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Lição 2
01 a 07 de janeiro
A mensagem de Hebreus
Sábado à tarde
Ano Bíblico: Gn 1-3
VERSO PARA
MEMORIZAR: “Ora, o essencial das coisas
que estamos dizendo é que temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à direita
do trono da Majestade nos Céus” (Hb 8:1).
LEITURAS DA SEMANA: Hb
1:5-14; Lc 1:30-33; Sl 132:1-5; Hb 2:14-16; 5:1-4; 1Pe 2:9; Hb 8:8-12


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NAS: Agora o ponto principal no
que foi dito
KJV: as coisas que falámos [isto
é] a soma: Temos
INT: [o] ponto além disso de
Qual o sentimento diante de
tantas perseguições e injustiças, ainda que aparentes? Certo é que a tristeza vez
ou outra pode abalar ou ameaçar a fé.
O sofrimento tende a causar alguns
dos maiores questionamentos, desilusões...
Domingo,
02 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 4-7
Jesus
é nosso Rei
Satanás se tornou governante do
nosso planeta após o pecado, e Jesus recupera o governo sobre os que O aceitam
como Salvador.
ACF
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NVI
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Se alguém me
serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se
alguém me servir, meu Pai o honrará.
Agora a minha alma está perturbada; e que direi
eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do
céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira,
dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por
amor de mim, mas por amor de vós.
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe
deste mundo.
E eu, quando for levantado da terra, todos
atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de
morrer.
João 12:26-33
|
Quem me serve
precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me
serve, meu Pai o honrará.
"Agora meu coração está perturbado, e o que
direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta
hora.
Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma
voz do céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
A multidão que ali estava e a ouviu, disse que
tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado.
Jesus disse: "Esta voz veio por causa de
vocês, e não por minha causa.
Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso
o príncipe deste mundo.
Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei
todos a mim".
Ele disse isso para indicar o tipo de morte que
haveria de sofrer.
João 12:26-33
|
Ouvistes que
eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis
porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para
que, quando acontecer, vós acrediteis.
Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o
príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e
que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
João 14:28-31
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"Vocês me
ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam
contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça,
para que, quando acontecer, vocês creiam.
Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está
vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.
Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e
que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "
João 14:28-31
|
Todavia
digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o
Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me
vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
João 16:7-11
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Mas eu lhes
afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não
virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado,
da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não
me verão mais;
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
João 16:7-11
|
Havendo Deus
antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez
também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a
expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do
seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados,
assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Feito tanto mais excelente do que os anjos,
quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho,
Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?[1]
E outra vez, quando introduz no mundo o
primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos
espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste
pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por
isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus
companheiros.
E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E
os céus são obra de tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos
eles, como roupa, envelhecerão,
E como um manto os enrolarás, e serão mudados.
Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
[2]
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à
minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são porventura todos eles espíritos
ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a
salvação?[3]
Hebreus 1:1-14
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Há muito tempo
Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio
dos profetas,
mas nestes últimos dias falou-nos por meio do
Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o
universo.
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a
expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra
poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou
à direita da Majestade nas alturas,
tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome
que herdou é superior ao deles.
Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse:
"Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei
seu Pai, e ele será meu Filho"?
E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no
mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem".
Quanto aos anjos, ele diz: "Ele faz dos
seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes".
Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono,
ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.
Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso,
Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com
óleo de alegria".
E também diz: "No princípio, Senhor,
firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás;
envelhecerão como vestimentas.
Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles
serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão
fim".
A qual dos anjos Deus alguma vez disse:
"Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado
para os teus pés"?
Os anjos não são, todos eles, espíritos
ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?
Hebreus 1:1-14
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Cerimônia de entronização do
Filho:
1 – Adoção como Filho Real;
2 – Apresentação à corte
celestial, que O adora;
3 – Deus entroniza o Filho.
“Uma das crenças mais
importantes do NT é que em Jesus Deus cumpriu Suas promessas a Davi (veja 2Sm
7:8-16; Lc 1:30-33). Jesus nasceu da linhagem de Davi na cidade de Davi (Mt
1:1-16; Lc 2:10, 11). Durante Seu ministério, frequentemente O chamavam de “Filho
de Davi”. Ele foi executado sob a acusação de afirmar ser “o Rei dos judeus”
(Mt 27:37). Pedro e Paulo pregaram que Jesus ressuscitou da morte em
cumprimento das promessas feitas a Davi (At 2:22-36; 13:22-37). E João
identificou Jesus como “o Leão da tribo de Judá” (Ap 5:5).”
Hebreus concorda com esse conceito do
Filho reinando e conduzindo o povo ao descanso (Hebreus 4) e como Edificador da
Casa de Deus (Hebreus 3: 3,4).
Em que
sentido é confortador saber que Jesus é o Governante do Universo, especialmente
em meio às provações?
Segunda-feira,
03 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 8-11
Jesus
é nosso Mediador
2. Compare Êxodo 4:22, 23 com 2
Samuel 7:12-14; Deuteronômio 12:8-10 com 2 Samuel 7:9-11; e Deuteronômio 12:13,
14 com Salmo 132:1-5, 11-14. Que promessas a Israel seriam cumpridas por meio
do prometido Rei davídico?
