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Lição 13
18 a 24 de dezembro
A ressurreição de Moisés
Sábado à tarde
Ano Bíblico: 1 Pedro
VERSO PARA
MEMORIZAR: “Contudo, nem mesmo o
arcanjo Miguel, quando entrou em conflito com o diabo e discutia a respeito do
corpo de Moisés, ousou pronunciar sentença difamatória contra ele. Pelo
contrário, disse: ‘O Senhor repreenda você!’” (Jd 9).
Como Ellen G. White expressou:
“Moisés sabia que iria morrer sozinho. Não seria permitido a nenhum amigo
terrestre acompanhá-lo em suas últimas horas. Havia um clima de mistério e
solenidade em torno da cena que estava perante ele, que fazia com que sentisse
um aperto no coração. A mais severa prova era separar-se do povo de quem havia
cuidado e a quem demonstrara tanto amor – povo com o qual seu interesse e sua
vida tinham estado unidos durante tanto tempo. Contudo, Moisés havia
aprendido a confiar no Senhor e, com inquestionável fé, entregou sua vida e seu
povo à misericórdia e ao amor de Deus” (Patriarcas e Profetas, p. 470,
471).
Domingo,
19 de dezembro (Vamos ler o texto na lição de segunda-feira)
Ano Bíblico: 2 Pedro
O
pecado de Moisés: parte 1
1. Leia Números
20:1-13. O que aconteceu e como entendemos a punição do Senhor a Moisés?
Observe, porém, as palavras de Moisés ao
bater na rocha duas vezes: “Agora escutem, rebeldes! Será que teremos de fazer
com que saia água desta rocha para vocês?” (Nm 20:10). Notamos ira em sua voz,
pois ele os chamou de “rebeldes”.
O problema não foi a ira em si, que foi ruim
o suficiente, porém compreensível, mas as seguintes palavras: “Teremos de
fazer com que saia água desta rocha para vocês?”, como se ele ou outro ser
humano pudesse tirar água de uma pedra. No momento da ira, ele pareceu se
esquecer de que somente o poder de Deus, atuando entre eles, poderia fazer tal
milagre. Ele, mais que todos, deveria saber disso.
Segunda-feira,
20 de dezembro
Ano Bíblico: 1 João
O
pecado de Moisés: parte 2
2. Leia Números 20:12, 13. Que motivo específico o
Senhor deu a Moisés para ele não entrar na terra? Dt 31:2; 34:4
A lição aborda a falta de fé e tentativa de
tomar o lugar de Deus em relação a Moisés, enfatizando sua ira.
3.
Leia Números 20:8. O que o Senhor disse a
Moisés que fizesse? O que ele fez? Nm 20:9-11
O verso nove mostra Moisés pegando o bordão
como o Senhor lhe havia ordenado. Porém, no verso 10, em vez de falar com a
rocha, da qual a água teria então fluído como expressão surpreendente do poder
divino, Moisés a feriu, não uma, mas duas vezes. Sim, bater em uma pedra e
tirar água dela foi um milagre, mas certamente não tão surpreendente quanto
apenas falar com ela e ver o mesmo acontecer.
Claro, superficialmente pode parecer que o
julgamento divino sobre Moisés foi extremo: depois de tudo o que ele
passou, não teria permissão de cruzar o Jordão até a terra prometida. Desde que
essa história é contada, indaga-se por que – por um ato precipitado – o que ele
esperava por tanto tempo lhe teria sido negado.
Que lição os filhos de
Israel devem ter aprendido com o que aconteceu a Moisés?
ACF
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NVI
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Chegando os filhos de Israel, toda a congregação,
ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu
ali, e ali foi sepultada.
E não
havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
E o povo
contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram
nossos irmãos perante o Senhor!
E por
que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos
aqui, nós e os nossos animais?
E por
que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde
não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para
beber.
Então
Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e
se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu.
E o
Senhor falou a Moisés dizendo:
Toma a vara,
e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai
à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da
rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor,
como lhe tinha ordenado.
