fins decorativos | |
32 | Não converter uma cidade à idolatria | |
33 | Para queimar uma cidade que se voltou para a adoração de ídolos | |
34 | Não para reconstruí-la como uma cidade | |
35 | Não para tirar proveito disso | |
36 | Não missionar um indivíduo para a adoração de ídolos | |
37 | Não amar o missionário | |
38 | Não deixar de odiar o missionário | |
39 | Não para salvar o missionário | |
40 | Para não dizer nada em sua defesa | |
41 | Não deixar de incriminá-lo | |
42 | Não profetizar em nome da idolatria | |
43 | Não dar ouvidos a um falso profeta | |
44 | Não profetizar falsamente em nome de Deus | |
45 | Não ter medo de matar o falso profeta | |
46 | Não jurar em nome de um ídolo | |
47 | Não executar ov (médio) | |
48 | Não realizar yidoni (vidente mágico) | |
49 | Não passar os vossos filhos pelo fogo a Moloque | |
50 | Não erguer uma coluna em um local público de culto | |
51 | Não se curvar sobre pedra lisa | |
52 | Não plantar uma árvore no pátio do Templo | |
53 | Para destruir ídolos e seus acessórios | |
54 | Não tirar proveito de ídolos e seus acessórios | |
55 | Não tirar proveito dos ornamentos dos ídolos | |
56 | Não fazer aliança com idólatras | |
57 | Não para mostrar favor a eles | |
58 | Para não deixá-los habitar em nossa terra | |
59 | Não imitá-los nos costumes e no vestuário | |
60 | Não ser supersticioso | |
61 | Não entrar em transe para prever eventos, etc. | |
62 | Não se envolver em astrologia | |
63 | Não murmurar encantamentos | |
64 | Não tentar contatar os mortos | |
65 | Não consultar o ov | |
66 | Não consultar o yidoni | |
67 | Não realizar atos de magia | |
68 | Os homens não devem raspar os cabelos das laterais da cabeça | |
69 | Os homens não devem barbear-se com navalha | |
70 | Os homens não devem usar roupas femininas | |
71 | As mulheres não devem usar roupas masculinas | |
72 | Não tatuar a pele | |
73 | Não rasgar a pele em luto | |
74 | Para não fazer careca em luto |
Leis do Arrependimento | ||
---|---|---|
75 | Arrepender-se e confessar os erros |
LIVRO DOIS: O LIVRO DO AMOR DE DEUS
Leis da Leitura do Shemá | ||
---|---|---|
76 | Dizer o Shemá duas vezes ao dia |
Leis da Oração e Bênçãos Kohanic | ||
---|---|---|
77 | Para servir ao Todo-Poderoso com oração diária | |
78 | Os Kohanim devem abençoar a nação judaica diariamente |
Leis de Tefilin , Mezuzá e Sefer Torá | ||
---|---|---|
79 | Usar tefilin na cabeça | |
80 | Para prender tefilin no braço | |
81 | Para colocar uma mezuzá em cada batente da porta | |
82 | Cada homem deve escrever um Sefer Torá | |
83 | O rei deve ter um Sefer Torah separado para si |
Leis de Tzitzit | ||
---|---|---|
84 | Ter tzitzit em vestes de quatro pontas |
Leis das Bênçãos | ||
---|---|---|
85 | Para abençoar o Todo-Poderoso depois de comer |
Leis da circuncisão | ||
---|---|---|
86 | Para circuncidar todos os homens no oitavo dia após o nascimento |
LIVRO TRÊS: O LIVRO DAS ESTAÇÕES
Leis do Sábado | ||
---|---|---|
87 | Para descansar no sétimo dia | |
88 | Não fazer trabalho proibido no sétimo dia | |
89 | O tribunal não deve infligir punição no Shabat | |
90 | Não andar fora dos limites da cidade no Shabat | |
91 | Para santificar o dia com Kiddush e Havdalá |
Leis de Eruvin (Rabínicas) |
---|
Leis do descanso do Yom Kippur | ||
---|---|---|
92 | Para descansar do trabalho proibido | |
93 | Não realizar trabalho proibido no Yom Kippur | |
94 | Para afligir-se no Yom Kippur | |
95 | Não comer ou beber no Yom Kippur |
Leis do Descanso Festivo | ||
---|---|---|
96 | Para descansar no primeiro dia da Páscoa | |
97 | Não fazer trabalho proibido no primeiro dia da Páscoa | |
98 | Descansar no sétimo dia da Páscoa | |
99 | Não fazer trabalho proibido no sétimo dia da Páscoa | |
100 | Para descansar em Shavuot | |
101 | Não fazer trabalho proibido em Shavuot | |
102 | Para descansar em Rosh Hashaná | |
103 | Não fazer trabalho proibido em Rosh Hashaná | |
104 | Para descansar em Sucot | |
105 | Não fazer trabalho proibido em Sucot | |
106 | Para descansar em Shmini Atzeret | |
107 | Não realizar trabalho proibido em Shmini Atzeret |
Leis de Chometz e Matzah | ||
---|---|---|
108 | Não comer chametz na tarde do 14º dia de Nissan | |
109 | Para destruir todo chametz no 14º dia de Nissan | |
110 | Não comer chametz durante os sete dias da Páscoa | |
111 | Não comer misturas contendo chametz durante os sete dias da Páscoa | |
112 | Não ver chametz em seu domínio por sete dias | |
113 | Não encontrar chametz em seu domínio por sete dias | |
114 | Comer matzá na primeira noite da Páscoa | |
115 | Para relatar o êxodo do Egito naquela noite |
Leis do Shofar , Sucá , Lulav | ||
---|---|---|
116 | Para ouvir o Shofar no primeiro dia de Tishrei (Rosh Hashaná) | |
117 | Habitar em uma Sucá durante os sete dias de Sucot | |
118 | Para tomar um Lulav e um Etrog todos os sete dias |
