Material para Lição 2 - 1 Trim 2022 - A Mensagem de Hebreus

 

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Lição 2

01 a 07 de janeiro

A mensagem de Hebreus

 

Sábado à tarde

Ano Bíblico: Gn 1-3

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é que temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à direita do trono da Majestade nos Céus” (Hb 8:1).

LEITURAS DA SEMANA: Hb 1:5-14; Lc 1:30-33; Sl 132:1-5; Hb 2:14-16; 5:1-4; 1Pe 2:9; Hb 8:8-12

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NAS: Agora o ponto principal no que foi dito

KJV: as coisas que falámos [isto é] a soma: Temos

INT: [o] ponto além disso de

 

 

Qual o sentimento diante de tantas perseguições e injustiças, ainda que aparentes? Certo é que a tristeza vez ou outra pode abalar ou ameaçar a fé.

O sofrimento tende a causar alguns dos maiores questionamentos, desilusões...

 

 

 

 

 

 

Domingo, 02 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 4-7

Jesus é nosso Rei

 

Satanás se tornou governante do nosso planeta após o pecado, e Jesus recupera o governo sobre os que O aceitam como Salvador.

ACF

NVI

Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

João 12:26-33

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
"Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.
Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma voz do céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
A multidão que ali estava e a ouviu, disse que tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado.
Jesus disse: "Esta voz veio por causa de vocês, e não por minha causa.
Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim".
Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.

João 12:26-33

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

João 14:28-31

"Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.
Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "

João 14:28-31

 

 

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

João 16:7-11

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

João 16:7-11

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
[1]
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino
.
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão
. [2]
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação
?
[3]

Hebreus 1:1-14

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,
tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"?
E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem".
Quanto aos anjos, ele diz: "Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes".
Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.
Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria".
E também diz: "No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.
Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim".
A qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés"?
Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Hebreus 1:1-14

 

Cerimônia de entronização do Filho:

1 – Adoção como Filho Real;

2 – Apresentação à corte celestial, que O adora;

3 – Deus entroniza o Filho.

 

“Uma das crenças mais importantes do NT é que em Jesus Deus cumpriu Suas promessas a Davi (veja 2Sm 7:8-16; Lc 1:30-33). Jesus nasceu da linhagem de Davi na cidade de Davi (Mt 1:1-16; Lc 2:10, 11). Durante Seu ministério, frequentemente O chamavam de “Filho de Davi”. Ele foi executado sob a acusação de afirmar ser “o Rei dos judeus” (Mt 27:37). Pedro e Paulo pregaram que Jesus ressuscitou da morte em cumprimento das promessas feitas a Davi (At 2:22-36; 13:22-37). E João identificou Jesus como “o Leão da tribo de Judá” (Ap 5:5).

Hebreus concorda com esse conceito do Filho reinando e conduzindo o povo ao descanso (Hebreus 4) e como Edificador da Casa de Deus (Hebreus 3: 3,4).

 

Em que sentido é confortador saber que Jesus é o Governante do Universo, especialmente em meio às provações?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda-feira, 03 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 8-11

Jesus é nosso Mediador

 

2. Compare Êxodo 4:22, 23 com 2 Samuel 7:12-14; Deuteronômio 12:8-10 com 2 Samuel 7:9-11; e Deuteronômio 12:13, 14 com Salmo 132:1-5, 11-14. Que promessas a Israel seriam cumpridas por meio do prometido Rei davídico?

 

ACF

 

E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.


Êxodo 4:21-23

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.

Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

2 Samuel 7:8-17

Estes são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra.
Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa;
E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.
Assim não fareis ao Senhor vosso Deus;
Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.
Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.
Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que vos dá o Senhor vosso Deus.

Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.
Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.
E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.
Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;

Deuteronômio 12:1-13

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.

2 Samuel 7:8-11

Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;
Mas no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.

Deuteronômio 12:13,14

Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições.
Como jurou ao Senhor, e fez votos ao poderoso Deus de Jacó, dizendo:
Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama,
Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras,
Enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso Deus de Jacó.
Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo do bosque.
Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.
Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força.
Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.
Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.
O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.
Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.
Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo:
Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.
Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.
Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.
Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa.