E Moisés
e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi
agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés
levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu
muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o
Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me
santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta
congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas
são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor;
e se santificou neles.
Depois
Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu
irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio,
Como
nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como
os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais;
E clamamos
ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e
eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.
Deixa-nos,
pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem
beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos
para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.
Porém
Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao
teu encontro.
Então os
filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o
meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma
outra coisa, senão passar a pé.
Porém ele
disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão
forte.
Assim recusou
Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.
Então
partiram de Cades; e os filhos de Israel, toda a congregação, chegaram ao
monte Hor.
E falou o
Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo:
Arão
será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos
filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de
Meribá.
Toma a
Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor.
E despe a
Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será
recolhido, e morrerá ali.
Fez,
pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor
perante os olhos de toda a congregação.
E Moisés
despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu
Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
Vendo,
pois, toda a congregação que Arão era morto, choraram a Arão trinta dias,
toda a casa de Israel.
Números
20:1-29
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No primeiro mês toda a comunidade de Israel chegou
ao deserto de Zim e ficou em Cades. Ali Miriã morreu e foi sepultada.
Não
havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão.
Discutiram
com Moisés e disseram: "Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos
irmãos caíram mortos perante o Senhor!
Por que
vocês trouxeram a assembléia do Senhor a este deserto, para que nós e os
nossos rebanhos morrêssemos aqui?
Por que
vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não
há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber! "
Moisés
e Arão saíram de diante da assembleia para a entrada da Tenda do Encontro e
se prostraram, rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu.
E o
Senhor disse a Moisés:
"Pegue
a vara, e com o seu irmão Arão reúna a
comunidade e diante desta fale
àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a
comunidade e os rebanhos beberem".
Então Moisés pegou a vara que estava diante do
Senhor, como este lhe havia ordenado.
Moisés e
Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse:
"Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para
lhes dar? "
Então Moisés
ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e
a comunidade e os rebanhos beberam.
O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão:
"Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista
dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes
dou".
Essas
foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o Senhor e onde
ele manifestou sua santidade entre eles.
De Cades,
Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: "Assim diz o teu
irmão Israel: Tu sabes de todas as dificuldades que vieram sobre nós.
Os nossos
antepassados desceram para o Egito, e ali vivemos durante muitos anos. Os
egípcios, porém, nos maltrataram, como também a eles,
mas
quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos
tirou do Egito. "Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu
território.
Deixa-nos
atravessar a tua terra. Não passaremos por nenhuma plantação ou vinha, nem
beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei e não nos
desviaremos nem para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos
atravessado o teu território".
Mas Edom
respondeu: "Vocês não poderão passar por aqui; se tentarem, nós os
atacaremos com a espada".
E os
israelitas disseram: "Iremos pela estrada principal; se nós e os nossos
rebanhos bebermos de tua água, pagaremos por ela. Queremos apenas atravessar
a pé, e nada mais".
Mas Edom
insistiu: "Vocês não poderão atravessar". Então Edom os atacou com
um exército grande e poderoso.
Visto que
Edom se recusou a deixá-los atravessar o seu território, Israel desviou-se
dele.
Toda a
comunidade israelita partiu de Cades e chegou ao monte Hor.
Naquele
monte, perto da fronteira de Edom, o Senhor disse a Moisés e a Arão:
"Arão
será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos
israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às
águas de Meribá.
Leve Arão
e seu filho Eleazar para o alto do monte Hor.
Tire as
vestes de Arão e coloque-as em seu filho Eleazar, pois Arão será reunido aos
seus antepassados; ele morrerá ali".
Moisés
fez conforme o Senhor ordenou; subiram o monte Hor à vista de toda a
comunidade.
Moisés
tirou as vestes de Arão e as colocou em seu filho Eleazar. E Arão morreu no
alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazar desceram do monte,
e, quando
toda a comunidade soube que Arão tinha morrido, toda a nação de Israel
pranteou por ele durante trinta dias.
