https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/34/82/84/ser-ensinado-desde-a-infancia
CAPÍTULO 11
Ser Ensinado Desde
a Infância
OC - Pag. 82
Começar Cedo
A obediência à autoridade paterna deve ser inculcada na infância e cultivada na juventude. Review and Herald, 13 de março de 1894.
Alguns pais pensam que podem deixar os filhinhos seguirem seus próprios caminhos na infância, e então, quando ficarem maiores, argumentarão com eles, mas isso é um engano. Começai no tempo da infância a ensinar a obediência. ... Exigi obediência em vossa escola do lar. Carta 74, 1898.
Desde os primeiros anos as crianças devem ser ensinadas a obedecer aos pais, a acatar-lhes a palavra e a lhes respeitar a autoridade. Review and Herald, 16 de julho de 1895.
Antes que a Razão se Desenvolva
Uma das primeiras lições que a criança precisa aprender é a da obediência. Antes que fique bastante idosa para raciocinar, pode ser ensinada a obedecer. Educação, pág. 287.
O trabalho da mãe deve começar com o bebê. Deve subjugar a vontade e o temperamento da criança e trazer sua disposição em sujeição. Ensinai-lhe a obedecer, e, quando a criança ficar mais velha, não afrouxeis a mão. Signs of the Times, 26 de fevereiro de 1880.
Antes que a Vontade Própria se Torne Forte
Poucos pais começam suficientemente cedo a ensinar os filhos a obedecer. Geralmente se permite à criança estar dois ou três anos à dianteira dos pais, que se abstêm de discipliná-la, pensando que é nova demais para aprender a obedecer. Mas em todo esse tempo o eu se está tornando cada vez mais forte no pequeno, e cada dia se torna, para os pais, tarefa mais difícil conseguir o controle da criança.
Muito cedo podem as crianças compreender o que com OC - Pag. 83 clareza e simplicidade lhes é dito, e por uma orientação bondosa e judiciosa pode ser ensinada a obedecer. ... Não deve a mãe permitir ao filho ganhar vantagem sobre ela num único caso; e, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas severas; a mão firme, segura, e uma bondade que convence a criança de que a amais, alcançarão o propósito. Mas deixai o egoísmo, a ira e a vontade própria terem seu curso durante os três primeiros anos da vida de uma criança e será difícil fazê-la submeter-se a uma disciplina saudável. Sua disposição se tornou azeda; deleita-se em fazer sua própria vontade. O controle paterno é mal recebido. As tendências más se desenvolvem até que na varonilidade o supremo egoísmo e a falta de domínio próprio a colocam na dependência dos males que correm desenfreadamente em nossa Terra. Pacific Health Journal, abril de 1890.
Nunca se lhes deve permitir (às crianças) mostrar desrespeito para com os pais. Nunca se deve permitir que a teimosia fique sem ser reprimida. O futuro bem-estar da criança requer disciplina bondosa, amável, mas firme. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 112.
A Obediência aos Pais Leva à Obediência a Deus
Os jovens e crianças, que têm pais que oram, são grandemente privilegiados, pois têm oportunidade de conhecer e amar a Deus. Ao respeitarem e prestar obediência aos pais, podem aprender como respeitar e obedecer a seu Pai celestial. Se andarem como filhos da luz, serão bondosos e corteses, amáveis e respeitosos para com os pais, a quem têm visto, e assim estarão melhor habilitados para amar a Deus, a quem não veem. Se forem fiéis representantes dos pais, praticando a verdade pelo auxílio que lhes é dado por Deus, então por preceito e exemplo reconhecerão o domínio de Deus e O honrarão por uma vida bem ordenada e uma conversa piedosa. Youth"s Instructor, 15 de junho de 1893.
OC - Pag. 84
Apenas o Obediente Entra no Céu
Que pais e professores impressionem a mente das crianças com o fato de que o Senhor os está provando nesta vida, para ver se Lhe obedecem, com amor e reverência! Os que aqui não forem obedientes a Cristo também não Lhe obedeceriam no mundo por vir. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 79.
Se pais ou filhos forem algum dia recebidos festivamente nas mansões do Alto, sê-lo-ão porque aprenderam neste mundo a obedecer aos mandamentos de Deus. Manuscrito 60, 1903.
https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/34/85/90/a-obediencia-deve-tornar-se-um-habito
CAPÍTULO 12
A Obediência Deve
Tornar-se
um Hábito
OC - Pag. 85
Esforços Brandos mas Persistentes
Deve ensinar-se às crianças que suas faculdades lhes foram dadas para honra e glória de Deus. Para tal fim devem aprender a lição da obediência. ... Mediante esforço moderado e persistente deve estabelecer-se este hábito. Assim, em grande parte, podem ser evitados aqueles conflitos posteriores entre a vontade e a autoridade, os quais tanto contribuem para suscitar na mente dos jovens desapego e amargura para com os pais e professores, e tantas vezes resistência a toda a autoridade, humana e divina. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 110.