Leis de Shekalim | ||
---|---|---|
119 | Cada homem deve dar meio shekel anualmente |
Leis de Santificação dos Meses | ||
---|---|---|
120 | Tribunais devem calcular para determinar quando um novo mês começa |
Leis dos Jejuns | ||
---|---|---|
121 | Afligir e clamar diante de Deus em tempos de catástrofe |
Leis da Megillah e Chanukah (Rabínicas) |
---|
LIVRO QUATRO: O LIVRO DAS MULHERES
Leis do casamento | ||
---|---|---|
122 | Para casar com uma esposa por meio de ketubah e kiddushin | |
123 | Não ter relações com mulheres que não sejam casadas | |
124 | Não negar comida, roupas e parentes à sua esposa | |
125 | Ter filhos com a esposa |
Leis do Divórcio | ||
---|---|---|
126 | Para emitir um divórcio por meio de um documento "get" | |
127 | Um homem não deve se casar novamente com sua esposa depois que ela se casou com outra pessoa |
Leis de Yivum e Chalitzah (Casamento Levirato) | ||
---|---|---|
128 | Para fazer yibum (casar com a viúva do irmão sem filhos) | |
129 | Para fazer chalitzah (libertar uma viúva do yibum ) | |
130 | A viúva não deve se casar novamente até que os laços com seu cunhado sejam removidos |
Leis das Mulheres | ||
---|---|---|
131 | O tribunal deve multar aquele que seduzir uma donzela | |
132 | O estuprador deve se casar com a donzela (se ela escolher) | |
133 | Ele não tem permissão para se divorciar dela | |
134 | O caluniador deve permanecer casado com sua esposa | |
135 | Ele não deve se divorciar dela |
Leis de Sotah (Esposa Suspeita) | ||
---|---|---|
136 | Para cumprir as leis do Sotah | |
137 | Não colocar óleo em sua oferta de manjares | |
138 | Não colocar incenso em sua oferta de manjares |
LIVRO CINCO: O LIVRO DA SANTIDADE
Leis de Relações Proibidas | ||
---|---|---|
139 | Não ter relações com sua mãe | |
140 | Não ter relações com a mulher do seu pai | |
141 | Não ter relações com sua irmã | |
142 | Não ter relações com a filha da esposa de seu pai | |
143 | Não ter relações com a filha do seu filho | |
144 | Não ter relações com sua filha | |
145 | Não ter relações com a filha da sua filha | |
146 | Não ter relações com uma mulher e sua filha | |
147 | Não ter relações com uma mulher e a filha do seu filho | |
148 | Não ter relações com uma mulher e a filha da sua filha | |
149 | Não ter relações com a irmã do seu pai | |
150 | Não ter relações com a irmã da sua mãe | |
151 | Não ter relações com a mulher do irmão do seu pai | |
152 | Não ter relações com a mulher do seu filho | |
153 | Não ter relações com a mulher do seu irmão | |
154 | Não ter relações com a irmã da sua esposa | |
155 | Um homem não deve ter relações com uma besta | |
156 | Uma mulher não deve ter relações com uma besta | |
157 | Não ter relações homossexuais | |
158 | Não ter relações homossexuais com seu pai | |
159 | Não ter relações homossexuais com o irmão do seu pai | |
160 | Não ter relações com uma mulher casada | |
161 | Não ter relações com uma mulher com menstruação impura | |
162 | Não casar com não-judeus | |
163 | Não permitir que homens moabitas e amonitas se casem com o povo judeu | |
164 | Não impeça um egípcio convertido de terceira geração de se casar com o povo judeu | |
165 | Não se abster de casar com um convertido edomita de terceira geração | |
166 | Não deixar um mamzer se casar com o povo judeu | |
167 | Não deixar que um eunuco se case com uma mulher judia | |
168 | Não castrar nenhum macho (incluindo animais) | |
169 | O Sumo Sacerdote não deve se casar com uma viúva | |
170 | O Sumo Sacerdote não deve ter relações com uma viúva, mesmo fora do casamento | |
171 | O Sumo Sacerdote deve se casar com uma virgem | |
172 | Um Kohen não deve se casar com uma divorciada | |
173 | Um Kohen não deve se casar com uma zonah (uma mulher que teve relações proibidas) | |
174 | Um padre não deve se casar com uma chalalah (parte ou produto de 169-172) | |
175 | Não fazer contato prazeroso com nenhuma mulher proibida |
Leis de alimentos proibidos | ||
---|---|---|
176 | Examinar os sinais dos animais para distinguir entre kosher e não kosher | |
177 | Para examinar os sinais de aves para distinguir entre kosher e não kosher | |
178 | Para examinar os sinais dos peixes para distinguir entre kosher e não kosher | |
179 | Para examinar os sinais de gafanhotos para distinguir entre kosher e não kosher | |
180 | Não comer animais não-kosher | |
181 | Não comer aves não-kosher | |
182 | Não comer peixe não-kosher | |
183 | Não comer insetos voadores não-kosher | |
184 | Não comer criaturas não-kosher que rastejam na terra | |
185 | Não comer larvas não-kosher | |
186 | Não comer minhocas encontradas em frutas no chão | |
187 | Não comer criaturas que vivem na água, exceto peixes | |
188 | Não comer carne de animal que morreu sem abate ritual | |
189 | Não aproveitar um boi condenado à lapidação | |