Números
20:1-29
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Já
dissemos ou fizemos coisas em momentos de ira, crendo que isso fosse
justificado? Como aprender a parar, orar e buscar o poder divino para não fazer
o que é errado?
Terça-feira,
21 de dezembro
Ano Bíblico: 2 João; 3 João; Judas
A
morte de Moisés
4. Leia
Deuteronômio 34:1-12. O que aconteceu com Moisés, e o que o Senhor disse sobre
ele que mostrou como era um homem especial?
“Na solidão, Moisés reviu
sua vida de lutas e dificuldades, desde que havia deixado as honras da corte e
de um reino que poderia ter sido seu no Egito, para arriscar o futuro com o
povo escolhido de Deus. Lembrou- se dos longos anos no deserto com os rebanhos
de Jetro, do aparecimento do Anjo na sarça ardente e do chamado para libertar
Israel. Viu de novo os milagres do poder de Deus realizados em favor do povo
escolhido e Sua paciente misericórdia durante os anos de peregrinação e
rebelião. Apesar de tudo que Deus tinha feito pelo povo, apesar das próprias
orações e dos esforços de Moisés, apenas dois de todos os adultos do vasto
exército que deixou o Egito foram considerados dignos de entrar na terra
prometida. Revendo os resultados de seus trabalhos, sua vida de provações e
sacrifícios, Moisés tinha a impressão de que quase tudo havia sido em vão”
(Ellen G. White, Patriarcas e Profetas,
p. 471, 472).
Não havia como Moisés,
parado onde estava, ter visto tudo o que o Senhor lhe apontou, de Moabe a Dã, a
Naftali e assim por diante. Ellen G. White esclareceu: foi uma
revelação sobrenatural, não apenas da terra, mas de como seria depois que
tivessem tomado posse dela.
Era como se Deus estivesse
provocando Moisés, cutucando a ferida: Você
poderia ter estado aqui se tivesse Me obedecido.
ACF
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NVI
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Então subiu
Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em
frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
E todo
Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
E o sul,
e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
E
disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó,
dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos,
porém lá não passarás.
Assim
morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do
Senhor.
E o
sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém
soube até hoje o lugar da sua sepultura.
Era
Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se
escureceram, nem perdeu o seu vigor.
E os
filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do
pranto no luto de Moisés se cumpriram.
E Josué,
filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha
posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e
fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
E nunca
mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor
conhecera face a face;
Nem
semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer
na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda
a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de
todo o Israel.
Deuteronômio
34:1-12
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Então, das
campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo, ao topo do Pisga, em frente de
Jericó. Ali o Senhor lhe mostrou a terra toda: de Gileade a Dã,
toda a
região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá
até o mar ocidental,
o Neguebe
e toda a região que vai do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar.
E o
Senhor lhe disse: "Esta é a terra que prometi, sob juramento a Abraão, a
Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti
que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio,
não entrará naquela terra".
Moisés, o
servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera.
Ele o
sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém
sabe onde está o seu túmulo.
Moisés
tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos
nem o seu vigor se enfraqueceram.
Os
israelitas choraram Moisés nas campinas de Moabe durante trinta dias, até passar o
período de pranto e luto.
Ora,
Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés
tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe
obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
Em Israel
nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a
face,
e que fez
todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no
Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra.
Pois
ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos
temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.
Deuteronômio
34:1-12
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Quarta-feira,
22 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 1-3
A
ressurreição de Moisés
5. Leia Judas 9. O que aconteceu? Como esse
texto explica a aparição de Moisés posteriormente no NT?
... seu último pecado conhecido, tomar para
si a glória que era de Deus, foi o mesmo tipo de pecado que excluiu Lúcifer do
Céu. “Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Is
14:14). A disputa sobre o corpo deve ter ocorrido porque Cristo estava
reivindicando para Moisés a ressurreição prometida.