Salmos 132:1-18

NVI

 

Disse mais o Senhor a Moisés: "Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.
Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,
e eu já lhe disse que deixe o meu filho ir para prestar-me culto. Mas você não quis deixá-lo ir; por isso matarei o seu primeiro filho! "

Êxodo 4:21-23

"Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel.
Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra.
E providenciarei um lugar para o meu povo Israel e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início
e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia.
Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.
Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.
Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.
Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho.
Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre".
E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado.

2 Samuel 7:8-17

Estes são os decretos e ordenanças que vocês devem ter o cuidado de cumprir enquanto viverem na terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, deu a vocês como herança.
Destruam completamente todos os lugares nos quais as nações que vocês estão desalojando adoram os seus deuses, tanto nos altos montes como nas colinas e à sombra de toda árvore frondosa.
Derrubem os seus altares, esmigalhem as suas colunas sagradas e queimem os seus postes sagrados; despedacem os ídolos dos seus deuses e eliminem os nomes deles daqueles lugares.
Vocês, porém, não adorarão ao Senhor, o seu Deus, como eles.
Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação. Para lá vocês deverão ir
e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.
Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.
Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada um fazendo o que bem entende,
pois ainda não chegaram ao lugar de descanso e à herança que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando.
Mas vocês atravessarão o Jordão e se estabelecerão na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá como herança, e ele lhes concederá descanso de todos os inimigos que os cercam, para que vocês vivam em segurança.
Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto ao Senhor.
E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu Deus, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas e os levitas que vivem nas cidades de vocês, por não terem recebido terras nem propriedades.
Tenham o cuidado de não sacrificar os seus holocaustos em qualquer lugar que lhes agrade.

Deuteronômio 12:1-13

Senhor, lembra-te de Davi e das dificuldades que enfrentou.
Ele jurou ao Senhor e fez um voto ao Poderoso de Jacó:
"Não entrarei na minha tenda e não me deitarei no meu leito;
não permitirei que os meus olhos peguem no sono nem que as minhas pálpebras descansem,
enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma habitação para o Poderoso de Jacó".
Soubemos que a arca estava em Efrata, mas nós a encontramos nos campos de Jaar:
"Vamos para habitação dele! Vamos adorá-lo diante do estrado de seus pés!
Levanta-te, Senhor, e vem para o teu lugar de descanso, tu e a arca onde está o teu poder.
Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis".
Por amor ao teu servo Davi, não rejeites o teu ungido.
O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: "Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.
Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança e aos testemunhos que eu lhes ensino, também os filhos deles o sucederão no trono para sempre".
O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação:
"Este será o meu lugar de descanso para sempre; aqui firmarei o meu trono, pois esse é o meu desejo.
Abençoarei este lugar com fartura; os seus pobres suprirei de pão.
Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.
"Ali farei renascer o poder de Davi e farei brilhar a luz do meu ungido.
Vestirei de vergonha os seus inimigos, mas nele brilhará a sua coroa".

Salmos 132:1-18

Tenham o cuidado de não sacrificar os seus holocaustos em qualquer lugar que lhes agrade.
Ofereçam-nos somente no local que o Senhor escolher numa das suas tribos, e ali ponham em prática tudo o que eu lhes ordenar.

Deuteronômio 12:13,14

 

 

 

O descanso a Israel como filho de Deus.

O cumprimento dessa promessa ao Rei davídico, representante de Israel.

Jeremias 7:1-13 e a exigência de fidelidade do povo de Israel para receber proteção e bênçãos, e a aliança davídica garante isso através de uma pessoa, o Rei davídico.

Os reis davídicos foram infiéis.

Jesus consegue cumprir a promessa e ser o Mediador.

Quantas vezes você foi infiel em sua parte na aliança? O que isso nos ensina sobre como devemos confiar exclusivamente em Jesus para a salvação?

