Divórcio e novo casamento - material para vídeo

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Porneia: Afinal, que pecado é esse?

Os temas “divórcio” e “repúdio” são tratados quatro vezes nos Evangelhos. Se contássemos apenas com as declarações de Marcos e de Lucas, veríamos a indissolubilidade do casamento sem mencionar nenhuma cláusula de exceção para o divórcio. Porém, o Evangelho de Mateus registra essa exceção em duas ocasiões. Primeiramente no Sermão do Monte, quando Jesus estava ensinando sobre o tema espontaneamente, sem ser arguido por ninguém. Na segunda vez foi em Mateus 19:1-10, quando Jesus responde perguntas sobre “motivos” que os fariseus fizeram para experimentá-lo. No idioma grego, a palavra citada na cláusula de exceção é porneia, que normalmente é traduzida como “relações sexuais ilícitas”, “imoralidade sexual”, “prostituição” ou “fornicação”.

Assim, poderíamos ler o texto assim:

“Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de porneia, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério”.

São exatamente os textos de Mateus que criam um problema para os que acreditam que nunca pode haver um novo casamento de uma pessoa divorciada. Quem adota tal pensamento precisa fazer todo um esforço interpretativo na tentativa de reduzir ao máximo o significado da cláusula de exceção, a ponto de ela se tornar uma “exceção aparente”.

Aqueles que entendem não haver novo casamento acabam por atribuir um significado tão restrito à palavra porneia, que ela fica esvaziada de importância. Alguns acreditam que a exceção caberia apenas para casamentos inválidos. Já para outros, a exceção só valeria para casamentos ainda não consumados, ou seja, em caso sexo pré-marital.

Mas, qual é a tradução para porneia? Veremos que essa palavra não aparece apenas em Mateus 5:32 e 19:9, mas em muitos outros textos do Novo Testamento, sendo usada para fazer referência a uma série de pecados sexuais. 

Não existe um só tipo de relação sexual ilícita: a relação entre duas pessoas não casadas comumente é chamada de fornicação; se uma dessas pessoas for casada, o pecado é adultério; se essas pessoas forem parentes próximos, ocorre o incesto; se são pessoas do mesmo sexo, homossexualismo; se a relação se dá entre um ser humano e um animal, o pecado é a bestialidade. 

A palavra porneia no Novo Testamento

O substantivo porneia, o verbo porneuo e suas derivações podem ser usados no Novo Testamento para se referir a qualquer pecado sexual. Vejamos alguns exemplos:

    1. Em I Coríntios 5:1 a palavra porneia é usada para se referir à relação incestuosa entre um homem e sua madrasta.
    1. Em I Coríntios 6:13-20, Paulo usa a palavra porneia para se referir ao envolvimento sexual entre um homem e uma prostituta (que em grego é porne). Se esse homem for casado, sabemos que ele comete adultério contra sua esposa, porém, Paulo usa a palavra porneia, pois ela se refere à qualquer relação sexual ilícita, inclusive o adultério.
    1. Em I Coríntios 10:8, a palavra porneia é usada para descrever o pecado dos israelitas em Números 25:19, quando eles se prostituíram com as mulheres moabitas. De todos aqueles homens que se prostituíram com as moabitas, é muito provável que estivessem tanto homens solteiros como casados, e por isso a palavra porneia é muito adequada para descrever aquele pecado, pois por sua amplitude abarca todo tipo de relação sexual ilícita.   
    1. O pecado dos israelitas em Números 25:1-9 também é mencionado no livro de Apocalipse como porneia, quando Jesus fala sobre a doutrina da Balaão: “o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticaram a prostituição (porneuo) (Apocalipse 2:14).
    1. Em Atos 15:19 e 20 é escrita uma carta aos cristãos gentios, orientando-os a se absterem, dentre outras coisas, da porneia. Ora, essa carta foi enviada às igrejas, composta por pessoas de todos os estados civis (solteiros e casados). Por isso, não se pode acreditar que essa orientação dizia respeito apenas ao adultério ou a fornicação, mas sim à imoralidade sexual em geral.
    1. O mandamento quanto a se abster da porneia também aparece em I Tessalonicenses 4:3, associado à santificação e à vontade de Deus: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição (porneia). Ora, essa orientação foi dada para toda uma igreja, e por isso não podemos supor que Paulo estivesse falando exclusivamente sobre a abstenção do sexo pré-marital ou do adultério. Ele estava falando para se abster das relações sexuais ilícitas em geral.
    1. Em Judas 7, uma derivação do verbo porneuo (ekporneuo, que dá a ideia de entregar-se à prostituição ou imoralidade) é usada para falar do pecado de Sodoma e Gomorra, que sabemos que foi o homossexualismo.
    1. Em Apocalipse 2:20, Jesus declara que uma falsa profetisa chamada Jezabel seduzia os servos de Deus a praticarem a prostituição (porneuo). No versículo 21, o Senhor diz que deu tempo àquela mulher para que se arrependesse da sua prostituição (porneia) e, por fim, ele a prostra de cama e em grande tribulação os que com ela adulteram (aqui aparece o verbo moicheuo), caso não se arrependessem das obras que ela incita. Ora, ao mesmo tempo em que Jesus diz que Jezabel incitava os servos de Deus à porneia, também diz que os que foram seduzidos por ela cometeram moicheia. Essa troca de expressões (porneia por moicheia) se dá em função de porneia se referir genericamente à imoralidade sexual, enquanto que moicheia é o específico pecado de adultério.
  1. Se retornarmos ao texto de I Coríntios 6:13-20, veremos que o versículo 18 define com nitidez e clareza o conceito de porneia:

“Fugi da impureza (porneia). Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade (porneuo) peca contra o próprio corpo”.

Qualquer pecado é cometido fora corpo, mas a porneia é contra o corpo. Por isso, se afirmássemos que porneia se refere apenas a um específico pecado sexual, teríamos que dizer que qualquer outro pecado sexual seria cometido fora do corpo. Ou seja, se porneia fosse apenas sexo pré-marital, teríamos que dizer que o adultério, o incesto, o homossexualismo e a bestialidade são pecados cometidos fora do corpo. Mas isso seria um grande equívoco. Todos esses pecados são contra o corpo, são porneia, e ofendem o santuário do Espírito Santo, que somos nós.

Fugi da impureza (porneia). Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade (porneuo) peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6:18,20).

O sexo pré-marital é porneia, mas o incesto, a bestialidade, o adultério, o homossexualismo e o sexo por pagamento também são. Restringir porneia somente ao sexo pré-marital é um equívoco.


O uso da palavra porneia fora do Novo Testamento

É importante observar que, quando o Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para o grego na versão conhecida como Septuaginta (entre os séculos III a I a.C), a palavra que traz o conceito de imoralidade ou prostituição foi traduzida como porneia e outras correlatas. Isso ocorre, por exemplo, no livro de Oseias, quando fala da prostituição da esposa do profeta, e também em Jeremias 3 e Ezequiel 16 e 23, textos que falam da prostituição espiritual de Israel.

Na Septuaginta, os pecados de Gômer, esposa do profeta Oséias, são simultaneamente descritos como porneia e moicheia:

“Repreendei vossa mãe, repreendei-a, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido, para que ela afaste as suas prostituições [porneian autés] de sua presença e os seus adultérios [moicheian autés] de entre os seus seios” (Oséías 2:2 [2:4]).

Se a esposa de Oséias foi repreendida por praticar a porneia, logo, para os tradutores da Septuaginta, essa palavra não poderia se referir apenas ao sexo pré-marital.

No livro do profeta Jeremias, no capítulo três, Deus usa a figura do casamento para falar de sua relação com Israel e com Judá. E a infidelidade, tanto de Israel como de Judá, ora é descrita como prostituição, ora como adultério. Ambas as expressões são intercambiáveis no texto. A palavra hebraica para prostituição é zanah, que foi traduzida para o grego, na Septuaginta, como porneia e termos derivados. Vejamos abaixo as vezes em que aparece derivações de porneia e de moicheia em Jeremias 3, conforme a Septuaginta:

Se um homem repudiar sua mulher, e ela o deixar e tomar outro marido, porventura, aquele tornará a ela? Não se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste [porneia] com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. Levanta os olhos aos altos desnudos e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas à espera deles como o arábio no deserto; assim, poluíste a terra com as tuas devassidões [porneia] e com a tua malícia. […] Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a pérfida Israel? Foi a todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa e se deu ali a toda prostituição [porneia]. E, depois de ela ter feito tudo isso, eu pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. A sua pérfida irmã Judá viu isto. Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério [moicheia], eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição [porneia] . Sucedeu que, pelo ruidoso da sua prostituição [porneia], poluiu ela a terra; porque adulterou [moicheia], adorando pedras e árvores. Apesar de tudo isso, não voltou de todo o coração para mim a sua falsa irmã Judá, mas fingidamente, diz o SENHOR” (Jeremias 3:1-2;7-10).

Ora, se a infidelidade de Israel é descrita como adultério, é porque na figura usada pelo Senhor ele estava casado com Israel. Se o mesmo pecado também é chamado de porneia, essa palavra foi usada para descrever a infidelidade de uma pessoa casada.

Em Números 14:33, a expressão que se refere às infidelidades de Israel também foram traduzidas para o grego como porneia.

“Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades [porneia], até que o vosso cadáver se consuma neste deserto” (Números 14:33).

Se quisermos conhecer um pouco mais sobre o uso da palavra porneia na língua grega, é interessante conhecermos um texto do livro de Eclesiástico, que é considerado canônico por católico, mas apócrifo pelos protestantes. Em Eclesiástico 23:23 (23:33 em algumas versões), ao falar de uma mulher em adultério, é dito que ela cometeu porneia. Na Septuaginta, o texto aparece assim:

prwton men gar en nomw uyistou hpeiqhsen kai deuteron eiV andra authV eplhmmelhsen kai to triton en porneia emoiceuqh kai ex allotriou androV tekna paresthsen (Eclesiastico 23:23 – Septuaginta transliterada)

Na tradução da CNBB:

Primeiro, ela foi infiel à lei do Altíssimo; segundo, pecou contra seu marido; terceiro, prostituiu-se no adultério e teve filhos de outro marido” (Eclesiástico 23:33).

Essa citação apenas evidencia o fato de que, na língua grega, o termo porneia podia ser usado para se referir genericamente à imoralidade sexual ou às relações sexuais ilícitas. Assim, uma pessoa pode se prostituir no adultério, na homossexualidade, na fornicação etc.

Portanto, porneia significa: 1) relação sexual ilícita 1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc. 1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18 1c) relação sexual com um homem ou mulher divorciada; #Mc 10.11,12 2) metáf. adoração de ídolos 2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos (Dicionário STRONG).

Uma vez que já está claramente estabelecido que o termo porneia era usado para se referir a qualquer relação sexual ilícita, pesa sobre os que restringem sua abrangência pelo menos dois ônus.

O primeiro ônus é o de expor as razões pelas quais o termo porneia, nos textos de Mateus 5 e 19, não poderia ser compreendido no seu significado comum e generalizado, que é o de relações sexuais ilícitas. Para afastar o significado comum dessa palavra, é preciso apresentar argumentos consistentes, pois não se pode limitar ou mudar, de forma arbitrária, o significado de certa palavra simplesmente porque ela não se encaixa numa interpretação doutrinária previamente estabelecida.

O segundo ônus é o de, uma vez que se atribui à porneia um significado diferente do comum, sustentar que as razões pelas quais a palavra teria necessariamente esse significado distinto. Por exemplo, quem sustenta que o termo significa apenas sexo pré-marital durante o noivado, precisa apresentar argumentos consistentes tanto para dizer que porneia não é uma referência à imoralidade em geral, como também precisa dizer a razão pela qual essa expressão significaria apenas sexo pré-marital e não algum outro pecado de ordem sexual.

O que temos visto entre aqueles que restringem o significado de porneia é o uso de argumentos pouco consistentes e que não desobrigam seus defensores de nenhum dos ônus que mencionamos.