ACF
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E disse o
Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó
todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o
coração, para que não deixe ir o povo.
Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu
filho, meu primogênito.
E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para
que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o
teu primogênito.
Êxodo 4:21-23
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Agora, pois,
assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da
malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo,
sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e
destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome
dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel,
e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e
nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes
sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus
inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com
teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o
qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e
confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho;
e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de
filhos de homens.
Mas a minha benignidade não se apartará dele;
como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados
para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Conforme a todas estas palavras, e conforme a
toda esta visão, assim falou Natã a Davi.
2 Samuel 7:8-17
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Estes são os
estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o
SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a
terra.
Totalmente destruireis todos os lugares, onde as
nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e
sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa;
E derrubareis os seus altares, e quebrareis as
suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens
esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.
Assim não fareis ao Senhor vosso Deus;
Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de
todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua
habitação, e ali vireis.
E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos
sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos
votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e
das vossas ovelhas.
E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e
vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no
que abençoar o Senhor vosso Deus.
Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada
qual tudo o que bem parece aos seus olhos.
Porque até agora não entrastes no descanso e na
herança que vos dá o Senhor vosso Deus.
Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra
que vos fará herdar o Senhor vosso Deus; e vos dará repouso de todos os
vossos inimigos em redor, e morareis seguros.
Então haverá um lugar que escolherá o Senhor
vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos
ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos,
e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que
fizerdes ao Senhor.
E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus,
vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas
servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem
parte nem herança.
Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos
em todo o lugar que vires;
Deuteronômio 12:1-13
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Agora, pois,
assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei
da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu
povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e
destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome
dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel,
e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e
nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes
sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus
inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
2 Samuel 7:8-11
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Guarda-te, que
não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;
Mas no lugar que o Senhor escolher numa das tuas
tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.
Deuteronômio 12:13,14
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Lembra-te,
SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições.
Como jurou ao Senhor, e fez votos ao poderoso
Deus de Jacó, dizendo:
Certamente que não entrarei na tenda de minha
casa, nem subirei à minha cama,
Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às
minhas pálpebras,
Enquanto não achar lugar para o Senhor, uma
morada para o poderoso Deus de Jacó.
Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a
achamos no campo do bosque.
Entraremos nos seus tabernáculos;
prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.
Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca
da tua força.
Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e
alegrem-se os teus santos.
Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o
rosto do teu ungido.
O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se
apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.
Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e
os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se
assentarão perpetuamente no teu trono.
Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para
a sua habitação, dizendo:
Este é o meu repouso para sempre; aqui
habitarei, pois o desejei.
Abençoarei abundantemente o seu mantimento;
fartarei de pão os seus necessitados.
Também vestirei os seus sacerdotes de salvação,
e os seus santos saltarão de prazer.
Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma
lâmpada para o meu ungido.
Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre
ele florescerá a sua coroa.
Salmos 132:1-18
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NVI
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Disse mais o
Senhor a Moisés: "Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer
diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar.
Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.
Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor:
Israel é o meu primeiro filho,
e eu já lhe disse que deixe o meu filho ir para
prestar-me culto. Mas você não quis deixá-lo ir; por isso matarei o seu
primeiro filho! "
Êxodo 4:21-23
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"Agora,
pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei
das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo
Israel.
Sempre estive com você por onde você andou, e
eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens
mais importantes da terra.
E providenciarei um lugar para o meu povo Israel
e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam
incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início
e têm feito desde a época em que nomeei juízes
sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba
também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia.
Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar
com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um
fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.
Será ele quem construirá um templo em honra do
meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.
Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando
ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites
aplicados por homens.
Mas nunca retirarei dele o meu amor, como
retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho.
Quanto a você, sua dinastia e seu reino
permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para
sempre".
E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe
tinha falado e revelado.
2 Samuel 7:8-17
|
Estes são os
decretos e ordenanças que vocês devem ter o cuidado de cumprir enquanto
viverem na terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, deu a vocês como
herança.
Destruam completamente todos os lugares nos
quais as nações que vocês estão desalojando adoram os seus deuses, tanto nos
altos montes como nas colinas e à sombra de toda árvore frondosa.
Derrubem os seus altares, esmigalhem as suas
colunas sagradas e queimem os seus postes sagrados; despedacem os ídolos dos
seus deuses e eliminem os nomes deles daqueles lugares.
Vocês, porém, não adorarão ao Senhor, o seu
Deus, como eles.
Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus,
escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação.
Para lá vocês deverão ir
e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e
dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas
voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.
Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e
suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o
Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.
Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada
um fazendo o que bem entende,
pois ainda não chegaram ao lugar de descanso e à
herança que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando.
Mas vocês atravessarão o Jordão e se
estabelecerão na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá como herança, e ele
lhes concederá descanso de todos os inimigos que os cercam, para que vocês
vivam em segurança.
Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus,
escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes
ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que
tiverem prometido em voto ao Senhor.