“Em consequência do pecado, Moisés tinha
caído sob o poder de Satanás. Por seus méritos, era um legítimo cativo da
morte. Contudo, foi ressuscitado para a vida imortal pelo direito que tinha a
ela em nome do Redentor. Moisés saiu do túmulo glorificado e ascendeu com seu
Libertador à cidade de Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 479).
ACF
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NVI
|
Judas, servo
de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e
conservados por Jesus Cristo:
Misericórdia,
e paz, e amor vos sejam multiplicados.
Amados,
procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum,
tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma
vez foi dada aos santos.
Porque
se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo,
homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus,
único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Mas
quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor
salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
E aos
anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele
grande dia;
Assim
como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue
à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo,
sofrendo a pena do fogo eterno.
E,
contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e
rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
Mas o arcanjo Miguel, quando
contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou
pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
Estes,
porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como
animais irracionais se corrompem.
Ai deles!
porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio
de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Estes são
manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se
a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para
outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
Ondas
impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes,
para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
E
destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é
vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para
fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as
suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras
palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Estes são
murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas
concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas
por causa do interesse.
Mas
vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos
de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais
vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo
as suas ímpias concupiscências.
Estes são
os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
Mas
vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando
no Espírito Santo,
Conservai-vos
a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus
Cristo para a vida eterna.
E
apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai
alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da
carne.
Ora,
àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos
irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único
Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora,
e para todo o sempre. Amém.
Judas 1:1-25
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Judas, servo
de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai
e guardados por Jesus Cristo:
Misericórdia,
paz e amor lhes sejam multiplicados.
Amados,
embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que
compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que
batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.
Pois
certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo,
infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e
transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso
único Soberano e Senhor.
Embora
vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor
libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram.
E aos
anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua
própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas
para o juízo do grande Dia.
De modo
semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à
imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo
eterno, elas servem de exemplo.
Da mesma
forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as
autoridades e difamam os seres celestiais.
Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel,
quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer
acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda! "
Todavia,
esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por
instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.
Ai deles!
Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e
foram destruídos na rebelião de Corá.
Esses
homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem,
comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si
mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem
frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.
São ondas
bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes,
para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.
Enoque, o
sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem
com milhares de milhares de seus santos,
para
julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de
impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes
que os pecadores ímpios falaram contra ele".
Essas
pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus
próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.
Todavia,
amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus
Cristo.
Eles
diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os
seus próprios desejos ímpios".
Estes são
os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua
própria alma e não têm o Espírito.
Edifiquem-se,
porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.
Mantenham-se
no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus
Cristo os leve para a vida eterna.
Tenham
compaixão daqueles que duvidam;
a outros,
salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com
temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.
Àquele
que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua
glória sem mácula e com grande alegria,
ao único
Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante
Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o
sempre! Amém.
Judas 1:1-25
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Mesmo
antes da cruz, Moisés foi ressuscitado para a imortalidade. Esse fato nos ajuda
a entender a profundidade do plano da salvação?
Quinta-feira,
23 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 4-6
A
ressurreição dos filhos de Deus
Com a luz adicional do NT, a
exclusão de Moisés da terra prometida não parece um grande castigo, afinal...“a
Jerusalém celestial” (Hb 12:22) é sua casa. Uma morada muito melhor, com
certeza!
Moisés foi o primeiro exemplo conhecido na
Bíblia da ressurreição dos mortos. Enoque e Elias foram levados ao Céu sem
passar pela morte (Gn 5:24; 2Rs 2:11). Moisés foi o primeiro a ressuscitar para
a vida eterna.
Não se sabe por quanto tempo Moisés dormiu no
pó, mas, para ele, não fez diferença.
5. Leia 1
Coríntios 15:13-22. Que grande promessa é encontrada nessa passagem e por que
as palavras de Paulo só fazem sentido se entendermos que os mortos dormem em
Cristo até a ressurreição?
Por causa do que Cristo
faria, Moisés foi ressuscitado, e por causa do que Cristo fez, se morrermos
antes da volta de Jesus, nós também seremos ressuscitados.