Não Permitir Argumentos ou Evasivas
Deve ser o primeiro cuidado dos pais estabelecer um bom governo na família. A palavra dos pais deve ser lei, excluindo toda argumentação ou evasivas. Desde a infância, as crianças devem ser ensinadas a obedecer irrestritamente aos pais. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.
A estrita disciplina pode, às vezes, causar descontentamento, e as crianças desejarão fazer sua própria vontade; contudo, onde elas aprenderam a lição da obediência aos pais, estão mais preparadas para se submeterem aos requisitos de Deus. Portanto, o ensino recebido na infância influencia a experiência religiosa e molda o caráter do homem. Signs of the Times, 26 de fevereiro de 1880.
Não Permitir Exceções
Como professores da própria família, os pais devem cuidar de que as leis não sejam desobedecidas. ... Permitindo aos filhos prosseguirem na desobediência, deixam de exercer a devida disciplina. As crianças devem ser levadas ao ponto de submissão e obediência. Não se deve permitir a desobediência. O pecado jaz à porta dos OC - Pag. 86 pais que permitem aos filhos desobedecer. ... Os filhos precisam compreender que devem obedecer. Manuscrito 82, 1901.
Obediência Imediata e Perfeita
Quando os pais deixam de exigir obediência imediata e perfeita dos filhos, deixam de colocar o devido fundamento do caráter em seus pequeninos. Preparam os filhos para desonrá-los quando forem mais velhos, e trarão tristeza ao seu coração quando se aproximarem da sepultura. Manuscrito 18, 1891.
As Exigências Devem Ser Razoáveis
As exigências dos pais sempre devem ser razoáveis; manifestem a bondade, não em tola condescendência, mas em uma sábia direção. Ensinem os pais aos filhos com satisfação, sem ralhar nem criticar, procurando unir o coração dos pequenos a eles pelos sedosos laços do amor. Sejam todos, pais e mães, professores, irmãos e irmãs mais velhos, uma força educativa para fortalecer todos os interesses espirituais, e trazer ao lar e à vida escolar uma atmosfera sadia, que auxilie as crianças mais novas a crescerem na doutrina e admoestação do Senhor. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 158 e 159.
No ensino de nossos próprios filhos, e no dos filhos alheios, temos provado que eles nunca amam menos aos pais e tutores por os restringirem de fazer o mal. Review and Herald, 10 de maio de 1898.
Dar as Razões Para a Obediência
Os filhos devem aprender a obedecer no governo da família. Devem formar caráter simétrico que Deus possa aprovar, mantendo a lei na vida do lar. Os pais cristãos devem educar os filhos a obedecer à lei de Deus. ... As razões dessa obediência e respeito à lei de Deus podem ser inculcadas nos filhos, OC - Pag. 87 logo que estes lhe possam compreender a Natureza, para que saibam o que devem e o que não devem fazer. Manuscrito 126, 1897.
A Palavra dos Pais Deve Ser Lei
Os filhos que estão sob o vosso controle devem ser levados a obedecer-vos. Vossa palavra deve ser sua lei. Review and Herald, 19 de setembro de 1854.
Muitos pais cristãos deixam de ordenar os filhos depois deles e então se admiram de que estes sejam perversos, desobedientes, ingratos e não santificados. Tais pais estão sob a censura de Deus. Têm negligenciado criar os filhos na doutrina e na admoestação do Senhor. Deixaram de ensinar-lhes a primeira lição do cristianismo: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Prov. 9:10. "A estultícia", diz o sábio, "está ligada ao coração do menino." Prov. 22:15. O amor à tolice, o desejo de fazer o mal, a aversão às coisas santas, são algumas das dificuldades que os pais devem enfrentar no campo missionário do lar. ...
Na força de Deus, os pais devem levantar-se e ordenar a sua casa após si. Devem aprender a reprimir o mal com mão firme, mas sem impaciência ou paixão. Não devem deixar a criança a conjeturar o que é direito, mas devem apontar o caminho em termos inconfundíveis e ensinar-lhes a andar nele. Review and Herald, 4 de maio de 1886.
A Influência de uma Criança Desobediente
Uma criança desobediente ocasionará grande mal àqueles com quem se associa, pois moldará outras crianças segundo a sua própria norma. Review and Herald, 13 de março de 1894.