E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu Deus,
vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas e os levitas que
vivem nas cidades de vocês, por não terem recebido terras nem propriedades.
Tenham o cuidado de não sacrificar os seus
holocaustos em qualquer lugar que lhes agrade.
Deuteronômio 12:1-13
|
Senhor,
lembra-te de Davi e das dificuldades que enfrentou.
Ele jurou ao Senhor e fez um voto ao Poderoso de
Jacó:
"Não entrarei na minha tenda e não me
deitarei no meu leito;
não permitirei que os meus olhos peguem no sono
nem que as minhas pálpebras descansem,
enquanto não encontrar um lugar para o Senhor,
uma habitação para o Poderoso de Jacó".
Soubemos que a arca estava em Efrata, mas nós a
encontramos nos campos de Jaar:
"Vamos para habitação dele! Vamos adorá-lo
diante do estrado de seus pés!
Levanta-te, Senhor, e vem para o teu lugar de
descanso, tu e a arca onde está o teu poder.
Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem
de alegria os teus fiéis".
Por amor ao teu servo Davi, não rejeites o teu
ungido.
O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento
firme que ele não revogará: "Colocarei um dos seus descendentes no seu
trono.
Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança e
aos testemunhos que eu lhes ensino, também os filhos deles o sucederão no
trono para sempre".
O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la
sua habitação:
"Este será o meu lugar de descanso para
sempre; aqui firmarei o meu trono, pois esse é o meu desejo.
Abençoarei este lugar com fartura; os seus
pobres suprirei de pão.
Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os
seus fiéis a celebrarão com grande alegria.
"Ali farei renascer o poder de Davi e farei
brilhar a luz do meu ungido.
Vestirei de vergonha os seus inimigos, mas nele
brilhará a sua coroa".
Salmos 132:1-18
|
Tenham o
cuidado de não sacrificar os seus holocaustos em qualquer lugar que lhes
agrade.
Ofereçam-nos somente no local que o Senhor
escolher numa das suas tribos, e ali ponham em prática tudo o que eu lhes
ordenar.
Deuteronômio 12:13,14
|
|
O descanso a Israel como filho de
Deus.
O cumprimento dessa promessa ao Rei
davídico, representante de Israel.
Jeremias 7:1-13 e a exigência de fidelidade
do povo de Israel para receber proteção e bênçãos, e a aliança davídica garante
isso através de uma pessoa, o Rei davídico.
Os reis davídicos foram infiéis.
Jesus consegue cumprir a promessa
e ser o Mediador.
Quantas
vezes você foi infiel em sua parte na aliança? O que isso nos ensina sobre como
devemos confiar exclusivamente em Jesus para a salvação?
Terça-feira,
04 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 12-15
Jesus
é o nosso Campeão
3. Compare 1 Samuel 8:19, 20 e Hebreus 2:14-16. O
que os israelitas procuravam em um rei e como esses anseios foram satisfeitos
em Jesus?
ACF
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NVI
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E sucedeu que,
tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o
nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
Porém seus filhos não andaram pelos caminhos
dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o
direito.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram,
e vieram a Samuel, a Ramá,
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus
filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre
nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de
Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao
Senhor.
E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em
tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm
rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o
dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a
outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes
solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar
sobre eles.
E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao
povo, que lhe pedia um rei.
E disse: Este será o costume do rei que houver
de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus
carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e
para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas
de guerra e os petrechos de seus carros.
E tomará as vossas filhas para perfumistas,
cozinheiras e padeiras.
E tomará o melhor das vossas terras, e das
vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
E as vossas sementes, e as vossas vinhas
dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
Também os vossos servos, e as vossas servas, e
os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu
trabalho.
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de
servos.
Então naquele dia clamareis por causa do vosso
rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram:
Não, mas haverá sobre nós um rei.
E nós também seremos como todas as outras
nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas
guerras.
Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo,
as repetiu aos ouvidos do Senhor.
Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua
voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte
cada um à sua cidade.
1 Samuel 8:1-22
|
Quando
envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel.
Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo,
Abias. Eles eram líderes em Berseba.
Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos.
Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça.
Por isso, todas as autoridades de Israel
reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus
filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere,
à semelhança das outras nações".
Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei
para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.
E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o
que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que
rejeitaram como rei.
Assim como fizeram comigo desde o dia em que os
tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses,
também estão fazendo com você.
Agora atenda-os; mas advirta-os solenemente e
diga-lhes que direitos reivindicará o rei que os governará".
Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao
povo, que estava lhe pedindo um rei,
dizendo: "Isto é o que o rei que reinará
sobre vocês reivindicará como seu direito: ele tomará os filhos de vocês para
servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria, e para correr à frente
dos seus carros de guerra.
Colocará alguns como comandantes de mil e outros
como comandantes de cinqüenta. Ele os fará arar as terras dele, fazer a
colheita, e fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros de
guerra.
Tomará as filhas de vocês para serem
perfumistas, cozinheiras e padeiras.
Tomará de vocês o melhor das plantações, das
vinhas e dos olivais, e o dará aos criados dele.
Tomará um décimo dos cereais e da colheita das
uvas e o dará a seus oficiais e a seus criados.
