Dízimos e Ofertas em uma visão inicial

 



Dízimos e Ofertas em uma visão inicial



Marcelo Ribeiro Martins Ramos

Olá. Esta é uma visão inicial sobre os textos estudados. Deus nos abençoe e ilumine.

1 – Gênesis:

1.1

E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.
Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.
Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

Gênesis 14:11-24

Pontos que considero importantes neste texto:

1A – O sacerdócio de Melquisedeque é tratado como algo já existente e natural;

1B – O dízimo dado por Abrão é relatado como algo também já existente natural, e não como algo instituído no momento;

1C – O contexto do dízimo é a vitória de Abrão e resgate dos povos conquistados e, portanto, a conclusão é de que se tratava de todos os bens que ele resgatara, e não apenas alimentos específicos;

1D – Abrão recusa bens que lhe seriam de direito pelo resgate que conseguiu com os aliados, mas dizima DE TUDO o que conseguiu antes de devolvê-los aos antigos donos, ou seja, por ser o líder do grupo da guerra, se viu na obrigação de dizimar sobre todo o resgatado (bens), inclusive do que seria parte de Aner, Escol, Manre e dos reinos que resgatara, o que torna muito difícil dizer que deu o dízimo por mera liberalidade, ou seja, que tratava o dízimo como algo opcional, tanto no ato de doar quanto no percentual, que é idêntico aos outros relatados em relação ao povo bíblico e outros povos.

 

2 - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Gênesis 28:17-22

 

2A - Temos promessas de bênçãos e o reconhecimento da soberania divina por Jacó. Este diz que se Deus o guardasse até que voltasse à casa de seu pai, daria o dízimo de tudo o que recebesse de Deus. Novamente, o texto trata do dízimo como algo já conhecido e instituído como gratidão por bens e bênçãos recebidos. Considerando que é o neto de Abraão que promete, e que seu avô fez o mesmo após êxito na ampliação de bens e bênçãos, vemos que o dízimo se tornara uma forma padronizada de pacto relacionado ao progresso material.

2B - Dificilmente haverá alguma base para encarar o percentual e o pacto como liberalidade (significando algo que nem sequer precisaria ser feito), visto que Moisés relata como algo natural, já existente, e não como algo desenvolvido por Abraão ou Jacó.

 

3 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.
E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar.
Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do Senhor; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas.
E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.
Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.

Números 18:21-32

 

Toda a coisa consagrada em Israel será tua.

Números 18:14

 

Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua descendência contigo.

Números 18:19

 

              3A - Vemos nestes versos que os que serviam exclusivamente no templo, em trabalho espiritual ao povo de Deus, eram sustentados por dízimos e ofertas.

              3B - Vemos também que havia um sistema vertical (povo aos levitas – levitas aos sacerdotes – e a Arão) em relação aos dízimos e ofertas.

              3C - Não era algo opcional, mas um conjunto de ordens para quem desejasse manter-se junto ao povo que Deus separou, numa teocracia (dirigidos por princípios e normas de Deus).

              3D - A expressão TODOS OS DÍZIMOS precisa ser compreendida à luz de Deuteronômio 12 e 14, ou seja, haveria mais de uma contribuição de dízimo (do contrário, os textos seriam contraditórios).


4 - Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.
Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.

Deuteronômio 12:5-8

Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.
E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.

Deuteronômio 12:11,12

Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
Mas os comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.

Deuteronômio 12:17,18

Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.

Deuteronômio 12:32

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma
, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas
; pois não tem parte nem herança contigo.
Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

Deuteronômio 14:22-29

 

              4A - Agora, podemos complementar o comentário do item 3D:

              Se todos os dízimos eram herança dos levitas, consideremos três opções:

              4-A1 – As leis sobre os dízimos foram modificadas sem nenhum esclarecimento da parte de Deus quanto à mudança (não foi encontrado nenhum fundamento para isto, sendo ônus/obrigação de quem alegar a prova deste tipo de afirmação);

              4-A2 – Todos os dízimos eram dados apenas parcialmente aos levitas, ou seja, ele dividiria tudo com o doador, a família e servos deste, e em determinados casos, também com estrangeiros, órfãos e viúvas. No entanto, Deuteronômio 18: 21-32 dizem que os dízimos que constituíssem oferta alçada seriam herança dos levitas, pelo trabalho que faziam e por não terem herança, enquanto que em Deuteronômio 14: 22-29 fala-se de não desamparar o levita apenas por não ter parte nem herança, o que deixa claro tratar-se de dízimos distintos.