 

 

Terça-feira, 04 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 12-15

Jesus é o nosso Campeão

3. Compare 1 Samuel 8:19, 20 e Hebreus 2:14-16. O que os israelitas procuravam em um rei e como esses anseios foram satisfeitos em Jesus?

ACF

NVI

E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.
E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.
Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.

Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.
Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.

1 Samuel 8:1-22

Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel.
Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba.
Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça.
Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações".
Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.
E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.
Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você.
Agora atenda-os; mas advirta-os solenemente e diga-lhes que direitos reivindicará o rei que os governará".
Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que estava lhe pedindo um rei,
dizendo: "Isto é o que o rei que reinará sobre vocês reivindicará como seu direito: ele tomará os filhos de vocês para servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria, e para correr à frente dos seus carros de guerra.
Colocará alguns como comandantes de mil e outros como comandantes de cinqüenta. Ele os fará arar as terras dele, fazer a colheita, e fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros de guerra.
Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras.
Tomará de vocês o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais, e o dará aos criados dele.
Tomará um décimo dos cereais e da colheita das uvas e o dará a seus oficiais e a seus criados.
Também tomará de vocês para seu uso particular os servos e as servas, o melhor do gado e dos jumentos.
E tomará de vocês um décimo dos rebanhos, e vocês mesmos se tornarão escravos dele.
Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá".
Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disseram: "Não! Queremos ter um rei.
Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".

Depois de ter ouvido tudo o que o povo disse, Samuel o repetiu perante o Senhor.
E o Senhor respondeu: "Atenda-os e dê-lhes um rei". Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um para sua cidade".

1 Samuel 8:1-22

Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Hebreus 2:10-18

Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.
Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
Ele diz: "Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei".
E também: "Nele porei a minha confiança". Novamente ele diz: "Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu".
Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,
e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão.

Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Hebreus 2:10-18

 

4. Leia Isaías 42:13 e 59:15-20. Como Yahweh é descrito nessas passagens?

ACF

NVI

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.
Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra; vós os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele; vós, ilhas, e seus habitantes.
Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nas rochas, e clamem do cume dos montes.
Dêem a glória ao Senhor, e anunciem o seu louvor nas ilhas.
O Senhor sairá como poderoso, como homem de guerra despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e prevalecerá contra seus inimigos.
Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei.
Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas secarei.
E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.
Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

Isaías 42:8-17

"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.
Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês".
Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.
Que o deserto e as suas cidades ergam a sua voz; regozijem-se os povoados habitados por Quedar. Cante de alegria o povo de Selá, gritem pelos altos dos montes.
Dêem glória ao Senhor e nas ilhas proclamem seu louvor.
O Senhor sairá como homem poderoso, como guerreiro despertará o seu zelo; com forte brado e o grito de guerra triunfará sobre os seus inimigos.
"Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante.
Arrasarei os montes e as colinas e secarei toda sua vegetação; tornarei rios em ilhas e secarei os açudes.
Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.
Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’. "

Isaías 42:8-17

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.
Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.
As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos.
Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.
Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.
Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.
Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.
Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;
Como o prevaricar, e mentir contra o Senhor, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade.
Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.
Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.
E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.
Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição, furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos; às ilhas dará ele a sua recompensa.
Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.
E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor.

Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.

Isaías 59:1-21

Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.
Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.
Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apóiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniqüidade.
Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer seus ovos morre, e de um ovo esmagado sai uma víbora.
Suas teias não servem de roupa; eles não conseguem cobrir-se com o que fazem. Suas obras são más, e atos de violência estão em suas mãos.
Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos.
Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz.
Por isso a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança. Procuramos, mas tudo é trevas; buscamos claridade, mas andamos em sombras densas.
Como o cego caminhamos apalpando o muro, tateamos como quem não tem olhos. Ao meio-dia tropeçamos como se fosse noite; entre os fortes somos como os mortos.
Todos nós urramos como ursos; gememos como pombas. Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe!
Porquanto são muitas as nossas transgressões diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós. As nossas transgressões estão sempre conosco, e reconhecemos as nossas iniqüidades:
Rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo, deixar de seguir o nosso Deus, fomentar a opressão e a revolta, proferir as mentiras que os nossos corações conceberam.
Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar.
Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é vítima de saque. Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça.
Ele viu que não houve ninguém, admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio.
Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa.
Conforme o que fizeram lhes retribuirá: aos seus inimigos, ira; aos seus adversários, o que merecem; às ilhas, a devida retribuição.
Desde o poente os homens temerão o nome do Senhor, e desde o nascente, a sua glória. Pois ele virá como uma inundação impelida pelo sopro do Senhor.
"O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados", declara o Senhor.