Condescender com o Pecado
Ensinai vossos filhos a honrar-vos, porque a lei de Deus sobre eles impõe esse dever. Se permitirdes os filhos considerarem levianamente vossa OC - Pag. 88 vontade e não dar atenção às leis da casa, estareis condescendendo com o pecado; estareis permitindo o diabo trabalhar como ele quer; e a mesma insubordinação, falta de reverência e amor-próprio serão levados com eles até mesmo para a vida religiosa e a igreja. E o começo de todo este mal é, nos livros do Céu, imputado à negligência dos pais. Review and Herald, 14 de abril de 1885.
O Hábito da Obediência é Estabelecido Pela Repetição
As lições de obediência, de respeito à autoridade, necessitam ser frequentemente repetidas. Esta espécie de trabalho feito na família será um poder para o bem, e não somente serão as crianças restringidas do mal e constrangidas a amar a Deus e à justiça, mas os próprios pais serão igualmente beneficiados. Esta espécie de trabalho que Deus requer, não pode ser feito sem uma contemplação muito séria de sua parte, e muito estudo da Palavra de Deus, a fim de que possam instruir segundo a Sua direção. Manuscrito 24, 1894.
https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/34/91/96/dominio-proprio
CAPÍTULO 13
Domínio Próprio
OC - Pag. 91
V. Outras Lições Básicas
Domínio Próprio
Preparar os Filhos Para a Vida e Seus Deveres
Bem pode a mãe indagar com profunda ansiedade, ao contemplar os filhos postos sob os seus cuidados: Qual é o grande alvo e objetivo de sua educação? Será prepará-los para a vida e seus deveres, habilitá-los para assumir uma posição honrosa no mundo, fazer o bem, beneficiar os seus semelhantes, alcançar a seu tempo a recompensa dos justos? Se assim for, então a primeira lição a lhes ser ensinada é a do domínio próprio; pois nenhuma pessoa indisciplinada, cabeçuda, pode esperar alcançar êxito neste mundo, ou recompensa no vindouro. Pacific Health Journal, maio de 1890.
Ensinar a Criança a Ceder
Antes de terem um ano de idade, os pequenos ouvem e compreendem o que se diz a seu respeito, e sabem até que ponto serão tolerados. Mães, deveis ensinar vossos filhos a ceder a vossa vontade. Esse ponto deve ser alcançado, se quiserdes manter o controle sobre vossos filhos e preservar vossa dignidade como mãe. Vossos filhos aprenderão depressa justamente o que deles esperais; sabem quando sua vontade conquista a vossa, e tirarão a maior vantagem de sua vitória. Signs of the Times, 16 de março de 1891.
É uma grande crueldade permitir que desenvolvam hábitos errôneos, colocar a lei nas mãos da criança e deixá-la governar. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág 68.
Não Satisfazer Desejos Egoístas
Caso os pais não sejam cuidadosos, de tal maneira tratarão os filhos que os levarão a exigir atenção e privilégios que exigirão dos pais que se sacrifiquem para condescender com eles.
OC - Pag. 92
Os filhos exigirão dos pais que façam coisas para eles, que lhes satisfaçam os desejos, e os pais o farão, a despeito do fato de isso estar incentivando neles o egoísmo. Mas assim fazendo, os pais estão prejudicando os filhos. Mais tarde, verificarão que coisa difícil é neutralizar a influência da educação dos primeiros anos da vida de uma criança. Cedo devem as crianças aprender que não podem ser satisfeitas quando os seus desejos são movidos pelo egoísmo. Signs of the Times, 13 de agosto de 1896.
Não Dar Coisa Alguma Pela Qual a Criança Grita
Uma preciosa lição que a mãe precisará repetir frequentemente é a de que a criança não deve governar; ela não é o chefe, mas a vontade e desejos da mãe devem ser supremos. Assim lhe está ela ensinando o domínio próprio. Não lhe deis nada pelo qual grita, mesmo que o vosso terno coração muito deseje fazer isso; pois se uma vez alcançarem a vitória gritando, esperarão fazê-lo de novo. Da segunda vez, a luta será mais veemente. Manuscrito 43, 1900.
Nunca Permitir Demonstração de Temperamento Irascível
Entre as primeiras tarefas da mãe está a de restringir o temperamento dos pequeninos. Não se deve permitir os filhos manifestarem ira; não se lhes deve permitir atirar-se ao solo, bater e gritar por lhe ter sido negado algo que não era para o seu máximo bem. Tenho sido angustiada ao ver como muitos pais condescendem com os filhos na demonstração de temperamento irascível. As mães parecem olhar para essas explosões de ira como algo que deva ser suportado, e parecem indiferentes ao comportamento da criança. Mas uma vez permitido um mal, será repetido, e sua repetição resultará em hábito e assim o caráter da criança será malformado. Signs of the Times, 16 de março de 1891.