190 | Não comer carne de animal mortalmente ferido | |
191 | Não comer um membro arrancado de uma criatura viva | |
192 | Não comer sangue | |
193 | Não comer certas gorduras de animais limpos | |
194 | Não comer o tendão da coxa | |
195 | Não comer carne e leite cozidos juntos | |
196 | Não cozinhar carne e leite juntos | |
197 | Não comer pão de grãos novos antes do Omer | |
198 | Não comer grãos secos de grãos novos antes do Omer | |
199 | Não comer grãos maduros de grãos novos antes do Omer | |
200 | Não comer frutos de uma árvore durante os seus três primeiros anos | |
201 | Não comer sementes diversas plantadas em uma vinha | |
202 | Não comer frutas não dizimadas | |
203 | Não beber vinho servido em culto aos ídolos |
Leis de Abate | ||
---|---|---|
204 | Abater ritualmente um animal antes de comê-lo | |
205 | Não abater um animal e sua prole no mesmo dia | |
206 | Para cobrir o sangue (de um animal ou ave abatido) com terra | |
207 | Não tirar a mãe pássaro de seus filhos | |
208 | Para soltar a mãe pássaro se ela foi tirada do ninho |
LIVRO SEIS: O LIVRO DOS JURAMENTOS
Leis dos Juramentos | ||
---|---|---|
209 | Não jurar falsamente em nome de Deus | |
210 | Não tomar o nome de Deus em vão | |
211 | Não negar a posse de algo que lhe foi confiado | |
212 | Não jurar em negação de uma reivindicação monetária | |
213 | Jurar em nome de Deus para confirmar a verdade quando considerado necessário pelo tribunal |
Leis dos Votos | ||
---|---|---|
214 | Para cumprir o que foi dito e fazer o que foi declarado | |
215 | Não quebrar juramentos ou votos | |
216 | Para juramentos e votos anulados, existem as leis de anulação de votos explícitas na Torá |
Leis do Nazir | ||
---|---|---|
217 | O Nazir deve deixar o cabelo crescer | |
218 | Ele não deve cortar o cabelo | |
219 | Ele não deve beber vinho, misturas de vinho ou vinagre de vinho | |
220 | Ele não deve comer uvas frescas | |
221 | Ele não deve comer passas | |
222 | Ele não deve comer sementes de uva | |
223 | Ele não deve comer cascas de uva | |
224 | Ele não deve estar sob o mesmo teto que um cadáver | |
225 | Ele não deve entrar em contato com os mortos | |
226 | Ele deve fazer a barba depois de trazer sacrifícios ao completar seu período de nazireu |
Leis de Valores Estimados e Votos | ||
---|---|---|
227 | Para estimar o valor das pessoas conforme determinado pela Torá | |
228 | Para estimar o valor dos animais consagrados | |
229 | Para estimar o valor das casas consagradas | |
230 | Para estimar o valor dos campos consagrados | |
231 | Executar as leis de interdição de posses ( cherem ) | |
232 | Não vender o cherem | |
233 | Não para resgatar o cherem |
LIVRO SETE: O LIVRO DAS SEMENTES
Leis das Espécies Mistas | ||
---|---|---|
234 | Não plantar sementes diversas juntas | |
235 | Não plantar grãos ou verduras em um vinhedo | |
236 | Não cruzar animais | |
237 | Não trabalhar com animais diferentes juntos | |
238 | Não usar sha'atnez, um tecido feito de lã e linho |
Leis de presentes aos pobres | ||
---|---|---|
239 | Deixar um canto do campo sem cortar para os pobres | |
240 | Não para colher aquele canto | |
241 | Para deixar restos | |
242 | Não para recolher as sobras | |
243 | Deixar as sobras de uma vinha | |
244 | Não recolher os restos de uma vinha | |
245 | Para deixar os cachos de uvas não formados | |
246 | Não colher os cachos de uvas ainda não formados | |
247 | Para deixar os feixes esquecidos no campo | |
248 | Não para recuperá-los | |
249 | Para separar o dízimo para os pobres | |
250 | Para dar caridade | |
251 | Não negar a caridade aos pobres | |
252 | Para separar Trumah Gedolah (dízimo para o Kohen) | |
253 | O levita deve reservar um décimo do seu dízimo | |
254 | Não para preceder um dízimo ao outro, mas separá-los em sua ordem adequada | |
255 | Um não-Kohen não deve comer Trumah | |
256 | Um trabalhador contratado ou um servo judeu de um Kohen não deve comer Trumah | |
257 | Um Kohen incircunciso não deve comer Trumah | |
258 | Um Kohen impuro não deve comer Trumah | |
259 | Uma chalalah não deve comer Trumah |
Leis de Ma'aser | ||
---|---|---|
260 | Para separar Ma'aser a cada ano de plantio e dá-lo a um levita |
Leis do Segundo Dízimo e do Quarto Ano de Produção | ||
---|---|---|
261 | Para reservar o segundo dízimo ( Ma'aser Sheni ) | |
262 | Não gastar o dinheiro do resgate em nada além de comida, bebida ou pomada. | |
263 | Não comer Ma'aser Sheni enquanto estiver impuro | |
264 | Um enlutado no primeiro dia após a morte não deve comer Ma'aser Sheni | |
265 | Não comer grãos Ma'aser Sheni fora de Jerusalém | |
266 | Não comer produtos do vinho Ma'aser Sheni fora de Jerusalém | |
267 | Não comer óleo Ma'aser Sheni fora de Jerusalém | |
268 | As colheitas do quarto ano devem ser totalmente para propósitos sagrados como Ma'aser Sheni | |