Também tomará de vocês para seu uso particular
os servos e as servas, o melhor do gado e dos jumentos.
E tomará de vocês um décimo dos rebanhos, e
vocês mesmos se tornarão escravos dele.
Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que
vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá".
Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disseram:
"Não! Queremos ter um rei.
Seremos como todas as outras nações; um rei nos
governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".
Depois de ter ouvido tudo o que o povo disse,
Samuel o repetiu perante o Senhor.
E o Senhor respondeu: "Atenda-os e dê-lhes
um rei". Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um
para sua cidade".
1 Samuel 8:1-22
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Porque
convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo
existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o
príncipe da salvação deles.
Porque, assim o que santifica, como os que são
santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes
chamar irmãos,
Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus
irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
E outra vez: Porei nele a minha confiança. E
outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue,
também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o
que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte,
estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas
tomou a descendência de Abraão.
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante
aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de
Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado,
padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Hebreus 2:10-18
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Ao levar
muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de
quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da
salvação deles.
Ora, tanto o que santifica quanto os que são
santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los
irmãos.
Ele diz: "Proclamarei o teu nome a meus
irmãos; na assembléia te louvarei".
E também: "Nele porei a minha
confiança". Novamente ele diz: "Aqui estou eu com os filhos que
Deus me deu".
Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e
sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte,
derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,
e libertasse aqueles que durante toda a vida
estiveram escravizados pelo medo da morte.
Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda,
mas aos descendentes de Abraão.
Por essa razão era necessário que ele se
tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo
sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos
pecados do povo.
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu
quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo
tentados.
Hebreus 2:10-18
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4. Leia Isaías 42:13 e 59:15-20.
Como Yahweh é descrito nessas passagens?
ACF
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NVI
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Eu sou o
Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o
meu louvor às imagens de escultura.
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e
as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.
Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor
desde a extremidade da terra; vós os que navegais pelo mar, e tudo quanto há
nele; vós, ilhas, e seus habitantes.
Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as
aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nas rochas, e clamem do
cume dos montes.
Dêem a glória ao Senhor, e anunciem o seu louvor
nas ilhas.
O Senhor sairá como poderoso, como homem de guerra
despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e prevalecerá contra seus
inimigos.
Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e
me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os
assolarei e juntamente devorarei.
Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda
a sua erva farei secar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas secarei.
E guiarei os cegos pelo caminho que nunca
conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as
trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas
lhes farei, e nunca os desampararei.
Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os
que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois
nossos deuses.
Isaías 42:8-17
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"Eu sou o
Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o
meu louvor.
Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas
eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês".
Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor
desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele
existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.
Que o deserto e as suas cidades ergam a sua voz;
regozijem-se os povoados habitados por Quedar. Cante de alegria o povo de
Selá, gritem pelos altos dos montes.
Dêem glória ao Senhor e nas ilhas proclamem seu
louvor.
O Senhor sairá como homem poderoso, como guerreiro
despertará o seu zelo; com forte brado e o grito de guerra triunfará sobre os
seus inimigos.
"Fiquei muito tempo em silêncio, e me
contive, calado. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo
e respiro ofegante.
Arrasarei os montes e as colinas e secarei toda
sua vegetação; tornarei rios em ilhas e secarei os açudes.
Conduzirei os cegos por caminhos que eles não
conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas
em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as
coisas que farei; não os abandonarei.
Mas retrocederão em vergonha total aqueles que
confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são
nossos deuses’. "
Isaías 42:8-17
|
Eis que a mão
do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu
ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre
vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que
não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de
sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a
vossa língua pronuncia perversidade.
Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém
que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras;
concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de
aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma
víbora.
As suas teias não prestam para vestes nem se
poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e
obra de violência há nas suas mãos.
Os seus pés correm para o mal, e se apressam
para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de
iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.
Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça
nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por
elas não tem conhecimento da paz.
Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça
não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor,
mas andamos em escuridão.
Apalpamos as paredes como cegos, e como os que
não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e
nos lugares escuros como mortos.
Todos nós bramamos como ursos, e continuamente
gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está
longe de nós.
Porque as nossas transgressões se multiplicaram
perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas
transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;
Como o prevaricar, e mentir contra o Senhor, e o
desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e
proferir do coração palavras de falsidade.
Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça
se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não
pode entrar.
Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal
arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que
não houvesse justiça.
E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que
não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a
salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça,
e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si
vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.
Conforme forem as obras deles, assim será a sua
retribuição, furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos; às
ilhas dará ele a sua recompensa.
Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e
a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de
águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.
E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se
converterem da transgressão, diz o Senhor.
Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles,
diz o Senhor: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que
pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua
descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor,
desde agora e para todo o sempre.
Isaías 59:1-21
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Vejam! O braço
do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo
que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu
Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os
ouvirá.
Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e
os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua
murmura palavras ímpias.
Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz
defesa com integridade. Apóiam-se em argumentos vazios e falam mentiras;
concebem maldade e geram iniqüidade.
Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha.
Quem comer seus ovos morre, e de um ovo esmagado sai uma víbora.