OC - Pag. 93
Quando Repreender um Espírito Mau
Frequentemente tenho visto o pequeno jogar-se e gritar se sua vontade foi contrariada de qualquer maneira. Esse é o tempo de repreender o mau espírito. O inimigo procurará dominar a mente de nossos filhos; permitir-lhe-emos nós moldá-los segundo a sua vontade? Esses pequenos não podem discernir que espírito os está influenciando, e é dever dos pais exercer juízo e prudência por eles. Seus hábitos devem ser cuidadosamente vigiados. As más tendências devem ser restringidas, e a mente estimulada em favor do direito. A criança deve ser encorajada em todo o esforço de dominar a si mesma. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 61.
Começar com os "Cânticos de Belém"
As mães devem educar os bebês que têm ao colo de acordo com princípios e hábitos corretos. Não devem permitir que batam com a cabeça no chão. ... Eduquem-nos as mães na infância. Comecem com os cânticos de Belém. Essas suaves melodias terão uma influência tranquilizadora. Cantai-lhes em voz baixa essas melodias quanto a Cristo e Seu amor. Manuscrito 9, 1893.
Nenhuma Vacilação ou Indecisão
Logo que possível o temperamento perverso deve ser reprimido na criança; pois quanto mais for adiado esse dever, tanto mais difícil será realizá-lo. As crianças de disposição viva e agitada, necessitam de um cuidado especial dos pais. Devem ser tratadas de maneira especialmente bondosa mas firme; no seu caso não deve haver vacilação ou indecisão da parte dos pais. Os traços de caráter, que naturalmente impediriam o crescimento de suas faltas peculiares, devem ser cuidadosamente alimentados e fortalecidos. A condescendência para com as crianças de disposição impetuosa e perversa resultará a sua ruína. Suas faltas se fortalecerão com os anos, retardar-lhe-ão o OC - Pag. 94 desenvolvimento do espírito e preponderarão sobre todos os bons e nobres traços de seu caráter. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.
Importante o Exemplo dos Pais
Alguns pais não têm domínio sobre si mesmos. Não controlam os seus apetites doentios ou seu temperamento impetuoso, portanto não podem educar os filhos sobre a negação de seu apetite e ensinar-lhes o domínio próprio. Pacific Health Journal, outubro de 1897.
Se os pais quiserem ensinar aos filhos o domínio próprio, eles mesmos devem formar primeiro o hábito. As repreensões e críticas dos pais encorajam nos filhos um temperamento precipitado e impetuoso. Signs of the Times, 24 de novembro de 1881.
Não Deixar de Fazer o Bem
Os pais gostam demais da comodidade e do prazer, para desempenharem na vida do lar a obra que Deus lhes designou. Não veríamos o terrível estado de maldade que existe entre a juventude atual se esta tivesse sido devidamente educada em casa. Se os pais realizassem a obra que lhes foi dada por Deus e ensinassem aos filhos a restrição, abnegação e domínio próprio, tanto por preceito como pelo exemplo, verificariam que, ao estarem procurando cumprir o seu dever, de modo a receber a aprovação de Deus, estariam aprendendo preciosas lições na escola de Cristo. Estariam aprendendo a paciência, a longanimidade, o amor e a mansidão; e essas são as mesmas lições que devem ensinar aos filhos.
Depois de despertadas as sensibilidades morais dos pais, e de terem assumido a obra negligenciada com renovada energia, não deveriam ficar desanimados ou permitir serem impedidos nessa obra. Muitos se cansam de fazer o bem. Ao verificarem que ser requer exaustivo esforço, constante domínio próprio e multiplicada graça, bem como conhecimento, para OC - Pag. 95 fazer frente às inesperadas emergências que surgem, ficam desanimados e desistem da luta deixando o inimigo das almas agir como quer. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, deve a obra prosseguir até que o caráter de vosso filho seja formado e os hábitos estabelecidos da maneira correta. Não deveis abandonar e deixar vossa família vaguear de uma maneira solta e sem governo. Review and Herald, 10 de julho de 1888.
Nunca Perder o Domínio de Si
Nunca devemos perder o domínio de nós mesmos. Conservemos sempre diante de nós o Modelo perfeito. É um pecado falar de modo impaciente e mal-humorado, ou ficar zangado - ainda mesmo que não falemos. Devemos andar dignamente, representando corretamente a Cristo. Falar uma palavra irada é como a pedra batendo na pedra: imediatamente suscita sentimentos de ira.
