Reflexão sobre Vida no Campo

     https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi/gn/13/13+?q=os+homens+de+sodoma+eram

 Então Abrão disse a Ló: "Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus     pastores e os meus; afinal somos irmãos!
 Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda,     irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda".
 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era     como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir  Sodoma e Gomorra.
Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se     separaram:
 Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo     a Sodoma, entre as cidades do vale.
Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.
Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, olhe para o    Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste:
Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.
Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o     pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.

Gênesis 13:8-16


E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se    sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para     si mulheres de todas as que escolheram.
Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem;     porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus     entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na  antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a     imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu     coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem     até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.


Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos     perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.
Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às     suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.
E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu     tirarei do meio de vós as enfermidades.
Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias     cumprirei.
 Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que     todos os teus inimigos te voltem as costas.
 Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os     heteus de diante de ti.
 Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto,     e as feras do campo não se multipliquem contra ti.
 Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra     por herança.
 E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto     até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de     diante de ti.
 Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.
Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires     aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti.


E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no    deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Mateus 3:1-6


Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.
E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão.


http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/13

Vida no Campo - Apelo para Abandonar as Cidades

Os Perigos da Cidade

Poucos reconhecem a importância de evitar, quanto possível, todas as associações contrárias à vida religiosa. Ao escolher seu ambiente, poucos tornam a prosperidade espiritual sua primeira preocupação.

Os pais vão com a família às cidades, porque imaginam ser mais fácil obter aí subsistência do que no campo. Os filhos, nada tendo que fazer quando não se acham na escola, recebem uma educação de rua. Adquirem, das más companhias, hábitos de vícios e desenfreamento. Os pais veem tudo isso, mas requer sacrifício corrigir-lhes os erros, e ficam onde estão, até que Satanás toma inteiro domínio de seus filhos. É melhor sacrificar toda e qualquer consideração mundana do que pôr em risco as preciosas almas confiadas ao vosso cuidado. Elas serão assediadas pelas tentações, e devem ser ensinadas a enfrentá-las; mas é vosso dever cortar qualquer influência, romper com todo hábito, quebrar todo laço que impedir de, com a vossa família, vos entregardes a Deus de maneira mais franca, positiva e sincera.


Em lugar da cidade apinhada, buscai algum ambiente afastado onde vossos filhos possam estar, tanto quanto possível, ao abrigo das tentações, e ali preparai-os e educai-os de modo a se tornarem úteis. O profeta Ezequiel VC - Pag. 10 assim enumera as causas que levaram ao pecado e destruição de Sodoma: "Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado." Ezeq. 16:49. Todos os que querem escapar da condenação de Sodoma devem fugir do procedimento que trouxe os juízos de Deus sobre aquela ímpia cidade. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 74.


Não é o Plano de Deus que Moremos na Cidade

Em todo o mundo as cidades estão se tornando viveiros de vícios. Por toda parte se vê e ouve o que é mau, e encontram-se estimulantes à sensualidade e ao desregramento. Avoluma-se incessantemente a onda de corrupção e de crime. Cada dia oferece um registro de violência: roubos, assassínios, suicídios e crimes revoltantes.

A vida nas cidades é falsa e artificial. A intensa paixão de ganhar dinheiro, o redemoinho da exaltação e da corrida aos prazeres, a sede de ostentação, de luxo e extravagância, tudo são forças que, no que respeita à maioria da humanidade, desviam o espírito do verdadeiro desígnio da vida. Abrem a porta para milhares de males. Essas coisas exercem sobre a juventude uma força quase irresistível.



Um Espírito Negligente

Não pude dormir depois das duas horas, esta manhã. Durante o período noturno estive em concílio. Estive insistindo com algumas famílias para que se aproveitassem dos meios designados por Deus e saíssem das cidades para salvar seus filhos. Alguns eram negligentes, não fazendo decididos esforços.