Suas teias não servem de roupa; eles não
conseguem cobrir-se com o que fazem. Suas obras são más, e atos de violência
estão em suas mãos.
Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar
sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus
caminhos.
Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em
suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por
eles não conhecerá a paz.
Por isso a justiça está longe de nós, e a
retidão não nos alcança. Procuramos, mas tudo é trevas; buscamos claridade,
mas andamos em sombras densas.
Como o cego caminhamos apalpando o muro,
tateamos como quem não tem olhos. Ao meio-dia tropeçamos como se fosse noite;
entre os fortes somos como os mortos.
Todos nós urramos como ursos; gememos como
pombas. Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe!
Porquanto são muitas as nossas transgressões
diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós. As nossas
transgressões estão sempre conosco, e reconhecemos as nossas iniqüidades:
Rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo, deixar de
seguir o nosso Deus, fomentar a opressão e a revolta, proferir as mentiras
que os nossos corações conceberam.
Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à
distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar.
Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é
vítima de saque. Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça.
Ele viu que não houve ninguém, admirou-se porque
ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça
deu-lhe apoio.
Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o
capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa
capa.
Conforme o que fizeram lhes retribuirá: aos seus
inimigos, ira; aos seus adversários, o que merecem; às ilhas, a devida
retribuição.
Desde o poente os homens temerão o nome do
Senhor, e desde o nascente, a sua glória. Pois ele virá como uma inundação
impelida pelo sopro do Senhor.
"O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó
arrependerem-se dos seus pecados", declara o Senhor.
"Quanto a mim, esta é a minha aliança com
eles", diz o Senhor. "O meu Espírito que está em você e as minhas
palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus
filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre", diz o
Senhor.
Isaías 59:1-21
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O
que significa vestir a armadura de Deus? Em nossa luta diária com o eu, a
tentação e outros desafios, como podemos nos valer do poder divino, que nos
permite ser fiéis?
Quarta-feira,
05 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 16-19
Jesus
é nosso Sumo Sacerdote
Hebreus 5–7 apresenta uma
segunda função de Jesus. Ele é nosso Sumo Sacerdote.
5. Leia Levítico 1:1-9;
10:8-11; Malaquias 2:7; Números 6:22-26 e Hebreus 5:1-4. Quais eram as funções
que o sacerdote cumpria?
ACF
|
NVI
|
E chamou o
SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando
algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto
é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado,
oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de
sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto,
para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os
filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em
redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos
seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo
sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão
em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em
cima do altar;
Porém a sua fressura e as suas pernas
lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
Levítico 1:1-9
|
Da Tenda do
Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:
"Diga o seguinte aos israelitas: Quando
alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do
rebanho de ovelhas.
"Se o holocausto for de gado, oferecerá um
macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que
seja aceito pelo Senhor,
e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto
para que seja aceito como propiciação em seu lugar.
Então o novilho será morto perante o Senhor, e
os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão nos lados
do altar, que está na entrada da Tenda do Encontro.
Depois se tirará a pele do animal, que será
cortado em pedaços.
Então os descendentes do sacerdote Arão
acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.
Em seguida arrumarão os pedaços, inclusive a
cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.
As vísceras e as pernas serão lavadas com água.
E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada
no fogo, de aroma agradável ao Senhor.
Levítico 1:1-9
|
E falou o
Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem
teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não
morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano
e entre o imundo e o limpo,
E para ensinar aos filhos de Israel todos os
estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.
Levítico 10:8-11
|
Depois o
Senhor disse a Arão:
"Você e seus filhos não devem beber vinho
nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês
morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.
Vocês têm que fazer separação entre o santo e o
profano, entre o puro e o impuro,
e ensinar aos israelitas todos os decretos que o
Senhor lhes deu por meio de Moisés".
Levítico 10:8-11
|
A lei da
verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios;
andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento,
e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do
Senhor dos Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos
fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos
Exércitos.
Malaquias 2:6-8
|
A verdadeira
lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou
comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.
"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua
boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor
dos Exércitos.
Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu
ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de
Levi", diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 2:6-8
|
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim
abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a
paz.
Assim porão o meu nome sobre os filhos de
Israel, e eu os abençoarei.
Números 6:22-27
|
O Senhor disse a Moisés:
"Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês
abençoarão os israelitas:
"O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.
"Assim eles invocarão o meu nome sobre os
israelitas, e eu os abençoarei".
Números 6:22-27
|
Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os
homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para
que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes
e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como
também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é
chamado por Deus, como Arão.
Assim também Cristo não se glorificou a si
mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu
Filho, Hoje te gerei.
Hebreus 5:1-5
|
Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e
designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar
ofertas e sacrifícios pelos pecados.
Ele é capaz de se compadecer dos que não têm
conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.
Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por
seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo.
Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve
ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.
Da mesma forma, Cristo não tomou para si a
glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu és meu
Filho; eu hoje te gerei".
Hebreus 5:1-5
|
Somos o
“sacerdócio real” de Deus. Isso deve fazer diferença em nossa vida?