              4-A3 – Havia o gênero Dízimo (dízimo tratado de forma genérica, mais de um tipo), e espécies distintas de dízimos: diante da comparação dos textos, é a opção mais coerente, ou seja:

4-A3-1: havia um primeiro dízimo, obrigatório e total, pelo trabalho levítico e por não terem herança; um segundo dízimo, a ser dividido com família/familiares, servos/servas e levitas; e um (possível) terceiro a cada três anos, usufruído por família/familiares, servos/servas (tua casa), estrangeiros, órfãos, viúvas.

 

5 - Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos

Levítico 27:30-34

 

Os dízimos referiam-se a produções do campo e gado/rebanho (vegetais e animais).

 

6 - Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

Êxodo 25:1-10

 

              As ofertas referiam-se a tudo o que fosse necessário para a manutenção do templo, inclusive, conforme percebemos, para assegurar moradia aos que trabalhassem no serviço do santuário.

 

Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.
E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.
Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.
Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.

Êxodo 28:1-4

 

              As ofertas serviam para vestir os sacerdotes e garantir seus trabalhos.

 

E tomarás o carneiro das consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo;
E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
E comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá, porque são santas.
E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até pela manhã, o que sobejar queimarás com fogo; não se comerá, porque é santo.

Êxodo 29:31-34

 

              Ofertas serviam para alimentar os que trabalhavam no santuário.

 

Falou mais o Senhor a Moisés dizendo:
Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares.
Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao Senhor.
Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor.
O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao Senhor, para fazer expiação por vossas almas.
E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do Senhor, para fazer expiação por vossas almas.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água.
E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.

Êxodo 30:11-19

 

              Dinheiro e material eram dados como oferta (obrigatórios) para a manutenção do serviço do templo e dos que nele trabalhavam.


E falou o SENHOR a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, dêem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas.
E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão o seu gado, e para os seus bens, e para todos os seus animais.
E os arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, desde o muro da cidade para fora, serão de mil côvados em redor.
E de fora da cidade, do lado do oriente, medireis dois mil côvados, e do lado do sul, dois mil côvados, e do lado do ocidente dois mil côvados, e do lado do norte dois mil côvados, e a cidade no meio; isto terão por arrabaldes das cidades.
Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.
Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.
E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar. Números 35:1-8 
Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.  Êxodo 28:1 


E será que, quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der por herança, e a possuíres, e nela habitares,
Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome.
E irás ao sacerdote, que houver naqueles dias, e dir-lhe-ás: Hoje declaro perante o Senhor teu Deus que entrei na terra que o Senhor jurou a nossos pais dar-nos.
E o sacerdote tomará o cesto da tua mão, e o porá diante do altar do Senhor teu Deus.

Então testificarás perante o Senhor teu Deus, e dirás: Arameu, prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente, porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa, e numerosa.
Mas os egípcios nos maltrataram e nos afligiram, e sobre nós impuseram uma dura servidão.
Então clamamos ao Senhor Deus de nossos pais; e o Senhor ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão.
E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;
E nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel.
E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus,
E te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartemDeuteronômio 26:1-12

              Até aqui, temos:

 

1 – Os dízimos exclusivos aos sacerdotes/levitas realmente se referiam a alimentos (não os de Abraão e Jacó), e a justificativa de não haver dinheiro parece pouco provável, haja vista haver provisões de resgates em dinheiro/material de substituição; os dízimos para confraternização poderiam ser convertidos em dinheiro, no caso de dificuldade/impossibilidade de ser levado ao local dedicado a Deus, o que mostra ser perfeitamente possível dá-lo/devolvê-lo em dinheiro;

2 – Precisamos de mais elementos para saber como vivia a sociedade hebraica (quantos plantavam e lidavam com animais, por exemplo, tendo em vista que, muito provavelmente, estamos falando de uma sociedade basicamente agrícola e pecuarista);

3 – O resgate por moedas/material de substituição substituía os alimentos oferecidos, e não poderia ser utilizado como justificativa para o dízimo em dinheiro de quem não produz estes alimentos; para isto, precisaríamos saber se, via de regra, a sociedade hebraica era basicamente agrícola/agropecuária (plantação e animais);

4 – As ofertas eram diversificadas em termos de materiais: alimentos, dinheiro, utensílios, mão-de-obra(?), tecidos, materiais preciosos, etc; e também eram usadas para sustentar os sacerdotes/levitas;

5 – As ofertas são tratadas como voluntárias e também como obrigatórias, ao mesmo tempo;

6 – Dízimos também serviam para alimentar servos(as), estrangeiros(as), órfãos e viúvas, mas o conjunto de leis sobre os dízimos dão a entender que eram adicionais, além dos dízimos ao serviço do santuário.