269 | Ler a confissão dos dízimos a cada quatro e sete anos |
Leis das Primícias e outros Dons Kohanic | ||
---|---|---|
270 | Para separar as primícias e trazê-las ao Templo | |
271 | Os Kohanim não devem comer as primícias fora de Jerusalém | |
272 | Para ler a porção da Torá referente à sua apresentação | |
273 | Reservar uma porção de massa para um Kohen | |
274 | Para dar o ombro, duas bochechas e o estômago de animais abatidos a um Kohen | |
275 | Para dar a primeira tosquia de ovelhas a um Kohen | |
276 | Para resgatar os filhos primogênitos e dar o dinheiro a um Kohen | |
277 | Para resgatar o jumento primogênito dando um cordeiro a um Kohen | |
278 | Quebrar o pescoço do jumento se o dono não pretende resgatá-lo |
Leis dos anos sabáticos e do jubileu | ||
---|---|---|
279 | Descansar a terra durante o sétimo ano, não realizando nenhum trabalho que promova o crescimento | |
280 | Não trabalhar a terra durante o sétimo ano | |
281 | Não trabalhar com árvores para produzir frutos durante esse ano | |
282 | Não colher as colheitas que crescem selvagens naquele ano da maneira normal | |
283 | Não colher uvas que crescem selvagens naquele ano da maneira normal | |
284 | Deixar livre todo o produto que cresceu naquele ano | |
285 | Para liberar todos os empréstimos durante o sétimo ano | |
286 | Não pressionar ou reclamar do mutuário | |
287 | Não deixar de emprestar imediatamente antes da liberação dos empréstimos por medo de perda monetária | |
288 | O Sinédrio deve contar sete grupos de sete anos | |
289 | O Sinédrio deve santificar o quinquagésimo ano | |
290 | Tocar o Shofar no décimo dia de Tishrei para libertar os escravos | |
291 | Não trabalhar a terra durante o quinquagésimo ano | |
292 | Não colher normalmente o que cresce selvagem no quinquagésimo ano | |
293 | Não colher uvas que cresceram selvagens da maneira normal no quinquagésimo ano | |
294 | Executar as leis de bens familiares vendidos | |
295 | Não vender a terra em Israel indefinidamente | |
296 | Executar as leis das casas nas cidades muradas | |
297 | A tribo de Levi não deve receber uma porção de terra em Israel, mas sim cidades para morar. | |
298 | Os levitas não devem tomar parte nos despojos da guerra | |
299 | Para dar aos levitas cidades para habitarem e seus campos ao redor | |
300 | Não vender os campos, mas eles permanecerão como levitas antes e depois do ano do Jubileu. |
LIVRO OITO: O LIVRO DO SERVIÇO
Leis do Templo | ||
---|---|---|
301 | Para construir um Santuário | |
302 | Não construir o altar com pedras lavradas em metal | |
303 | Não subir degraus até o altar | |
304 | Para mostrar reverência ao Templo | |
305 | Para proteger a área do Templo | |
306 | Não deixar o Templo desprotegido |
Leis dos Vasos e Empregados do Templo | ||
---|---|---|
307 | Para preparar o óleo da unção | |
308 | Não reproduzir o óleo da unção | |
309 | Não ungir com óleo de unção | |
310 | Não reproduzir a fórmula do incenso | |
311 | Não queimar nada no Altar de Ouro além de incenso | |
312 | Os levitas devem transportar a arca nos ombros | |
313 | Não remover os varais da arca | |
314 | Os levitas devem trabalhar no Templo | |
315 | Nenhum levita deve fazer o trabalho de outro, seja ele um kohen ou um levita. | |
316 | Para dedicar o Kohen ao serviço | |
317 | Os turnos de trabalho kohanic devem ser iguais durante os feriados | |
318 | Os Kohanim devem usar suas vestes sacerdotais durante o serviço | |
319 | Não rasgar as vestes sacerdotais | |
320 | O peitoral não deve ser solto do Efode |
Leis de entrada no templo | ||
---|---|---|
321 | Um Kohen não deve entrar no Templo embriagado | |
322 | Um Kohen não deve entrar no Templo com cabelo comprido | |
323 | Um Kohen não deve entrar no Templo com roupas rasgadas | |
324 | Um Kohen não deve entrar no Templo indiscriminadamente | |
325 | Um Kohen não deve deixar o Templo durante o serviço | |
326 | Para expulsar os impuros do Templo | |
327 | Pessoas impuras não devem entrar no Templo | |
328 | Pessoas impuras não devem entrar na área do Monte do Templo | |
329 | Kohanim impuros não devem prestar serviço no templo | |
330 | Um Kohen impuro, após a imersão, deve esperar até depois do pôr do sol antes de retornar ao serviço | |
331 | Um Kohen deve lavar as mãos e os pés antes do serviço | |
332 | Um Kohen com uma falha física não deve entrar no santuário ou se aproximar do altar | |
333 | Um Kohen com uma falha física não deve servir | |
334 | Um Kohen com uma mancha temporária não deve servir | |
335 | Aquele que não é um Kohen não deve servir |
Leis de Restrições Referentes a Sacrifícios | ||
---|---|---|
336 | Oferecer somente animais sem defeitos | |
337 | Não dedicar um animal defeituoso ao altar | |
338 | Não para matá-lo | |
339 | Não para borrifar seu sangue | |
340 | Não para queimar sua gordura | |