Nunca sejais como o ouriço da castanha. No lar, não vos permitais usar palavras ásperas e ríspidas. Deveis convidar o Hóspede celestial para vir a vosso lar, possibilitando, ao mesmo tempo, a Ele e aos anjos celestiais, habitar convosco. Deveis receber a justiça de Cristo, a santificação do Espírito de Deus, a beleza da santidade, para que possais revelar a Luz da Vida aos que estão ao vosso redor. Manuscrito 102, 1901.
"Melhor é o longânimo", diz o sábio, "do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade." Prov. 16:32. O homem ou a mulher que preservam o equilíbrio da mente, ao serem tentados a condescender com a paixão, está diante de Deus e dos anjos celestiais numa posição mais elevada que o mais renomado general que já conduziu um exército à batalha e à vitória. Disse famoso imperador, no leito de morte: "Entre todas as minhas conquistas, apenas uma há que me dá qualquer consolo agora, e essa é a vitória que obtive sobre o meu próprio temperamento turbulento."
OC - Pag. 96
Alexandre e César acharam mais fácil subjugar o mundo do que dominar a si mesmos. Depois de conquistar uma nação após outra, caíram - um deles, "vítima da intemperança; e o outro, de uma ambição desmedida". Good Health, novembro de 1880.
https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/34/97/100/silencio,-respeito-e-reverencia
CAPÍTULO 14
Silêncio, Respeito
e Reverência
OC - Pag. 97
Reprimir o Barulho e a Violência
Não permita a mãe que sua mente se ocupe com coisas demais. ... Com a maior diligência e estrita vigilância, ela deve cuidar dos pequeninos que, se deixar, seguirão cada impulso que brota do fundo de seu coração inexperiente e ignorante. Na exuberância de seu espírito, darão expansão ao barulho e à violência no lar. Isso deve ser impedido. As crianças serão igualmente felizes se forem educadas a não fazer tais coisas. Devem ser ensinadas que, ao chegarem as visitas, devem ficar quietas e ser respeitosas. Manuscrito 64, 1899.
Calma no Lar
Pais e mães, ... ensinai a vossos filhos que devem estar subordinados à lei. Não lhes deixeis pensar que, por serem crianças, é seu privilégio fazerem em casa todo o barulho que quiserem. Regras e regulamentos sábios devem ser feitos e postos em vigor, a fim de que não seja estragada a beleza da vida do lar. Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.
Os pais fazem aos filhos grande mal quando permitem que gritem e chorem. Não lhes deve ser permitido serem descuidados e barulhentos. Caso esses traços de caráter objetáveis não forem reprimidos nos primeiros anos, as crianças os levarão consigo, fortalecidos e desenvolvidos, para a vida religiosa e de negócios. As crianças serão da mesma forma felizes se forem ensinadas a ficarem quietas em casa. Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.
OC - Pag. 98
Ensinar o Respeito à Voz da Experiência
As crianças devem ser ensinadas a respeitar a voz da experiência, e serem guiadas pelos pais e professores. Sejam educadas de maneira que sua mente se ache unida com a dos pais e professores, instruídas de modo a poderem ver a conveniência de atender a seus conselhos. Então, ao sair de sob a mão guiadora deles, seu caráter não será como a cana agitada pelo vento. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág 75.
A Frouxidão dos Pais Incentiva o Desrespeito
Se em sua própria casa é permitido aos filhos serem desrespeitosos, desobedientes, ingratos e impertinentes, seu pecado jaz à porta dos pais. Carta 104, 1897.
A mãe... deve governar a casa sabiamente, na dignidade de sua maternidade. Sua influência no lar deve ser excelsa; sua palavra, lei. Se é cristã, sob o governo de Deus, se imporá ao respeito dos filhos. Dizei a vossos filhos exatamente o que exigis deles. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 111.
Quando os pais não mantêm sua autoridade, ao irem os filhos para a escola não têm o devido respeito aos professores ou ao diretor da escola. A reverência e o respeito que devem ter nunca lhes foram ensinados em casa. O pai e a mãe ficavam no mesmo nível dos filhos. Manuscrito 14, 1894.
Resultados de uma Impertinência não Reprimida
Mostrai respeito aos vossos filhos e não lhes permitais falar-vos ou dirigir-vos uma palavra desrespeitosa. Manuscrito 114, 1903.
Uma Atitude Juvenil Sábia
Sábio e grandemente abençoado é o jovem que sente ser seu dever, se tem pais, respeitá-los e, se não tem, considera seu tutor ou aqueles com quem vive, como conselheiros, confortadores, e, em OC - Pag. 99 alguns aspectos, como seus governantes, e que permite as restrições de seu lar exercerem influência sobre ele. Testimonies, vol. 2, pág. 308.