"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles", diz o Senhor. "O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre", diz o Senhor.

Isaías 59:1-21

 

O que significa vestir a armadura de Deus? Em nossa luta diária com o eu, a tentação e outros desafios, como podemos nos valer do poder divino, que nos permite ser fiéis?

 

 

Quarta-feira, 05 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 16-19

Jesus é nosso Sumo Sacerdote

 

Hebreus 5–7 apresenta uma segunda função de Jesus. Ele é nosso Sumo Sacerdote.

 

5. Leia Levítico 1:1-9; 10:8-11; Malaquias 2:7; Números 6:22-26 e Hebreus 5:1-4. Quais eram as funções que o sacerdote cumpria?

ACF

NVI

E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

Levítico 1:1-9

Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:
"Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.
"Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor,
e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.
Então o novilho será morto perante o Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão nos lados do altar, que está na entrada da Tenda do Encontro.
Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços.
Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.
Em seguida arrumarão os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.
As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1:1-9

E falou o Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.

Levítico 10:8-11

Depois o Senhor disse a Arão:
"Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.
Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro,
e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés".

Levítico 10:8-11

A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 2:6-8

A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.
"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi", diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 2:6-8

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.

Números 6:22-27

O Senhor disse a Moisés:
"Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas:
"O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

"Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei".

Números 6:22-27

Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.

Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.

Hebreus 5:1-5

Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.
Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.
Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo.
Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

Da mesma forma, Cristo não tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei".

Hebreus 5:1-5

 

Somos o “sacerdócio real” de Deus. Isso deve fazer diferença em nossa vida?

 

Quinta-feira, 06 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 20-22

Jesus é Mediador de uma aliança superior

 

Hebreus 8–10 focaliza a obra de Jesus como Mediador de uma nova aliança.

 

6. Leia Hebreus 8:8-12. O que Deus prometeu na nova aliança?

Ao nomear Jesus como nosso Sumo Sacerdote, o Pai inaugurou uma nova aliança que cumpre o que a antiga podia apenas antecipar. A nova aliança oferece o que somente um Sacerdote humano-divino perfeito e eterno é capaz de entregar. Esse Sumo Sacerdote não apenas explica a lei divina, mas a implanta no coração. Ele apresenta um sacrifício que nos traz perdão, nos limpa e transforma o nosso coração de pedra em um coração de carne (Ez 36:26). Ele de fato nos recria (2Co 5:17). Esse Sacerdote nos abençoa da maneira mais incrível, dando-nos acesso à presença do próprio Pai.

Deus projetou a antiga aliança a fim de apontar para a obra de Jesus no futuro. Era linda em seu modelo e objetivo, porém alguns não entenderam seu propósito. Por não querer deixar os símbolos, as sombras, e abraçar as verdades indicadas por eles, perderam os benefícios maravilhosos que o ministério de Jesus lhes oferecia.

“Cristo era o fundamento e a vida do templo. Os cultos realizados nele simbolizavam o sacrifício do Filho de Deus. O sacerdócio foi estabelecido para representar o caráter mediador e a obra de Cristo. Todo o plano do culto sacrifical era uma representação da morte do Salvador para redimir o mundo. Não haveria eficácia nessas ofertas quando se consumasse o grande acontecimento para o qual haviam apontado por séculos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 165).”

ACF

NVI

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Hebreus 8:1-13

O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus
e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.
Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.
Se ele estivesse na terra, nem seria sumo sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela lei.
Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte".
Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.
Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor.
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.