Em todo o livro de
Deuteronômio, Moisés chama o povo de Deus a praticar fidelidade semelhante, uma
resposta à graça dada a eles, como foi dada a nós, que estamos nas fronteiras
da terra prometida.
Deus
também nos chama à fidelidade. O que podemos fazer para não cometer os erros
sobre os quais Moisés advertiu o povo em Deuteronômio?
ACF
|
NVI
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Ora, se se
prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós
que não há ressurreição de mortos?
E, se
não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se
Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E
assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos
de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na
verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque,
se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se
Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos
pecados.
E também
os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se
esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os
homens.
Mas de
fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que
dormem.
Porque
assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio
por um homem.
Porque,
assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em
Cristo.
1 Coríntios
15:12-22
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Ora, se está
sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês
estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
Se não
há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;
e,
se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a
fé que vocês têm.
Mais
que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele
testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os
mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.
Pois, se
os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.
E, se
Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus
pecados.
Neste
caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se é somente
para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os
mais dignos de compaixão.
Mas de
fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles
que dormiram.
Visto
que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos
veio por meio de um só homem.
Pois da
mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
1 Coríntios
15:12-22
|
Sexta-feira,
24 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 7-9
Estudo
adicional
“Quando exclamaram com raiva: ‘Faremos sair
água desta rocha?’ (Nm 20:10), puseram-se no lugar de Deus, como se o poder
estivesse com eles, homens cheios de fragilidades e emoções humanas. Cansado
da contínua murmuração e rebelião do povo, Moisés perdeu de vista seu
Auxiliador todo-poderoso e, sem a força divina, maculou o relato de seus feitos
com uma exibição de fraqueza humana. O homem que poderia ter permanecido
puro, firme e abnegado até o fim de sua carreira acabou sendo vencido. Deus foi
desonrado perante a congregação de Israel, quando devia ter sido engrandecido e
exaltado” (Ellen G. White, Patriarcas
e Profetas, p. 418).
“No monte da transfiguração, Moisés estava
presente com Elias, que tinha sido trasladado. Foram enviados como portadores
de luz e glória da parte do Pai ao Seu Filho. E, assim, a oração de Moisés,
proferida havia tantos séculos, finalmente se cumpriu. Ele estava na “boa
montanha” (Dt 3:25, ARC), dentro da herança de seu povo, dando testemunho
Daquele em quem se centralizavam todas as promessas de Israel. Essa é a última
cena revelada aos olhos mortais na história desse homem tão honrado pelo Céu”
(Ellen G. White, Patriarcas e
Profetas, p. 479).
Perguntas para consideração
1. Moisés foi ressuscitado e levado ao Céu.
Mas, presumimos, ele sabe a terrível confusão das coisas aqui. O restante dos
salvos em Jesus Cristo ressuscitará depois que a luta na Terra terminar. Deus
foi sábio em planejar nossa ressurreição para o futuro?
2. Embora o NT seja fundamentado no AT, o
relato da ressurreição de Moisés não mostra que o NT lança luz nova sobre o AT?
Leia Judas 9.
3. Moisés viveu pela fé, mas cometeu erros,
como o acesso de ira junto à rocha. A vida dele comprova que somos salvos pela
fé, independentemente das obras da lei?
4. Por que a promessa da ressurreição, no fim
dos tempos, é a nossa grande esperança? Se cremos que Deus nos ressuscitará,
não devemos confiar Nele em tudo o mais?
Comentários (Sérgio H. S.
Monteiro):
Em Deuteronômio 3:23-26,
encontramos um dos mais ríspidos diálogos entre Deus e Moisés: o servo de Deus
pediu ao Senhor que o perdoasse e lhe permitisse entrar na terra prometida, ao
que Deus, irado lhe respondeu: ´al-Tôsep Dabbër ´ëlay
`ôd Baddäbär hazzè, que
literalmente significa: Não adicione uma palavra em continuação ao que
você disse antes! (Dt 3:26). Em bom português: Não dê mais nem
um pio! Que sentimentos devem haver passado na mente de Moisés
naquele momento! Talvez todo o seu labor, luta e sofrimento. Seria possível
que Deus não tivesse amor por ele? Essa pergunta, que ele não fez, é repetida
hoje a cada momento em que Deus não age em conformidade com nossas expectativas
e vontades.