A Reverência Deve Ser Alimentada
A reverência... é uma graça que deve ser cuidadosamente alimentada. Toda criança deve ser ensinada a mostrar a verdadeira reverência para com Deus. Profetas e Reis, pág. 236.
O Senhor deseja que compreendamos que devemos colocar nossos filhos na relação correta para com o mundo, a igreja e a família. O primeiro ponto a ser considerado é sua relação para com a família. Ensinemos-lhes a serem corteses uns para com os outros e corteses para com Deus. "Que quereis dizer", podeis indagar, "ao dizer que lhes devemos ensinar a serem polidos para com Deus?" Quero dizer que devem ser ensinados a reverenciar ao nosso Pai celestial e a apreciar o grande e infinito sacrifício que Cristo fez em nosso favor. ... Os pais e filhos devem manter tão íntima relação para com Deus que os anjos celestes possam comunicar-se com eles. Esses mensageiros são impedidos de entrar em muitos lares em que são comuns a iniquidade e a indelicadeza para com Deus. Peguemos de Sua Palavra o espírito do Céu e o tragamos para a nossa vida aqui. Manuscrito 100, 1902.
Como Ensinar a Reverência
Os pais podem e devem interessar seus filhos no conhecimento variado que se encontra nas páginas sagradas. Mas, se quiserem interessar seus filhos e filhas na Palavra de Deus, deverão eles próprios estar interessados na mesma. Devem estar familiarizados com seus ensinos, e, conforme Deus ordenou a Israel, falar a tal respeito "assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te". Deut. 11:19. Aqueles que desejam que seus filhos OC - Pag. 100 amem e reverenciem a Deus, devem falar de Sua bondade, Sua majestade e Seu poder, conforme se acham revelados em Sua Palavra e nas obras da criação. Patriarcas e Profetas, pág. 504.
A Reverência é Revelada Pela Obediência
Mostre-se às crianças que a verdadeira reverência se revela pela obediência. Deus nada ordenou que não seja essencial, e não há outro modo tão agradável a Ele para se manifestar reverência como a obediência àquilo que Ele falou. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 111.
https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/34/101/102/o-cuidado-em-lidar-com-a-propriedade
CAPÍTULO 15
O Cuidado em Lidar
com a Propriedade
OC - Pag. 101
Cuidados em Relação à Propriedade
Reprimir as Tendências Destruidoras
A educação deve ser completa e uniforme. Toda mãe precisa ser diligente. Não deve permitir que coisa alguma lhe desvie a mente. Não deve permitir os filhos seguirem sua vontade não educada ao lidar com as coisas em casa. Deve-se-lhes ensinar que não devem conservar a casa em perpétua desordem, mexendo nas coisas para se distraírem. Mães, ensinai as crianças desde a mais tenra idade que não devem considerar tudo na casa como brinquedo seu. Por essas pequeninas coisas ensina-se a ordem. Não importa quanta algazarra possam as crianças fazer, não permitais que o instinto de destruição, que é grande na infância e na meninice, seja fortalecido e cultivado. Deus diz: "Farás", e "Não farás". Sem perderem a paciência, mas decididamente, devem os pais dizer aos filhos: Não, e ficar firmes.
Com firmeza devem recusar permitir que tudo na casa seja manuseado livremente, e jogado em qualquer lugar do assoalho ou no chão. Os que permitem à criança seguir tal curso, estão lhe causando um grande mal. Pode ela não ser criança má, mas sua educação a está tornando muito importuna e destruidora. Manuscrito 64, 1899.
Ensinar o Respeito à Propriedade Alheia
Alguns pais permitem aos filhos serem destruidores, usar como brinquedo coisas que eles não têm o direito de tocar. Deve-se ensinar às crianças que elas não devem pegar nas coisas que pertencem aos outros. Para o conforto e felicidade da família, devem aprender a observar as regras de propriedade.
OC - Pag. 102
As crianças não são mais felizes quando se lhes permite pegar em tudo que veem. Se não forem ensinadas a ser cuidadosas, crescerão com traços de caráter desagradáveis e destruidores. Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.
Brinquedos Fortes e Duráveis
Não deis às crianças brinquedos que facilmente se quebrem. Fazer isso corresponde a dar lições de destruição. Tenham elas alguns brinquedos, e que sejam fortes e duráveis. Tais sugestões, por pequenas que possam parecer, significam muito na educação da criança. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 123.