341 | Não oferecer um animal temporariamente defeituoso | |
342 | Não sacrificar animais com defeitos, mesmo que oferecidos por não judeus | |
343 | Não infligir ferimentos em animais dedicados | |
344 | Para resgatar animais dedicados que foram desqualificados | |
345 | Oferecer apenas animais com pelo menos oito dias de idade | |
346 | Não oferecer animais comprados com o salário de uma prostituta ou o animal trocado por um cão | |
347 | Não queimar mel ou fermento no altar | |
348 | Para salgar todos os sacrifícios | |
349 | Não omitir o sal dos sacrifícios |
Leis do Procedimento Sacrificial | ||
---|---|---|
350 | Realize o procedimento do holocausto conforme prescrito na Torá | |
351 | Não comer sua carne | |
352 | Realizar o procedimento da oferta pelo pecado | |
353 | Não comer a carne da oferta interior pelo pecado | |
354 | Não decapitar uma ave trazida como oferta pelo pecado | |
355 | Executar o procedimento da oferta pela culpa | |
356 | Os Kohanim devem comer a carne do sacrifício no Templo | |
357 | Os Kohanim não devem comer carne fora do pátio do Templo | |
358 | Um não-Kohen não deve comer carne de sacrifício | |
359 | Para seguir o procedimento da oferta de paz | |
360 | Não comer a carne dos sacrifícios menores antes de aspergir o sangue | |
361 | Para trazer ofertas de refeições conforme prescrito na Torá | |
362 | Não deitar óleo sobre as ofertas de cereais dos malfeitores | |
363 | Não colocar incenso nas ofertas de cereais dos malfeitores | |
364 | Não comer a oferta de manjares do Sumo Sacerdote | |
365 | Não assar uma oferta de manjares como pão fermentado | |
366 | Os Kohanim devem comer os restos das ofertas de refeição | |
367 | Trazer todas as ofertas declaradas e voluntárias ao Templo no primeiro festival subsequente | |
368 | Não reter o pagamento incorrido por qualquer voto | |
369 | Para oferecer todos os sacrifícios no Templo | |
370 | Para trazer todos os sacrifícios de fora de Israel ao Templo | |
371 | Não sacrificar fora do pátio | |
372 | Não oferecer sacrifícios fora do pátio |
Leis de Ofertas Constantes e Adicionais | ||
---|---|---|
373 | Oferecer dois cordeiros por dia | |
374 | Acender uma fogueira no altar todos os dias | |
375 | Não para apagar esse fogo | |
376 | Para remover as cinzas do altar todos os dias | |
377 | Queimar incenso todos os dias | |
378 | Acender a Menorá todos os dias | |
379 | O Kohen Gadol deve trazer uma oferta de refeição todos os dias | |
380 | Para trazer dois cordeiros adicionais como ofertas queimadas no Shabat | |
381 | Para fazer o pão do show | |
382 | Para trazer ofertas adicionais no Novo Mês | |
383 | Para trazer ofertas adicionais na Páscoa | |
384 | Para oferecer a oferta movida da farinha do novo trigo | |
385 | Cada homem deve contar o Omer - sete semanas a partir do dia em que a nova oferta de trigo foi trazida | |
386 | Para trazer ofertas adicionais em Shavuot | |
387 | Para trazer duas folhas para acompanhar o sacrifício acima | |
388 | Para trazer ofertas adicionais em Rosh Hashaná | |
389 | Para trazer ofertas adicionais no Yom Kippur | |
390 | Para trazer ofertas adicionais em Sucot | |
391 | Para trazer ofertas adicionais em Shmini Atzeret |
Leis de Ofertas Desqualificadas | ||
---|---|---|
392 | Não comer sacrifícios que se tornaram impróprios ou manchados | |
393 | Não comer dos sacrifícios oferecidos com intenções impróprias | |
394 | Não deixar os sacrifícios depois do tempo permitido para comê-los | |
395 | Não comer o que sobrou | |
396 | Não comer dos sacrifícios que se tornaram impuros | |
397 | Uma pessoa impura não deve comer dos sacrifícios | |
398 | Para queimar os sacrifícios restantes | |
399 | Para queimar todos os sacrifícios impuros |
Leis do Serviço do Yom Kippur | ||
---|---|---|
400 | Seguir o procedimento do Yom Kippur na sequência prescrita na Parshat Acharei Mot |
Leis de uso indevido de propriedade santificada | ||
---|---|---|
401 | Aquele que profanou a propriedade deve pagar o que profanou mais um quinto e trazer um sacrifício | |
402 | Não trabalhar com animais consagrados | |
403 | Não tosquiar o velo dos animais consagrados |
LIVRO NOVE: O LIVRO DOS SACRIFÍCIOS
Leis do Sacrifício Pascal | ||
---|---|---|
404 | Para abater o sacrifício pascal no tempo especificado | |
405 | Não matá-lo enquanto estiver em posse do fermento | |
406 | Não deixar a gordura durante a noite | |
407 | Para abater o segundo cordeiro pascal | |
408 | Comer o cordeiro pascal com matzá e Marror na noite do dia 15 de Nissan | |
409 | Comer o segundo cordeiro pascal na noite do dia 15 de Iyar | |
410 | Não comer a carne pascal crua ou cozida | |
411 | Não tirar a carne pascal dos confins do grupo | |
412 | Um apóstata não deve comer dela | |
413 | Um trabalhador contratado permanente ou temporário não deve comer dele | |
