O mau uso de Atos 15 para taxar os que se opõem ao mundanismo como pregadores de coisas desnecessárias


Resolvi tratar do texto de uma certa postagem. Estará ao final desta. 


Segue também material sobre os assuntos.


https://www.youtube.com/watch?v=uCXba2Rc3QA - Atos 15 - Parte 1


https://www.youtube.com/watch?v=0FeU64GIOQ8 - Atos 15 - Parte 2


https://www.youtube.com/watch?v=dkArSLFmBMM - Sacudidura - Parte 1


https://www.youtube.com/watch?v=wG_uw9ZhReg - Sacudidura - Parte 2



Esse é um exemplo clássico de como textos isolados são usados para introduzir falsos conflitos. As igrejas não estão tendo problemas por evitar que tradições humanas saiam e prevaleça a questão bíblica. O problema que estão tendo é justamente o oposto: estão, cada vez mais, adotando práticas feministas, interpretando a Bíblia pelo método crítico-histórico, ao invés do histórico-gramatical, e esta postagem mostra como estão tentando taxar os opositores de quererem manter tradições humanas ao invés da bíblia

Em primeiro lugar, no caso de Atos 15, a questão é extremamente complexa, a fala de Pedro não foi sequer citada na carta, a fala de Tiago foi mantida, há um tremendo problema na má interpretação da fala de Tiago (que foi complementar, e não exclusiva), e a postagem, tendenciosamente, quer usar isso para recriminar os que acusam as igrejas de mundanismo (flexibilizar as normas por más interpretações bíblicas). 

O texto, erroneamente, usa versos bíblicos isolados, faz uma má interpretação bíblica (como se a Bíblia estivesse sujeita a EGW, e não o contrário), não trata do problema como ele realmente deve ser tratado e causa uma falsa percepção, como se o problema não fosse do mundanismo entrando na igreja (ordenação de mulheres; músicas inspiradas em rocks das décadas passadas e cada vez mais pesadas e sem conteúdo; aprovação incondicional das maquiagens que, sabidamente, causam extremo mal à pele; aprovação de roupas cada vez mais curtas, apertadas e transparentes - inclusive em reuniões dentro da igreja, em que mais se parece que estão indo a uma praia/academia - com conteúdo evidentemente sensual...e assim por diante). 

Lucas 4:16 e Atos 17:2 falam de Jesus e Paulo mantendo costumes que exaltam o estudo da Bíblia (ao contrário da postagem abaixo, que desejam introduzir tradições humanas anti bíblicas sob o pretexto de anularam tradições na igreja que, via de regra, exaltam as Escrituras). 

Em II Timóteo 3:1-5, o alerta é justamente sobre retirar a obediência costumeira da igreja e substituí-la pela desobediência, pela mudança na mensagem.

Marcos 7:1-23 fala justamente sobre o perigo de se deturpar os mandamentos bíblicos para se introduzir tradições contrárias às Escrituras.

Os maiores perigos hoje são, justamente, interpretações que anulam conteúdos como "irmãos, fugi da sensualidade/prostituição; quem olhar para alguém com pensamentos impuros comete pecado...". O mesmo ocorre ao se desconsiderar, por exemplo, as próprias palavras usadas em 1 Coríntios 11, 1 Timóteo 2:9-15 e anulá-las sob o pretexto de dizer que as falas ocorreram apenas por causa do contexto da época, quando as passagens evidentemente usam princípios e fatos bíblicos inclusive anteriores ao pecado para falar de proibições

E o mesmo ocorre ao tentarem introduzir músicas com muito mais ênfase nos ritmos, muito mais uso de instrumentos que não produzem som/notas, mas apenas barulho. As roupas em reuniões de culto, reuniões administrativas, reuniões de jovens...também estão cada vez mais finas, curtas, justas, ou seja, a sensualidade entrando e muitos tratando disso como se não houvessem alertas bíblicos sobre os assuntos.

E querem convencer a igreja de que o problema são os que alertam contra a entrada do mundanismo nas igrejas.

http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/375/390/a-causa-da-degradacao-atual

https://m.egwwritings.org/pt/book/11100.770

"Por que a perseguição demora ainda — O apóstolo Paulo declara que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. 2 Timóteo 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição. — O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 48. "

Sugiro buscarem ver o que realmente ocorreu. A quem quiser, posso conversar sobre o assunto e, inclusive, tenho vídeos sobre os assuntos). Graça e paz.

Segue agora a postagem que trata de Atos 15 como se o problema não fosse o mundanismo na igreja:

( ""O mundo está entrando na igreja!"

Provavelmente foi algo assim que os judeus fariseus, que tinham se convertido ao cristianismo, falaram quando ouviram a decisão do concílio de Jerusalém, que decidiu que não fazia sentido impor as leis cerimoniais judaicas sobre as pessoas que não eram judias convertidas ao cristianismo.
É curioso ler o que Ellen White, considerada profetisa pela igreja adventista do 7° dia, escreve sobre esse momento da igreja cristã primitiva.
"O Espírito Santo achou conveniente não impor a lei cerimonial aos gentios convertidos, e o pensamento dos apóstolos em relação a esse assunto era o mesmo que o do Espírito de Deus." "Tiago tentou impressionar os outros líderes, dizendo que os gentios haviam feito uma grande mudança na vida e não deveriam ser incomodados com questões de menor importância, ou eles poderiam desanimar de sua caminhada com Cristo." "Quando os cristãos judeus que viviam diante do templo viram que a igreja cristã não mais guardava as cerimônias do judaísmo e perceberam que os costumes judaicos logo seriam perdidos de vista na nova fé, muitos ficaram furiosos com Paulo." "Alguns zelosos pela lei cerimonial começaram a desconfiar de Paulo. Eles achavam que seus princípios eram frouxos em relação à lei judaica."
"As tradições humanas não devem substituir a verdade revelada." "Deus havia ensinado a Paulo a não impor fardos desnecessários aos cristãos gentios."
"No entanto, nem todos ficaram satisfeitos. Um grupo dissidente de membros presunçosos passou a reclamar e a criticar."
E sobre quando Pedro, Barnabé e outros cederam à pressão dos judaizantes, por um momento, Ellen White diz: "Essa fraqueza dos que tinham sido respeitados como líderes deixou uma impressão dolorosa nos cristãos gentios. Ela ameaçou dividir a igreja."
E se você, de qualquer denominação cristã que me lê, acha que essa tensão entre cristãos apegados às tradições humanas x cristãos dispostos a abandonar tradições humanas para fazer o evangelho chegar a mais pessoas um dia vai acabar, deixo Ellen White te responder: "A igreja terá que enfrentar obstáculos como esses até o fim dos tempos."
Todos os trechos citados são do livro "Atos dos Apóstolos".").

Postar um comentário

0 Comentários