Hebreus 8:1-13

 

Sexta-feira, 07 de janeiro

Ano Bíblico: Gn 23-25

Estudo adicional

Apesar de todas as verdades boas e promissoras contidas no livro de Hebreus, há também uma série de advertências cujo clímax está nos capítulos 10–12.

Essas seções têm pelo menos dois elementos em comum. Primeiro, comparam a geração do deserto aos leitores de Hebreus. Segundo, nos exortam a ter fé.

A geração do deserto viu o poder divino por meio de sinais e maravilhas na libertação do Egito. Também ouviu Deus falar do Monte Sinai os Dez Mandamentos, viu a coluna de fogo à noite e a nuvem protetora durante o dia, comeu o maná, o pão do Céu. Também bebeu água que brotava das rochas onde quer que acampasse. Porém, quando chegou à fronteira da terra prometida, não confiou em Deus. Ela carecia de fé, que é a essência do que Deus requer. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).

Segundo Paulo, como a geração do deserto, estamos na fronteira da terra prometida (Hb 10:37-39). No entanto, nossos privilégios e responsabilidades são maiores. Não ouvimos Deus falar no Sinai, mas vimos nas Escrituras uma maior revelação divina no Monte Sião: Deus em carne (Hb 12:18-24). Teremos fé? O autor nos incentiva a seguir o exemplo de uma lista de personagens, que culmina com Jesus.

Perguntas para consideração

1. Jesus é o nosso Campeão, que vai antes de nós na batalha contra o diabo. Como podemos lutar unidos atrás do nosso Campeão? O que impede essa unidade? De que maneira Satanás enfraquece a igreja? Como ele enfraqueceu Israel no passado?

2. Somos uma comunidade de sacerdotes sob a direção divina. De que forma sua igreja local pode oferecer melhores sacrifícios de louvor e boas obras a Deus?

3. Nossa situação é semelhante à da geração do deserto pouco antes de tomar posse da terra prometida? Que lições podemos aprender com as semelhanças?

 

 

Resumo da Lição 2

A mensagem de Hebreus

TEXTOS-CHAVES: Hb 1:5-14; Lc 1:30-33; Sl 132:1-5; Hb 2:14-16; 5:1-4; 1Pe 2:9; Hb 8:8-12

ESBOÇO

Como observamos na semana passada, os primeiros cristãos do NT leram Hebreus como uma carta do apóstolo Paulo. Estritamente falando, porém, o escritor da carta aparenta ser anônimo. Isso gerou um debate que deu origem a pelo menos 13 possíveis candidatos à autoria, como Lucas, Barnabé, Judas, Estêvão, Priscila e Áquila, Apolo ou mesmo Maria, a mãe de Jesus. Quanto a isso, o que se pode inferir com segurança são quatro fatos:

Em primeiro lugar, o autor deve ter sido bem instruído. Hebreus tem, de longe, o melhor grego do NT.

Segundo, o autor estava familiarizado com os métodos judaicos de interpretação das Escrituras, como gezerah shavah (“argumento por analogia”) e outras técnicas semelhantes.

Terceiro, o autor conhecia bem as Escrituras Judaicas. Hebreus tem o uso mais extenso de citações do Antigo Testamento (AT).

Quarto, o autor conhecia Timóteo (Hb 13:23). Todos esses fatos falam em favor, e não contra, a autoria paulina. Certamente, o autor optou por permanecer anônimo por motivos não revelados. O anonimato pode até sugerir que sua mensagem seja mais importante do que sua identidade. Ao mesmo tempo, seríamos negligentes se deixássemos de reconhecer que Ellen G. White atesta a autoria paulina do livro de Hebreus. Seguindo em frente com fé nessa revelação divina, ao longo das lições iremos nos referir ao autor como Paulo.

Temas da lição

A lição da semana enfatiza dois temas: O primeiro é “Cristo nosso Rei”, e o segundo é “Cristo nosso Mediador”.