414 | Um homem incircunciso não deve comer dela | |
415 | Não quebrar nenhum osso da oferta pascal | |
416 | Não quebrar nenhum osso da segunda oferta pascal | |
417 | Não deixar nenhuma carne da oferta pascal até a manhã seguinte. | |
418 | Não deixar a segunda carne pascal para amanhã | |
419 | Não deixar a carne da oferta do feriado do dia 14 para o dia 16 |
Leis das ofertas dos peregrinos | ||
---|---|---|
420 | Para ser visto no Templo na Páscoa, Shavuot e Sucot | |
421 | Para celebrar estes três festivais (traga uma oferta de paz) | |
422 | Para se alegrar nestes três festivais (trazer uma oferta de paz) | |
423 | Não comparecer ao Templo sem ofertas | |
424 | Não deixar de se alegrar com os levitas e de lhes dar presentes. | |
425 | Para reunir todo o povo em Sucot após o sétimo ano |
Leis dos Primogênitos dos Animais | ||
---|---|---|
426 | Para separar os primogênitos dos animais | |
427 | Os Kohanim não devem comer primogênitos de animais sem defeito fora de Jerusalém | |
428 | Não para resgatar o primogênito | |
429 | Separe o dízimo dos animais | |
430 | Não resgatar o dízimo |
Leis de ofertas por transgressões não intencionais | ||
---|---|---|
431 | Cada pessoa deve trazer uma oferta pelo pecado de sua transgressão | |
432 | Traga um asham talui quando estiver incerto sobre a culpa | |
433 | Traga um asham vadai quando a culpa for constatada | |
434 | Traga uma oferenda oleh v'yored (se a pessoa for rica, um animal; se for pobre, um pássaro ou uma oferenda de farinha) | |
435 | O Sinédrio deve trazer uma oferta quando decide erroneamente |
Leis da Falta de Expiação | ||
---|---|---|
436 | Uma mulher que teve um problema de fluxo deve trazer uma oferta depois de ir ao Mikveh | |
437 | Uma mulher que deu à luz deve trazer uma oferta depois de ir ao Mikveh | |
438 | Um homem que teve um problema recorrente deve trazer uma oferta depois de ir ao Mikveh | |
439 | Um metzora deve trazer uma oferenda depois de ir ao Mikveh |
Leis de Substituição de Sacrifícios | ||
---|---|---|
440 | Não substituir outro animal por um separado para o sacrifício | |
441 | O novo animal, além do substituído, conserva a consagração | |
442 | Não mudar os animais consagrados de um tipo de oferta para outro |
LIVRO DEZ: O LIVRO DA PUREZA
Leis de Impureza de Mortos Humanos | ||
---|---|---|
443 | Executar as leis da impureza dos mortos |
Leis da Novilha Vermelha | ||
---|---|---|
444 | Realizar o procedimento da Novilha Vermelha | |
445 | Cumprir as leis da aspersão de água |
Leis de Impureza através de Tzara'at | ||
---|---|---|
446 | Governar as leis da tzara'at humana conforme prescrito na Torá | |
447 | O metzora não deve remover seus sinais de impureza | |
448 | O metzora não deve raspar sinais de impureza em seu cabelo | |
449 | O metzora deve divulgar sua condição rasgando suas vestes, deixando seu cabelo crescer e cobrindo seus lábios | |
450 | Siga as regras prescritas para purificar a metzora | |
451 | O metzora deve raspar todo o seu cabelo antes da purificação | |
452 | Cumpra as leis da tzara'at da vestimenta | |
453 | Executar as leis de tzara'at das casas |
Leis da Impureza de Reclinar e Sentar | ||
---|---|---|
454 | Observe as leis da impureza menstrual | |
455 | Observe as leis de impureza causadas pelo parto | |
456 | Observe as leis de impureza causadas pelo problema de fluxo de uma mulher | |
457 | Observe as leis da impureza causadas pelo problema de um homem |
Leis de outras fontes de impureza | ||
---|---|---|
458 | Observe as leis de impureza causadas por um animal morto | |
459 | Observe as leis de impureza causadas pelos oito shratzim | |
460 | Observe as leis de impureza de uma emissão seminal |
Leis de Impureza de Alimentos | ||
---|---|---|
461 | Observe as leis de impureza relativas a alimentos líquidos e sólidos |
Leis dos Vasos (Rabínicas) |
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Leis de Mikveh | ||
---|---|---|
462 | Toda pessoa impura deve mergulhar em um Mikveh para se tornar pura |
LIVRO ONZE: O LIVRO DOS DANOS
Leis de danos materiais | ||
---|---|---|
463 | O tribunal deve julgar os danos sofridos por um boi chifrando | |
464 | O tribunal deve julgar os danos sofridos por um animal que come | |
465 | O tribunal deve julgar os danos sofridos por uma fossa | |
466 | O tribunal deve julgar os danos causados pelo incêndio |
Leis de Roubo | ||
---|---|---|
467 | Não roubar dinheiro furtivamente | |
468 | O tribunal deve implementar medidas punitivas contra o ladrão | |
469 | Cada indivíduo deve garantir que suas balanças e pesos sejam precisos | |
470 | Não cometer injustiça com balanças e pesos | |
471 | Não possuir balanças e pesos imprecisos, mesmo que não sejam de uso | |
472 | Não mover um marcador de limite para roubar a propriedade de alguém | |
473 | Não sequestrar |
Leis de Roubo e Objetos Perdidos | ||