Quinta-feira,
06 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 20-22
Jesus
é Mediador de uma aliança superior
Hebreus 8–10 focaliza a obra
de Jesus como Mediador de uma nova aliança.
6. Leia Hebreus 8:8-12. O que
Deus prometeu na nova aliança?
“Ao nomear Jesus como nosso Sumo Sacerdote, o
Pai inaugurou uma nova aliança que cumpre o que a antiga podia apenas
antecipar. A nova aliança oferece o que somente um Sacerdote humano-divino
perfeito e eterno é capaz de entregar. Esse Sumo Sacerdote não apenas explica a
lei divina, mas a implanta no coração. Ele apresenta um sacrifício que nos traz
perdão, nos limpa e transforma o nosso coração de pedra em um coração de carne
(Ez 36:26). Ele de fato nos recria (2Co 5:17). Esse Sacerdote nos abençoa da
maneira mais incrível, dando-nos acesso à presença do próprio Pai.
Deus
projetou a antiga aliança a fim de apontar para a obra de Jesus no futuro. Era
linda em seu modelo e objetivo, porém alguns não entenderam seu propósito. Por
não querer deixar os símbolos, as sombras, e abraçar as verdades indicadas por
eles, perderam os benefícios maravilhosos que o ministério de Jesus lhes
oferecia.
“Cristo
era o fundamento e a vida do templo. Os cultos realizados nele simbolizavam o
sacrifício do Filho de Deus. O sacerdócio foi estabelecido para representar o
caráter mediador e a obra de Cristo. Todo o plano do culto sacrifical era uma
representação da morte do Salvador para redimir o mundo. Não haveria eficácia
nessas ofertas quando se consumasse o grande acontecimento para o qual haviam
apontado por séculos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 165).”
ACF
|
NVI
|
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote
tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro
tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para
oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse
alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco
sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas
celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o
tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte
se te mostrou.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais
excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em
melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível,
nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão
dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá
estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No
dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não
permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles
diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu
entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E
eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada
um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde
o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades,
E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira.
Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:1-13
|
O mais importante do que estamos tratando é que temos um
sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade
nos céus
e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo
que o Senhor erigiu, e não o homem.
Todo sumo sacerdote é constituído para
apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este
tivesse algo a oferecer.
Se ele estivesse na terra, nem seria sumo
sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas
pela lei.
Eles servem num santuário que é cópia e sombra
daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para
construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo
que lhe foi mostrado no monte".
Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é
superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é
superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita,
não seria necessário procurar lugar para outra.
Deus, porém, achou o povo em falta e disse:
"Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança
com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
Não será como a aliança que fiz com os seus
antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles
não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o
Senhor.
"Esta é a aliança que farei com a
comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor.
"Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações.
Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu
irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o
menor até o maior.
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me
lembrarei mais dos seus pecados".
Chamando "nova" esta aliança, ele
tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a
ponto de desaparecer.
Hebreus 8:1-13
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Sexta-feira,
07 de janeiro
Ano Bíblico: Gn 23-25
Estudo
adicional
Apesar de todas as verdades boas e promissoras
contidas no livro de Hebreus, há também uma série de advertências cujo clímax
está nos capítulos 10–12.
Essas seções têm pelo menos dois elementos em
comum. Primeiro, comparam a geração do deserto aos leitores de Hebreus.
Segundo, nos exortam a ter fé.
A geração do deserto viu o poder divino por meio de
sinais e maravilhas na libertação do Egito. Também ouviu Deus falar do Monte
Sinai os Dez Mandamentos, viu a coluna de fogo à noite e a nuvem protetora
durante o dia, comeu o maná, o pão do Céu. Também bebeu água que brotava das
rochas onde quer que acampasse. Porém, quando chegou à fronteira da terra
prometida, não confiou em Deus. Ela carecia de fé, que é a essência do que Deus
requer. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).
Segundo Paulo, como a geração do deserto, estamos
na fronteira da terra prometida (Hb 10:37-39). No entanto, nossos privilégios e
responsabilidades são maiores. Não ouvimos Deus falar no Sinai, mas vimos nas
Escrituras uma maior revelação divina no Monte Sião: Deus em carne (Hb
12:18-24). Teremos fé? O autor nos incentiva a seguir o exemplo de uma lista de
personagens, que culmina com Jesus.
Perguntas para consideração
1. Jesus é o nosso Campeão, que vai antes de nós na
batalha contra o diabo. Como podemos lutar unidos atrás do nosso Campeão? O que
impede essa unidade? De que maneira Satanás enfraquece a igreja? Como ele
enfraqueceu Israel no passado?
2. Somos uma comunidade de sacerdotes sob a direção
divina. De que forma sua igreja local pode oferecer melhores sacrifícios de
louvor e boas obras a Deus?
3. Nossa situação é semelhante à da geração do
deserto pouco antes de tomar posse da terra prometida? Que lições podemos
aprender com as semelhanças?