COMENTÁRIO

Cristo nosso Rei

O primeiro capítulo de Hebreus pode ser resumido em uma curta declaração bíblica: Cristo é “superior aos anjos” (veja Hb 1:4). O segundo capítulo pode ser resumido nesta declaração: Cristo Se tornou “menor do que os anjos” por um tempo (veja Hb 2:9). O que queremos responder em nosso estudo é: O que torna Jesus superior aos anjos e O eleva à posição de Rei?

“Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o Universo” (Hb 1:1, 2). Paulo quis mostrar ao seu público, e a nós, que Deus falou e ainda fala. Ele falou em diferentes períodos de tempo “antigamente” e fala “nestes últimos dias”. Sua mensagem tem diferentes destinatários: os “pais” e “nós”. Ele fala por meio de diferentes agentes: os “profetas” e o “Filho”. Deus fala “de muitas maneiras”.

Quais são algumas de Suas vias de comunicação? Deus falou face a face com Adão e Eva (Gn 3); falou com Moisés no meio de uma sarça ardente, algo que chamamos de teofania, uma revelação divina (Êx 3:2-6); a Balaão por meio de um jumento (Nm 22:28); ao menino Samuel, chamando-o pelo nome (1Sm 3:10); a Elias em voz mansa e suave (1Rs 19:12); a Isaías por meio de uma visão no templo (Is 6:1-9); e a Oseias por meio de suas circunstâncias familiares (Os 1:2). Todos esses modos de comunicação têm algo em comum: são incompletos.

Sua declaração final e culminante é apresentada “nestes últimos dias”, quando Ele fala por meio de Seu “Filho”. Deus não falou apenas por meio das palavras de Jesus; mas também por meio das ações Dele e do Seu caráter. A revelação divina é progressiva, porém não é de verdadeiro para mais verdadeiro, de maduro para mais maduro. Em vez disso, é um movimento para a frente e contínuo em Sua revelação de Si mesmo à humanidade. Ao falar por meio das palavras e ações de Jesus, o próprio Deus é quem fala.

Imediatamente após a menção do Filho, Paulo fez sete afirmações sobre Ele (Hb 1:2-4) que O elevam muito acima de qualquer anjo. Primeiro, Cristo é constituído “Herdeiro de todas as coisas” (Hb 1:2). Se Ele é o Herdeiro principal, Seus seguidores serão coerdeiros com Ele e “hão de herdar a salvação” (Hb 1:14). Com base no tema da herança, os primeiros cristãos afirmaram que Cristo, por meio de Sua ressurreição e exaltação, recebeu uma herança celestial compartilhada com Seus seguidores. “O vencedor herdará estas coisas” (Ap 21:7). Da mesma forma, a Bíblia afirma que “os injustos não herdarão o Reino de Deus” (1Co 6:9, 10).

Em segundo lugar, Cristo foi o Agente da criação do Pai “pelo qual também fez o Universo” (Hb 1:2). Cristo, como Herdeiro, não é apenas o Agente do tempo do fim (escatológico), por meio de quem Deus fala nestes últimos dias, mas também o Agente da criação (protológico). A função protológica do Filho aponta para Sua vitória escatológica. João confirma isso implicitamente ao dizer que “todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).

Terceiro, Cristo “é o resplendor da glória de Deus” (Hb 1:3). Algumas versões da Bíblia preferem a tradução “o brilho da glória de Deus” (NTLH). Além disso, Cristo é “a expressão exata do Seu Ser” (Hb 1:3). O termo grego para “expressão exata” [charact?r] indica uma marca impressa em um objeto, especialmente em moedas. Ambas as descrições de Jesus como o “brilho” de Deus e como a “expressão exata” mostram que Ele é a representação completa e adequada do divino. Os dois compartilham a mesma “expressão do ser”. O que Paulo transmite nesse texto é sinônimo do que Jesus testifica: “Quem vê a Mim vê o Pai” (Jo 14:9). Não há melhor revelador de Deus do que Jesus Cristo. Se quisermos saber quem é Deus, devemos conhecer Jesus.