---|---|---|
474 | Não roubar abertamente | |
475 | Não reter salários ou deixar de pagar uma dívida | |
476 | Não cobiçar e planejar adquirir a posse de outro | |
477 | Não desejar a posse de outro | |
478 | Retorna o objeto roubado ou seu valor | |
479 | Não ignorar um objeto perdido | |
480 | Devolver o objeto perdido | |
481 | O tribunal deve implementar leis contra quem agride outra pessoa ou danifica a propriedade de outra pessoa |
Leis de assassinato e preservação da vida | ||
---|---|---|
482 | Não assassinar | |
483 | Não aceitar restituição monetária para expiar o assassino | |
484 | O tribunal deve enviar o assassino acidental para uma cidade de refúgio | |
485 | Não aceitar restituição monetária em vez de ser enviado para uma cidade de refúgio | |
486 | Não matar o assassino antes que ele seja julgado | |
487 | Evite que alguém seja perseguido, mesmo tirando a vida do perseguidor | |
488 | Não ter pena do perseguidor | |
489 | Não ficar de braços cruzados se a vida de alguém estiver em perigo | |
490 | Designar cidades de refúgio e preparar rotas de acesso | |
491 | Quebre o pescoço de um bezerro no vale do rio após um assassinato não resolvido | |
492 | Não trabalhar nem plantar naquele vale do rio | |
493 | Não permitir que armadilhas e obstáculos permaneçam em sua propriedade | |
494 | Faça uma grade de proteção ao redor de telhados planos | |
495 | Não pôr pedra de tropeço diante do cego (nem dar conselhos prejudiciais) | |
496 | Ajude outra pessoa a remover a carga de uma fera que não pode mais carregá-la | |
497 | Ajude outros a carregar suas bestas | |
498 | Não deixar os outros perturbados com seus fardos (mas ajudar a carregar ou descarregar) |
LIVRO DOZE: O LIVRO DA AQUISIÇÃO
Leis de Vendas | ||
---|---|---|
499 | Compre e venda de acordo com a lei da Torá | |
500 | Não cobrar a mais ou pagar a menos por um artigo | |
501 | Não insultar ou ferir ninguém com palavras | |
502 | Não enganar financeiramente um convertido sincero | |
503 | Não insultar ou prejudicar um convertido sincero com palavras |
Leis de Aquisições e Doações (Rabínicas) |
---|
Leis dos vizinhos (rabínicas) |
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Leis de Agentes e Parceiros (Rabínico) |
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Leis dos Escravos | ||
---|---|---|
504 | Compre um escravo hebreu de acordo com as leis prescritas | |
505 | Não vendê-lo como um escravo é vendido | |
506 | Não para fazê-lo trabalhar opressivamente | |
507 | Não permitir que um não-judeu o exerça de forma opressiva | |
508 | Não para que ele fizesse trabalho escravo servil | ;39 |
509 | Dê presentes a ele quando ele estiver livre | |
510 | Não mandá-lo embora de mãos vazias | |
511 | Resgatar as servas judias | |
512 | Noivo da serva judia | |
513 | O senhor não deve vender a sua serva | |
514 | Os escravos cananeus devem trabalhar para sempre, a menos que sejam feridos em um dos membros | |
515 | Não extraditar um escravo que fugiu para Israel | |
516 | Não prejudicar um escravo que veio a Israel em busca de refúgio |
LIVRO TREZE: O LIVRO DOS JULGAMENTOS
Leis de Contratação | ||
---|---|---|
517 | Os tribunais devem executar as leis de um trabalhador contratado e de um guarda contratado | |
518 | Pague os salários no dia em que foram ganhos | |
519 | Não atrasar o pagamento dos salários após o prazo acordado | |
520 | O trabalhador contratado pode comer das colheitas não colhidas onde trabalha | |
521 | O trabalhador não deve comer durante o horário contratado | |
522 | O trabalhador não deve levar mais do que pode comer | |
523 | Não amordaçar o boi enquanto ara |
Leis de empréstimo e depósito | ||
---|---|---|
524 | Os tribunais devem executar as leis de um mutuário | |
525 | Os tribunais devem executar as leis de uma guarda não remunerada |
Leis do Credor e do Devedor | ||
---|---|---|
526 | Empreste aos pobres e destituídos | |
527 | Não pressioná-los para pagar se você sabe que eles não têm | |
528 | Pressione o idólatra para pagamento | |
529 | O credor não deve tomar garantias à força | |
530 | Devolver a garantia ao devedor quando necessário | |
531 | Não atrasar seu retorno quando necessário | |
532 | Não exigir garantia de uma viúva | |
533 | Não exigir como garantia utensílios necessários para preparar alimentos | |
534 | Não emprestar com juros | |
535 | Não pedir emprestado com juros | |
536 | Não intermediar empréstimo de juros, garantir, testemunhar ou redigir nota promissória | |
537 | Emprestar e pedir emprestado a idólatras com juros |
Leis do Autor e do Réu | ||
---|---|---|
538 | Os tribunais devem executar as leis do autor, do admitidor ou do negador |
Leis da Herança | ||
---|---|---|
539 | Executar as leis da ordem da herança |
LIVRO QUATORZE: O LIVRO DOS JUÍZES
Leis do Sinédrio e Punições | ||