Os anjos da misericórdia apressaram Ló, sua esposa e filhas tomando-os pela mão. Houvesse Ló se apressado como o Senhor desejava que fizesse, e sua esposa não se teria transformado numa estátua de sal. Ló tinha espírito demasiadamente vagaroso. Não nos assemelhemos a ele. A mesma voz que advertiu a Ló de que devia abandonar Sodoma ordena-nos: "Saí do meio deles, e apartai-vos, ... e não toqueis nada imundo." Os que obedecem a essa advertência encontrarão um refúgio. Cada homem esteja bem desperto por si mesmo e procure salvar sua família. Cinja-se para o trabalho. Deus revelará ponto por ponto qual deve ser a próxima coisa a fazer.

Ouvi a voz de Deus por meio do apóstolo Paulo: "Operai a vossa salvação com temor e tremor. Porque é Deus O que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." Ló percorreu a planície com passos mal dispostos e lentos. Por tanto tempo se havia associado com operadores do mal que não pôde ver seu perigo até que a esposa ficou para sempre na planicie como uma estátua de sal. Review and Herald, 11 de dezembro de 1900.


De acordo com a luz que me foi dada, insisto com o povo para que saia dos grandes centros populosos. Nossas cidades estão se tornando cada vez mais ímpias, e cada vez mais se torna evidente que os que desnecessariamente nelas permanecem, fazem-no pondo em perigo a salvação de sua alma. Manuscrito 115, 1907.

Antes que passe o dilúvio do açoite sobre os habitantes da Terra, o Senhor chama todos quantos são deveras israelitas a que se preparem para esse acontecimento. Ele envia aos pais o grito de advertência: Recolhei vossos filhos em vossa própria casa; afastai-vos dos que desrespeitam os mandamentos de Deus, que ensinam e praticam o mal. Saí o mais depressa possível das grandes cidades. Estabelecei escolas paroquiais. Dai a vossos filhos a Palavra de Deus como fundamento de toda a sua educação. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 505.


Não há uma família em cem que se tenha beneficiado física, mental ou espiritualmente por residir na cidade. Fé, amor, esperança, felicidade podem ser muito melhor alcançados em lugares afastados, onde haja campos, montanhas e árvores. Tirai vossos filhos do cenário e sons da cidade, para longe do ruído de veículos, e sua mente se tornará mais saudável. Será mais fácil levar-lhes ao coração a verdade da Palavra de Deus. Manuscrito 76, 1905.

Enviai os filhos para escolas situadas na cidade onde todo aspecto de tentações está à espera para atraí-los e desmoralizá-los, e a tarefa de edificar o caráter será dez vezes mais árdua para os pais e os filhos. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 326.

O Refúgio de Lugares no Campo

Compreendam os pais que o preparo dos filhos é uma obra VC - Pag. 21 importante na salvação de almas. Em lugares campestres encontrar-se-á exercício abundante e útil ao fazerem-se as coisas que precisam ser feitas, e que darão saúde física por desenvolverem os nervos e os músculos. "Saí das cidades", é minha mensagem para a educação de nossos filhos.



https://interessantissimo.pt/curiosidades/vantagens-desvantagens-de-viver-no-campo/


Vantagens citadas no artigo: 

  1. Estilo de vida mais saudável (ar mais limpo, proximidade à natureza, acesso mais fácil aos alimentos biológicos;
  2. Menos stress;
  3. Maior segurança;
  4. Vida mais barata/acessível;
  5. Mais espaço;
  6. Comunidade mais amigável;
  7. Melhor saúde psicológica;
  8. Distância entre vizinhos;
  9. Serenidade;
  10. Privacidade;
  11. Possibilidade de auto-suficiência.
    
    Desvantagens:

  1.   Menos oportunidades de emprego;
  2. Acesso limitados aos cuidados de saúde;
  3. Menos oportunidades de educação;
  4. Menos opções de entretenimento;
  5. Clima;
  6. Ter de se habituar ao sossego;
  7. Internet mais lenta;
  8. Serviços limitados;
  9. Perigos únicos (vida selvagem, insetos, incêndios florestais, inundações de rios...);
  10. Isolamento;
  11. Trabalho árduo.



Postar um comentário

0 Comentários