Respondendo a algumas objeções

Uma das objeções levantadas por quem defende um significado estrito para porneia, referindo-se apenas ao sexo pré-marital ou a uniões ilícitas, está no fato de que em Mateus 15:19, os termos porneia e moicheia são mencionados separadamente em uma lista de pecados. Ora, se ambos aparecem em uma mesma lista, seria porque moicheia (adultério) não poderia ser uma espécie de porneia. Logo, o significado de porneia deveria ter uma abrangência menor, restrita ao sexo pré-marital ou a uniões ilícitas. Contudo, se isso fosse verdade, o termo porneia estaria sendo usado num sentido totalmente oposto ao ao seu uso normal, tanto no Novo Testamento, como na Septuaginta. Além disso, há outras razões que derrubam essa ideia de que porneia se refere a um único pecado sexual.

Vejamos o texto de Mateus 15:19:

“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:19).

Se acreditarmos que o simples fato das palavras serem mencionadas juntas já excluiria moicheia do conceito de porneia, teríamos sérios problemas para entender outros textos bíblicos. Vejamos I Coríntios 6:9,10:

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros [pornos], nem idólatras, nem adúlteros [moichos], nem efeminados [malakos], nem sodomitas [arsenokoites], nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus” (I Coríntios 6:9,10).

No texto acima, numa mesma lista, aparecem os impuros (pornos), adúlteros (moichos), efeminados (malakos) e sodomitas (arsenokoites). Se o fato de aparecerem na mesma lista faz com que adúlteros e homossexuais não possam ser incluídos na condição de impuros (pornos), então teríamos um sério problema para entender o versículo que aparece pouco depois:

“Fugi da impureza [porneia]. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade [porneuo] peca contra o próprio corpo” (I Coríntios 6:18).

Se, por causa de I Coríntios 6:9, o adúltero não pode ser incluído no conceito de impuro (pornos), teríamos que dizer que o adultério não é um pecado contra o corpo, mas um pecado fora do corpo. Afinal, qualquer outro pecado além da impureza (porneia) é cometido fora do corpo, mas quem comete porneia peca contra o próprio corpo. Teríamos que dizer o mesmo quanto ao homossexualismo, mas isso não faz sentido algum. É claro que adultério e o homossexualismo são pecados cometidos contra o corpo e estão incluídos no conceito de porneia.

No texto de I Timóteo 1:10, as palavras “impuros” (pornos) e sodomitas (arsenokoites) também aparecem uma ao lado da outra. Será que por isso teríamos que dizer que quem pratica a sodomia necessariamente não está praticando porneia, e não estaria pecando contra o próprio corpo? Chegar a essa conclusão seria um total absurdo.

O motivo de Paulo mencionar tais pecados numa mesma lista não significa que eles são conceitos que se excluem mutuamente, mas o apóstolo tão somente mencionou o pecado da porneia juntamente com algumas formas em que ele pode se manifestar. Cada um desses pecados consiste em porneia, por levar consigo a característica de sexo ilícito. Porém, além da ilicitude, eles carregam outras características específicas. O adultério, além de ser porneia, leva a caraterística da infidelidade, da deslealdade à aliança conjugal. O homossexualismo, além de ser porneia, leva consigo o fato de ser contrário à natureza.

Outro texto que teríamos dificuldades de entender seria I Timóteo 1:9, onde aparecem simultaneamente, uma ao lado da outra, as palavras “parricidas”, “matricidas” e “homicidas”. Ora, só porque tais palavras aparecem uma ao lado da outra não podemos concluir que os parricidas não são homicidas. Entender isso seria um equívoco. O apóstolo, porém, tinha intenção de mostrar a gravidade do pecado. Quando mencionou os homicidas, também citou algumas das formas mais graves que o homicídio pode tomar. Os homens são homicidas a tal ponto que não poupam nem pai e mãe.

Então, o fato de gênero e espécie serem mencionados juntos não significa, necessariamente, que um exclui o outro. Por isso, no texto de Mateus 15:19 não há elementos que determinem que moicheia esteja excluída do conceito de porneia.