“Resumo da Lição 2
A
mensagem de Hebreus
TEXTOS-CHAVES: Hb 1:5-14; Lc 1:30-33; Sl 132:1-5;
Hb 2:14-16; 5:1-4; 1Pe 2:9; Hb 8:8-12
ESBOÇO
Como observamos na semana passada, os primeiros
cristãos do NT leram Hebreus como uma carta do apóstolo Paulo. Estritamente
falando, porém, o escritor da carta aparenta ser anônimo. Isso gerou um debate
que deu origem a pelo menos 13 possíveis candidatos à autoria, como Lucas,
Barnabé, Judas, Estêvão, Priscila e Áquila, Apolo ou mesmo Maria, a mãe de
Jesus. Quanto a isso, o que se pode inferir com segurança são quatro fatos:
Em primeiro lugar, o autor deve ter sido bem
instruído. Hebreus tem, de longe, o melhor grego do NT.
Segundo, o autor estava familiarizado com os
métodos judaicos de interpretação das Escrituras, como gezerah shavah
(“argumento por analogia”) e outras técnicas semelhantes.
Terceiro, o autor conhecia bem as Escrituras
Judaicas. Hebreus tem o uso mais extenso de citações do Antigo Testamento
(AT).
Quarto, o autor conhecia Timóteo (Hb 13:23). Todos
esses fatos falam em favor, e não contra, a autoria paulina. Certamente, o
autor optou por permanecer anônimo por motivos não revelados. O anonimato pode
até sugerir que sua mensagem seja mais importante do que sua identidade. Ao
mesmo tempo, seríamos negligentes se deixássemos de reconhecer que Ellen G.
White atesta a autoria paulina do livro de Hebreus. Seguindo em frente com fé
nessa revelação divina, ao longo das lições iremos nos referir ao autor como
Paulo.
Temas da lição
A lição da semana enfatiza dois temas: O primeiro é
“Cristo nosso Rei”, e o segundo é “Cristo nosso Mediador”.
COMENTÁRIO
Cristo nosso Rei
O primeiro capítulo de Hebreus pode ser resumido em
uma curta declaração bíblica: Cristo é “superior aos anjos” (veja Hb 1:4). O
segundo capítulo pode ser resumido nesta declaração: Cristo Se tornou “menor do
que os anjos” por um tempo (veja Hb 2:9). O que queremos responder em nosso
estudo é: O que torna Jesus superior aos anjos e O eleva à posição de Rei?
“Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas
maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo
Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o
Universo” (Hb 1:1, 2). Paulo quis mostrar ao seu público, e a nós, que Deus
falou e ainda fala. Ele falou em diferentes períodos de tempo “antigamente” e
fala “nestes últimos dias”. Sua mensagem tem diferentes destinatários: os
“pais” e “nós”. Ele fala por meio de diferentes agentes: os “profetas” e o
“Filho”. Deus fala “de muitas maneiras”.
Quais são algumas de Suas vias de comunicação? Deus
falou face a face com Adão e Eva (Gn 3); falou com Moisés no meio de uma sarça
ardente, algo que chamamos de teofania, uma revelação divina (Êx 3:2-6); a
Balaão por meio de um jumento (Nm 22:28); ao menino Samuel, chamando-o pelo
nome (1Sm 3:10); a Elias em voz mansa e suave (1Rs 19:12); a Isaías por meio de
uma visão no templo (Is 6:1-9); e a Oseias por meio de suas circunstâncias
familiares (Os 1:2). Todos esses modos de comunicação têm algo em comum: são
incompletos.
Sua declaração final e culminante é apresentada
“nestes últimos dias”, quando Ele fala por meio de Seu “Filho”. Deus não falou
apenas por meio das palavras de Jesus; mas também por meio das ações Dele e do
Seu caráter. A revelação divina é progressiva, porém não é de verdadeiro para
mais verdadeiro, de maduro para mais maduro. Em vez disso, é um movimento para
a frente e contínuo em Sua revelação de Si mesmo à humanidade. Ao falar por
meio das palavras e ações de Jesus, o próprio Deus é quem fala.
Imediatamente após a menção do Filho, Paulo fez
sete afirmações sobre Ele (Hb 1:2-4) que O elevam muito acima de qualquer anjo.
Primeiro, Cristo é constituído “Herdeiro de todas as coisas” (Hb 1:2). Se Ele é
o Herdeiro principal, Seus seguidores serão coerdeiros com Ele e “hão de herdar
a salvação” (Hb 1:14). Com base no tema da herança, os primeiros cristãos
afirmaram que Cristo, por meio de Sua ressurreição e exaltação, recebeu uma
herança celestial compartilhada com Seus seguidores. “O vencedor herdará estas
coisas” (Ap 21:7). Da mesma forma, a Bíblia afirma que “os injustos não
herdarão o Reino de Deus” (1Co 6:9, 10).
Em segundo lugar, Cristo foi o Agente da criação do
Pai “pelo qual também fez o Universo” (Hb 1:2). Cristo, como Herdeiro, não é
apenas o Agente do tempo do fim (escatológico), por meio de quem Deus fala
nestes últimos dias, mas também o Agente da criação (protológico). A função
protológica do Filho aponta para Sua vitória escatológica. João confirma isso
implicitamente ao dizer que “todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele,
nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).