Quarto, “sustentando todas as coisas pela Sua palavra poderosa” (Hb 1:3). Cristo não apenas falou e coisas vieram à existência, mas Ele sustenta as coisas em existência por Sua palavra poderosa.

Quinto, Cristo fez “a purificação dos pecados” (Hb 1:3). Aquele que foi o instrumento da atividade criativa de Deus é também o instrumento de Sua atividade salvífica, purificando o arrependido de seus pecados. O autossacrifício de Cristo purifica “nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9:14).

Sexto, Cristo, depois de realizar Sua obra expiatória, “assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1:3). Essa posição é uma alusão direta ao Salmo 110:1, citado no final do primeiro capítulo: “Sente-se à Minha direita, até que Eu ponha os Seus inimigos por estrado dos Seus pés” (Hb 1:13). Jesus disse ao Sinédrio em Seu julgamento estas mesmas palavras: “verão o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso” (Mt 26:64).

Sétimo, Cristo Se tornou “tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1:4). Quanto Cristo é superior em relação aos anjos? Essa pergunta é respondida na sequência de citações seguintes (ver Hb 1:5-14). Cristo merece adoração (Hb 1:6), ao contrário dos santos anjos, que não aceitam ser adorados (Ap 19:10; 22:8, 9); Cristo tem um trono e um cetro (Hb 1:8); Ele foi ungido Rei (Hb 1:9); criou os céus e a Terra (Hb 1:10) e está assentado à direita de Deus (Hb 1:13). A frase “Tendo Se tornado tão superior aos anjos”, nesse contexto, aponta para a cerimônia de entronização, conforme a lição de domingo.”

risto nosso Mediador

Um mediador é alguém que se interpõe entre duas partes para chegar a um acordo ou estabelecer um relacionamento. No judaísmo, Moisés é o mediador principal da aliança do Sinai (Gl 3:19, 20). Nas epístolas pastorais, Paulo disse que há “um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus” (1Tm 2:5). Hebreus afirmou: Jesus “é também Mediador de superior aliança” (Hb 8:6), ou “Mediador da nova aliança” (Hb 9:15; 12:24). Surgem, então, duas perguntas: (1) O que é essa aliança em Hebreus? (2) Por que a nova aliança é melhor?

Sobre a primeira pergunta, a aliança em Hebreus se refere a um acordo vinculante, um acordo entre suas partes. Paulo falou sobre a aliança antiquada e envelhecida (Hb 8:13) e a nova ou superior aliança (Hb 7:22; 8:6). Com a primeira, Deus estabeleceu um sistema de sacrifícios, sacerdotes levitas e cerimônias (Hb 5:1-4). No entanto, a perfeição moral não poderia ser alcançada por meio desse sacerdócio, pois ele era fraco e ineficaz (Hb 7:11, 18). Por que a perfeição moral não podia ser alcançada? Porque o sangue de touros e bodes não podia tirar os pecados humanos (Hb 10:4). Por que a primeira aliança era fraca e ineficaz? Porque os sacerdotes eram mortais e, portanto, finitos (Hb 7:23). Além disso, os sacerdotes precisavam apresentar sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados antes de poderem sacrificar pelos pecados do povo ao qual representavam (Hb 5:3). Assim, a primeira aliança era falha e se tornou obsoleta com a chegada do sacrifício superior de Cristo e de Seu sacerdócio.

Sobre a segunda pergunta: na segunda aliança, Deus não escolheu um mero sacerdote mortal, mas Aquele que vive para sempre (Hb 7:24). Não havia mais ofertas de touros e bodes que nunca poderiam tirar os pecados do povo. Cristo Se ofereceu uma vez por todas (Hb 7:27; 9:14; 10:12). Ele veio para remover o pecado por meio de Seu próprio sacrifício (Hb 9:26) e limpar a consciência das obras mortas (Hb 9:14). Essa é a razão pela qual a segunda aliança é qualitativamente superior. Cristo é o Mediador dessa aliança superior, nova e melhor. Cristo é nosso Mediador.”

 

 

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