CAPÍTULO 33
A Responsabilidade dos Pais
na Formação do Caráter
OC - Pag. 169
A Responsabilidade dos Pais
Uma Comissão Divina aos Pais
Deus tem dado aos pais o seu trabalho: formar o caráter dos filhos segundo o Modelo divino. Por Sua graça poderão realizar a tarefa; mas isso exigirá esforço paciente e consciencioso, não menos que firmeza e decisão para guiar a vontade e restringir as paixões. Um campo deixado ao abandono só produz espinhos e cardos. Aquele que quer alcançar uma colheita para a utilidade e beleza deve primeiro preparar o solo e espalhar a semente, então cavar ao redor dos novos rebentos, removendo o mato e afofando a terra, e as preciosas plantas florescerão, recompensando-lhe ricamente o cuidado e o labor. Signs of the Times, 24 de novembro de 1881.
A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos; e nunca dantes foi seu diligente estudo tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar transes tão significativos; nunca dantes moços e moças foram defrontados por perigos tão grandes como hoje. Educação, pág. 225.
Eis vossa obra, pais: desenvolver o caráter de vossos filhos em harmonia com os preceitos da Palavra de Deus. Essa obra deve vir primeiro, pois nelas estão envolvidos interesses eternos. A formação do caráter de vossos filhos é de maior importância que o cultivo de vossas fazendas, mais essencial que a construção de casas para morar e a realização de qualquer espécie de negócio ou indústria. Signs of the Times, 10 de setembro de 1894.
OC - Pag. 170
O Lar, a Melhor Escola Para a Formação do Caráter
Nem a escola de igreja, tampouco a escola superior, proporcionam, como o faz o lar, as oportunidades de firmar o edifício do caráter de uma criança sobre o fundamento apropriado. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 162.
O Caráter Deve Ser Endireitado
Os que não endireitam o caráter nesta vida jamais poderão ter parte na vida imortal futura. Oh, quão importante é que a juventude se conserve direita! E os pais desempenham parte importante nessa questão. Sobre eles repousa a sagrada responsabilidade de educar os filhos para Deus. A eles é dada a obra de ajudar os pequeninos a formar caráter que lhes assegurem a entrada nas cortes de cima. Carta 78, 1901.
Os Pais não Devem Cometer Este Erro
Pais, por amor de Cristo não cometais um erro em vossa obra mais importante, a de moldar o caráter de vossos filhos para o tempo e para a eternidade. Um erro de vossa parte negligenciando a instrução fiel, ou na condescendência daquele afeto insensato que vos cega os olhos para os seus defeitos e vos impede de lhes aplicar a restrição apropriada, demonstrar-se-á sua ruína. Vossa atitude pode imprimir uma direção errada a toda a sua carreira futura. Vós determinareis para eles o que serão e o que farão em favor de Cristo e dos homens e pela sua própria alma.
Lidai honesta e fielmente com vossos filhos. Trabalhai corajosa e pacientemente. Não temais as cruzes, não poupeis tempo ou trabalho, responsabilidade ou sofrimento. O futuro de vossos filhos testificará do caráter de vossa obra. A fidelidade de vossa parte para com Cristo melhor se pode exprimir no caráter simétrico de vossos filhos que em qualquer outra maneira. Eles são a propriedade de Cristo, comprados por Seu próprio sangue. Se sua influência for totalmente do lado de Cristo, serão Seus colaboradores, ajudando outros a OC - Pag. 171 encontrar o caminho da vida. Se negligenciardes a obra que vos foi confiada por Deus, vossa atitude insensata de disciplina colocá-los-á na classe dos que se afastam de Cristo e fortalecem o reino das trevas. Testimonies, vol. 5, págs. 39 e 40.
Casa Limpa, Mas Filhos não Educados
Vi uma mãe cujo olho crítico podia discernir qualquer coisa imperfeita nos enfeites de madeira de sua casa, e que era muito cuidadosa no sentido de que a limpeza de sua casa fosse feita com perfeição no tempo exato por ela determinado, e que a executava frequentemente a despeito da saúde física e espiritual, enquanto os filhos eram deixados a correr na rua, dela obtendo sua educação. Essas crianças iam crescendo grosseiras, egoístas, rudes e desobedientes. Embora pagasse uma auxiliar, a mãe estava tão empenhada nos cuidados da casa que não podia ter tempo para educar devidamente os filhos. Deixava-os crescer com caráter defeituoso, indisciplinados e mal-educados. Podíamos sentir que o bom gosto da mãe não era exercido na direção correta, senão teria ela visto a necessidade de moldar a mente e as maneiras dos filhos e educá-los para terem caráter simétrico e temperamento amável.
Caso a mãe tivesse deixado essas coisas que permitira tomarem-lhe a primeira atenção virem em segundo lugar, teria considerado quase da mais infinita importância o preparo físico, mental e espiritual dos filhos. As que assumem a responsabilidade de mãe, devem sentir-se sob a mais solene obrigação para com Deus e para com os filhos, de educá-los de tal maneira que tenham disposição amável e afetuosa, e que sejam puros na moral, refinados no gosto, e de caráter amável. Signs of the Times, 5 de agosto de 1875.