Terceiro, Cristo “é o resplendor da glória de Deus”
(Hb 1:3). Algumas versões da Bíblia preferem a tradução “o brilho da glória de
Deus” (NTLH). Além disso, Cristo é “a expressão exata do Seu Ser” (Hb 1:3). O
termo grego para “expressão exata” [charact?r] indica uma marca impressa
em um objeto, especialmente em moedas. Ambas as descrições de Jesus como o
“brilho” de Deus e como a “expressão exata” mostram que Ele é a representação
completa e adequada do divino. Os dois compartilham a mesma “expressão do ser”.
O que Paulo transmite nesse texto é sinônimo do que Jesus testifica: “Quem vê a
Mim vê o Pai” (Jo 14:9). Não há melhor revelador de Deus do que Jesus Cristo.
Se quisermos saber quem é Deus, devemos conhecer Jesus.
Quarto, “sustentando todas as coisas pela Sua
palavra poderosa” (Hb 1:3). Cristo não apenas falou e coisas vieram à
existência, mas Ele sustenta as coisas em existência por Sua palavra poderosa.
Quinto, Cristo fez “a purificação dos pecados” (Hb
1:3). Aquele que foi o instrumento da atividade criativa de Deus é também o
instrumento de Sua atividade salvífica, purificando o arrependido de seus
pecados. O autossacrifício de Cristo purifica “nossa consciência de obras
mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9:14).
Sexto, Cristo, depois de realizar Sua obra
expiatória, “assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1:3). Essa
posição é uma alusão direta ao Salmo 110:1, citado no final do primeiro
capítulo: “Sente-se à Minha direita, até que Eu ponha os Seus inimigos por
estrado dos Seus pés” (Hb 1:13). Jesus disse ao Sinédrio em Seu julgamento
estas mesmas palavras: “verão o Filho do Homem sentado à direita do
Todo-Poderoso” (Mt 26:64).
Sétimo, Cristo Se tornou “tão superior aos anjos
quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1:4). Quanto Cristo é
superior em relação aos anjos? Essa pergunta é respondida na sequência de
citações seguintes (ver Hb 1:5-14). Cristo merece adoração (Hb 1:6), ao
contrário dos santos anjos, que não aceitam ser adorados (Ap 19:10; 22:8, 9);
Cristo tem um trono e um cetro (Hb 1:8); Ele foi ungido Rei (Hb 1:9); criou os
céus e a Terra (Hb 1:10) e está assentado à direita de Deus (Hb 1:13). A frase
“Tendo Se tornado tão superior aos anjos”, nesse contexto, aponta para a
cerimônia de entronização, conforme a lição de domingo.”
“risto
nosso Mediador
Um
mediador é alguém que se interpõe entre duas partes para chegar a um acordo ou
estabelecer um relacionamento. No judaísmo, Moisés é o mediador principal da
aliança do Sinai (Gl 3:19, 20). Nas epístolas pastorais, Paulo disse que há “um
só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus” (1Tm 2:5). Hebreus
afirmou: Jesus “é também Mediador de superior aliança” (Hb 8:6), ou “Mediador
da nova aliança” (Hb 9:15; 12:24). Surgem, então, duas perguntas: (1) O que é
essa aliança em Hebreus? (2) Por que a nova aliança é melhor?
Sobre
a primeira pergunta, a aliança em Hebreus se refere a um acordo vinculante, um
acordo entre suas partes. Paulo falou sobre a aliança antiquada e envelhecida
(Hb 8:13) e a nova ou superior aliança (Hb 7:22; 8:6). Com a primeira, Deus
estabeleceu um sistema de sacrifícios, sacerdotes levitas e cerimônias (Hb
5:1-4). No entanto, a perfeição moral não poderia ser alcançada por meio desse
sacerdócio, pois ele era fraco e ineficaz (Hb 7:11, 18). Por que a perfeição
moral não podia ser alcançada? Porque o sangue de touros e bodes não podia
tirar os pecados humanos (Hb 10:4). Por que a primeira aliança era fraca e
ineficaz? Porque os sacerdotes eram mortais e, portanto, finitos (Hb 7:23).
Além disso, os sacerdotes precisavam apresentar sacrifícios, primeiramente por
seus próprios pecados antes de poderem sacrificar pelos pecados do povo ao qual
representavam (Hb 5:3). Assim, a primeira aliança era falha e se tornou
obsoleta com a chegada do sacrifício superior de Cristo e de Seu sacerdócio.
Sobre
a segunda pergunta: na segunda aliança, Deus não escolheu um mero sacerdote
mortal, mas Aquele que vive para sempre (Hb 7:24). Não havia mais ofertas de
touros e bodes que nunca poderiam tirar os pecados do povo. Cristo Se ofereceu
uma vez por todas (Hb 7:27; 9:14; 10:12). Ele veio para remover o pecado por
meio de Seu próprio sacrifício (Hb 9:26) e limpar a consciência das obras
mortas (Hb 9:14). Essa é a razão pela qual a segunda aliança é qualitativamente
superior. Cristo é o Mediador dessa aliança superior, nova e melhor. Cristo é
nosso Mediador.”
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