Quando isso ocorre,
queremos atualizar a Bíblia, subverter a religião, inverter os polos,
reinterpretar o que foi dito, porque se não passa pelo meu filtro, que digo ser
o filtro de Cristo, não me serve, não é santo, porque o Deus a quem eu digo
servir é, ao contrário, meu servo e minha projeção de meu próprio endeusamento.
Moisés, ao contrário, se recolheu a seus sentimentos ruins, certamente
conhecidos de Deus, e apenas viveu com eles pelos tempos além, sabendo que um
Deus que livra todo um povo não pode ser mau. Um Deus que abre o mar, deve
saber o que faz. Um Deus que legisla sobre tudo em poucas e diretas palavras
sabe o melhor caminho. Em lugar de atualizar a Bíblia ou de subverter a
revelação, Moisés atualizou a si mesmo, utilizando as definições de pecado de
Deus, e submeteu-se à vontade revelada. O resultado?
Em Deuteronômio 34, Moisés é chamado
ao descanso. Ele é levado ao monte Pisga e dali contempla toda a terra
prometida. É como se Deus não estivesse satisfeito em impedi-lo de entrar e o
quisesse torturar com a visão do que ele não teria naquele momento. Como se
alguém convidasse você para almoçar, mostrasse toda comida deliciosa que foi
feita e depois fechasse a porta na sua cara! Como Deus poderia ser assim? Ele
não era! No capítulo 3:23, Moisés havia pedido a Deus que o deixasse entrar na
terra da promessa. Pedir em hebraico aqui é veetchanan, cujo valor
numérico é de 515, um número que a tradição judaica diz se referir à quantidade
de vezes que Moisés pediu para Deus lhe permitisse entrar na Terra. E Deus
disse 515 vezes não. Em Deuteronômio 34, Moisés pediu mais uma vez, 516, e Deus
diz outra vez não! Mas, como diz o Midrash, Deus tinha algo muito maior para
Moisés. Sua recompensa no ‘olam habaa (mundo futuro) não
esperaria até o mundo futuro para ocorrer. Ele seria ressuscitado logo após
haver sofrido a consequência de seu pecado (Mt 17; Rm 5:14; Jd 9). Ele
representaria aqueles que, passando pela morte, seriam chamados de volta no
estabelecimento do reino messiânico. Ele representaria Aquele que venceria
a morte de forma definitiva, pondo fim ao seu império doloroso (Rm 5:14; 1Co
15:21-23), Cristo, o Cordeiro de Deus, morto mas vivo pelos séculos dos séculos
(Ap 5:3-14).
Mas mesmo sua morte
seria incomum. No verso 5 de Deuteronômio 34, sua morte é descrita como
ocorrendo ‘al-pi adonay, que literalmente quer dizer, com a
boca do Senhor. Os sábios de Israel entendiam que essa expressão indicava que
Deus beijou Moisés, antes de sua morte, em um ato de profundo afeto, permitiu
que Moisés O contemplasse e, no mais belo cumprimento do Salmo 117, acariciou
Seu rosto. Que fantástica forma de descansar! Vendo Deus, tocando Deus,
recebendo um beijo de Deus, sendo ressuscitado por Deus!
Portanto, nessa
história em Deuteronômio, somos ensinados que o perdão não tira consequências
terrenas, mas afasta resultados eternos para nossos atos impensados e
pecaminosos. A graça alcançou Moisés, beijou Moisés, o fez descansar e o
trouxe de volta à vida. A graça de Deus pode fazer o mesmo a cada um de nós e
por todos nós! Shalom!
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