OC - Pag. 172
Só Pelo Espírito de Deus
Pensamos que somos capazes de moldar nossa vida e caráter para entrar pelos portais da glória? Não o podemos fazer. Dependemos, cada momento, de que o Espírito de Deus opere em nós e em nossos filhos. Manuscrito 12, 1895.
Se os pais quiserem ver um estado de coisas diferente na família, consagrem-se eles inteiramente a Deus, e o Senhor lhes mostrará meios e maneiras pelas quais se possa operar uma transformação em sua casa. Manuscrito 151, 1897.
A Parte de Deus e a dos Pais
Pais cristãos, suplico-vos que desperteis. ... Caso negligencieis vosso dever e vos esquiveis de vossa responsabilidade, esperando que o Senhor faça vosso trabalho, sereis desapontados. Quando tiverdes feito fielmente tudo o que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será vosso ajudador; cooperará com vossos esforços; em Sua força alcançareis a vitória. ...
Quando os pais manifestarem tal interesse pelos filhos como o que Deus quer que manifestem, Ele ouvirá as suas orações, e cooperará com seus esforços. Mas Deus não Se propõe a fazer a obra que Ele determinou que os pais fizessem. Review and Herald, 13 de setembro de 1881.
O Criador Ajudará
Mães, lembrai-vos de que o Criador do Universo vos auxiliará em vosso trabalho. Na Sua força, e pelo Seu nome, levareis vossos filhos a serem vencedores. Ensinai-lhes a olhar a Deus em busca da força. Dizei-lhes que Deus lhes ouve as orações. Ensinai-lhes a vencer o mal com o bem. Ensinai-lhes a exercer uma influência elevadora e enobrecedora. Levai-os a se unirem com Deus, e então OC - Pag. 173 eles terão forças para resistir à mais forte das tentações. Então receberão a recompensa do vencedor. Review and Herald, 9 de julho de 1901.
Vosso compassivo Salvador contempla-vos com amor e simpatia, pronto para vos ouvir as orações e prestar auxílio de que necessitais em vosso trabalho cotidiano. Amor, alegria, paz, longanimidade, delicadeza, fé e caridade, são os elementos do caráter cristão. Essas preciosas graças são o fruto do Espírito. São a coroa e o escudo do cristão. Pacific Health Journal, setembro de 1890.
Uma Palavra de Ânimo aos que Erraram
Os que vêm ensinando os filhos de maneira imprópria não precisam desesperar; convertam-se a Deus e busquem o verdadeiro espírito de obediência, e serão habilitados a fazer decididas reformas. Conformando vossos próprios costumes com os princípios da santa lei de Deus, tereis influência sobre vossos filhos. Signs of the Times, 17 de setembro de 1894.
Alguns Filhos Recusarão Conselhos Paternos
Os pais podem fazer tudo ao seu alcance para dar aos filhos todo o privilégio e instrução, para que deem a Deus o coração; no entanto, os filhos podem recusar andar na luz e, pela sua má conduta, lançar considerações desfavoráveis sobre os pais que os amam, e cujo coração suspira pela sua salvação.
É Satanás que tenta os filhos a seguirem a conduta do pecado e desobediência. ... Se recusarem andar na luz, se recusarem submeter sua vontade e seu caminho a Deus, e persistirem em seguir, em sua impenitência, o rumo do pecado, a luz e o privilégio que têm tido, deporão contra eles no juízo, porque não andaram na luz, e não sabiam para onde iam. Satanás os está guiando, e tornam-se objetos de observações no mundo.
OC - Pag. 174
O povo dirá: Ora, olhem aquelas crianças! Seus pais são muito religiosos, mas vedes que eles são piores que meus filhos e eu não professo ser cristão! E, dessa maneira, os filhos que recebem boa instrução, e assim mesmo não lhe dão atenção, lançam injúria sobre os pais, desonrando-os e envergonhando-os perante um mundo ímpio. Também, pela sua atitude ímpia, trazem opróbrio sobre a religião de Jesus Cristo. Youth"s Instructor, 10 de agosto de 1893.
A Obra dos Pais
Pais, vossa obra é desenvolver nos filhos a paciência, a constância e o amor genuíno. Lidando corretamente com os filhos que Deus vos deu, vós os estais ajudando a pôr o fundamento de um caráter puro e bem equilibrado. Vós lhes estais infundido na mente princípios que eles um dia seguirão em sua própria família. O efeito de vossos esforços bem dirigidos ver-se-á ao dirigirem sua casa no caminho do Senhor. Review and Herald, 6 de junho de 1899.
0 Comentários