Jesus, quando diz porneia, está se referindo à impureza sexual, ao leito maculado, à prostituição. Qualquer outro motivo para a separação que não seja esse, constitui um adultério.


https://biblehub.com/interlinear/matthew/19.htm

4202 [e]
porneia
πορνείᾳ  ,
sexual immorality
N-DFS
2532 [e]
kai
καὶ
and
Conj
1060 [e]
gamēsē
γαμήσῃ
shall marry
V-ASA-3S
243 [e]
allēn
ἄλλην  ,
another
Adj-AFS
3429 [e]
moichatai
μοιχᾶται  .
commits adultery
V-PIM/P-3S
2532 [e]
kai
‹καὶ
and
Conj

3588 [e]
ho

he who
Art-NMS





Vejamos outros exemplos: https://biblehub.com/greek/porneia_4202.htm

Mateus 19:9

¹ E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;

² E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

³ Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

⁴ Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

⁵ E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

⁶ Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

⁷ Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

⁸ Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

¹⁰ Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

¹¹ Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

¹² Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. 

Mateus 19:1-12

1 Corintios 5:1

¹ Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.

² Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

³ Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,

⁴ Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

⁵ Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Coríntios 5:1-5


1 Coríntios 6:13

¹⁰ Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

¹¹ E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

¹² Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

¹³ Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.  1 Coríntios 6:10-13


2Coríntios 12:21

²⁰ Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;

²¹ Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e fornicação, e desonestidade que cometeram. 2 Coríntios 12:20,21


Gálatas 5:19

¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21


Efésios 5:3

¹ Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele.

² Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus!

³ Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.

⁴ Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.

⁵ Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria). 

Efésios 5:1-5 (NTLH)


Apocalipse 19:2

¹ E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;

² Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Apocalipse 19:1,2

Porneiai:

Mateus 15:19

¹⁸ Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

¹⁹ Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

²⁰ São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.  Mateus 15:18-20


Marcos 7:21

²⁰ E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.

²¹ Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,

²² Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

²³ Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:20-23


Porneian:

Atos 21:25

²³ Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.

²⁴ Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

²⁵ Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicaçãoAtos 21:23-25


1 Coríntios 6:18

¹⁵ Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.

¹⁶ Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

¹⁷ Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

¹⁸ Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo1 Coríntios 6:15-18


Colossenses 3:5

⁵ Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

⁶ Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

⁷ Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.

⁸ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

⁹ Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,

¹⁰ E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:5-10


Porneias:

Mateus 5:32

²⁷ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

²⁸ Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

²⁹ Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

³⁰ E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

³¹ Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

³² Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultérioMateus 5:27-32


João 8:41

³⁹ Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.

⁴⁰ Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.

⁴¹ Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.

⁴² Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. João 8:39-42


Atos 15:20

¹³ E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:

¹⁴ Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.

¹⁵ E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:

¹⁶ Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.

¹⁷ Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,

¹⁸ Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

¹⁹ Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

²⁰ Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangueAtos 15:13-20


1 Coríntios 7:2

¹ Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

² Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

³ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 

1 Coríntios 7:1-3


1 Tessalonicenses 4:3

³ Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;

⁴ Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

⁵ Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 

1 Tessalonicenses 4:3-5


Apocalipse 2:21

²⁰ Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.

²¹ E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

²² Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. Apocalipse 2:20-22

Apocalipse 9:21

²⁰ E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

²¹ E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos. 

Apocalipse 9:20,21


Apocalipse 14:8

⁸ E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.

⁹ E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,

¹⁰ Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.  Apocalipse 14:8-10


Apocalipse 17:2

¹ E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

² Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicaçãoApocalipse 17:1,2


Apocalipse 17:4

⁴ E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação;

⁵ E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Apocalipse 17:4,5


Apocalipse 18:3

¹ E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

² E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.

³ Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra fornicaram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.

⁴ E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. 

Apocalipse 18:1-4


¹ Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

² Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

³ De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

⁴ Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

⁵ Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.

⁶ Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:1-6


¹ Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

² Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

³ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

⁴ A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

⁵ Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

⁶ Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.

⁷ Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.

⁸ Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.

⁹ Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

¹⁰ Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

¹¹ Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

¹² Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.

¹³ E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.

¹⁴ Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

¹⁵ Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

¹⁶ Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

¹⁷ E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.

¹⁸ É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.

¹⁹ A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.

²⁰ Cada um fique na vocação em que foi chamado.

²¹ Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.

²² Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.

²³ Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

²⁴ Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.

²⁵ Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.

²⁶ Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.

²⁷ Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.

²⁸ Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

²⁹ Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;

³⁰ E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;

³¹ E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

³² E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

³³ Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

³⁴ Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

³⁵ E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.

³⁶ Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.

³⁷ Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.

³⁸ De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.

³⁹ A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

⁴⁰ Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus

1 Coríntios 7:1-40

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