---|---|---|
540 | Nomear juízes | |
541 | Não nomear juízes que não estejam familiarizados com o processo judicial | |
542 | Decidir por maioria em caso de desacordo | |
543 | O tribunal não deve executar por maioria de um; é necessária pelo menos uma maioria de dois | |
544 | Um juiz que apresentou um pedido de absolvição não deve apresentar um argumento para condenação em casos de pena capital | |
545 | Os tribunais devem executar a pena de morte por apedrejamento | |
546 | Os tribunais devem executar a pena de morte por queimadura | |
547 | Os tribunais devem executar a pena de morte pela espada | |
548 | Os tribunais devem executar a pena de morte por estrangulamento | |
549 | Os tribunais devem enforcar aqueles apedrejados por blasfêmia ou idolatria | |
550 | Enterre os executados no dia em que forem mortos | |
551 | Não atrasar o enterro durante a noite | |
552 | O tribunal não deve deixar o feiticeiro viver | |
553 | O tribunal deve dar chicotadas ao infrator | |
554 | O tribunal não deve exceder o número prescrito de chicotadas | |
555 | O tribunal não deve matar ninguém com base em evidências circunstanciais | |
556 | O tribunal não deve punir ninguém que tenha sido forçado a cometer um crime | |
557 | Um juiz não deve ter pena do assassino ou agressor no julgamento | |
558 | Um juiz não deve ter misericórdia do pobre homem no julgamento | |
559 | Um juiz não deve respeitar o grande homem no julgamento | |
560 | O juiz não deve decidir injustamente o caso do transgressor habitual | ;6 |
561 | Um juiz não deve perverter a justiça | |
562 | Um juiz não deve perverter um caso envolvendo um convertido ou órfão | |
563 | Julgue com justiça | |
564 | O juiz não deve temer um homem violento no julgamento | |
565 | Os juízes não devem aceitar subornos | |
566 | Os juízes não devem aceitar depoimentos a menos que ambas as partes estejam presentes | |
567 | Não amaldiçoar os juízes | |
568 | Não amaldiçoar o chefe de estado ou o líder do Sinédrio | |
569 | Não amaldiçoar nenhum judeu honesto |
Leis da Evidência | ||
---|---|---|
570 | Qualquer pessoa que conheça provas deve testemunhar em tribunal | |
571 | Interrogue cuidadosamente a testemunha | |
572 | Uma testemunha não deve servir como juiz em crimes capitais | |
573 | Não aceitar o testemunho de uma testemunha solitária | |
574 | Os transgressores não devem testemunhar | |
575 | Os familiares dos litigantes não devem testemunhar | |
576 | Não testemunhar falsamente | |
577 | Punir as falsas testemunhas como elas tentaram punir o réu |
Leis dos Insurgentes | ||
---|---|---|
578 | Agir de acordo com a decisão do Sinédrio | |
579 | Não se desviar da palavra do Sinédrio | |
580 | Não acrescentar nada aos mandamentos da Torá ou às suas explicações orais | |
581 | Não diminuir da Torá nenhum mandamento, no todo ou em parte. | |
582 | Não amaldiçoar seu pai e sua mãe | |
583 | Não bater em seu pai e sua mãe | |
584 | Respeite seu pai ou sua mãe | |
585 | Tema seu pai ou sua mãe | |
586 | Não ser um filho rebelde |
Leis do Luto | ||
---|---|---|
587 | Luto por parentes | |
588 | O Sumo Sacerdote não deve contaminar-se por causa de nenhum parente. | |
589 | O Sumo Sacerdote não deve entrar sob o mesmo teto que um cadáver | |
590 | Um Kohen não deve se contaminar por ninguém, exceto por parentes |
Leis dos Reis e suas Guerras | ||
---|---|---|
591 | Nomear um rei de Israel | |
592 | Não nomear um convertido | |
593 | O rei não deve ter muitas esposas | |
594 | O rei não deve ter muitos cavalos | |
595 | O rei não deve ter muita prata e ouro | |
596 | Destrua as sete nações cananeias | |
597 | Para não deixar nenhum deles permanecer vivo | |
598 | Exterminar os descendentes de Amaleque | |
599 | Lembre-se do que Amaleque fez ao povo judeu | |
600 | Sem esquecer as atrocidades e emboscadas de Amaleque em nossa jornada do Egito para o deserto | |
601 | Não habitar permanentemente no Egito | |
602 | Oferecer termos de paz aos habitantes de uma cidade enquanto estiver sitiada e tratá-los de acordo com a Torá se eles aceitarem os termos | |
603 | Não oferecer paz a Amom e Moabe enquanto os sitia | |
604 | Não destruir árvores frutíferas mesmo durante o cerco | |
605 | Preparar latrinas fora dos campos | |
606 | Prepare uma pá para cada soldado cavar | |
607 | Nomeie um padre para falar com os soldados durante a guerra | |
608 | Aquele que tomou uma esposa, construiu uma nova casa ou plantou uma vinha recebe um ano para se alegrar com seus bens. | |
609 | Não exigir dos acima mencionados qualquer envolvimento, comunitário ou militar | |
610 | Não entrar em pânico e recuar durante a batalha | |
611 | Mantenha as leis da mulher cativa | |
612 | Não vendê-la como escrava | |
613 | Não mantê-la para servidão depois de ter relações com ela |
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