7 – Dízimos também eram chamados de ofertas alçadas.

 

Logo, no modelo dado a Moisés, dízimos e ofertas se referiam a um conjunto de  alimentos, bens, dinheiro (visto que poderiam ser convertidos em dinheiro), utensílios, serviço especializado, dentre outras coisas. Serviam para manter o serviço do santuário, os que nele trabalhavam (sacerdotes e levitas), a família, os servos, os estrangeiros, os órfãos e viúvas, de maneira digna.

Haviam dízimos e ofertas separados exclusivamente para manutenção dos serviços do santuário e sustentação dos que trabalhavam exclusivamente nisto.

O que, a princípio, era devolvido como dízimo por Abraão e Jacó (e, muito provavelmente, conforme o contexto de Gênesis, pelos que vieram antes e depois deles), pode ter sido desmembrado sob os nomes de dízimos (obrigatórios) e ofertas (voluntárias e obrigatórias, principalmente se considerarmos que os dízimos também são chamados de ofertas alçadas) para manter os sacerdotes e levitas e o serviço do santuário (podemos considerar que Deus havia dividido as terras para que todos plantassem e tivessem animais, visto que seria sua base de manutenção)/sustentação, ou seja, dizimar dos alimentos representaria dizimar, basicamente, de praticamente tudo o que produziam). Dízimos e ofertas obrigatórias eram definidos (dízimo, a princípio, pelo próprio significado da palavra, indicando a décima parte, e ofertas obrigatórias pelos valores determinados por Deus).

Ao que me parece, pelas evidências iniciais, o que era chamado de dízimo por Abraão e Jacó, e que também conhecemos como dízimo hoje, era o que, no período após a Torah (Pentateuco), passou a ser conhecido como dízimos e ofertas (neste caso, as específicas, voluntárias e obrigatórias, para a manutenção do santuário e seus trabalhadores), visto que aqueles eram oferecidos de tudo, e estes dízimos dos alimentos. No entanto, ao analisarmos os textos sobre dízimos e ofertas, fica claro que o povo deveria sustentar os levitas/sacerdotes com alimentos, vestimentas, moradia e condições de vida.


Quais eram as atividades desempenhadas pelos sacerdotes e levitas?

Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.
E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará;
E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o Senhor.

Êxodo 28:36-38

E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.

Êxodo 28:43

E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho;
E imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.


Êxodo 29:10,11

E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.

Êxodo 30:7

E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.

Êxodo 30:10


E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;
E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.

Levítico 2:1,2

E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.

Levítico 4:35

E falou o Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.

Levítico 10:8-11


Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; 6
E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo.
Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote,
E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra.
Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,
E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou o pêlo em branco, e houver carne viva na inchação,
Lepra inveterada é na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo é.
E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote,
Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.

Levítico 13:1-13

Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando tiverdes entrado na terra de Canaã que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra em alguma casa da terra da vossa possessão,
Então aquele, de quem for a casa, virá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como que praga em minha casa.
E o sacerdote ordenará que desocupem a casa, antes que entre para examinar a praga, para que tudo o que está na casa não seja contaminado; e depois entrará o sacerdote, para examinar a casa;
E, vendo a praga, e eis que se ela estiver nas paredes da casa em covinhas verdes ou vermelhas, e parecerem mais fundas do que a parede,
Então o sacerdote sairá da casa para fora da porta, e fechá-la-á por sete dias.
Depois, ao sétimo dia o sacerdote voltará, e examinará; e se vir que a praga nas paredes da casa se tem estendido,
Então o sacerdote ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade, num lugar imundo;

E fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade, num lugar imundo;
Depois tomarão outras pedras, e as porão no lugar das primeiras pedras; e outro barro se tomará, e a casa se rebocará.
Porém, se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras e raspada a casa, e de novo rebocada,
Então o sacerdote entrará e examinará, se a praga na casa se tem estendido, lepra roedora há na casa; imunda está.
Portanto se derribará a casa, as suas pedras, e a sua madeira, como também todo o barro da casa; e se levará para fora da cidade a um lugar imundo.


Levítico 14:33-45

Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles,
Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo:
Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;
Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.
E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.

Números 1:47-51

Pelo número contado de todo o homem da idade de um mês para cima, eram oito mil e seiscentos, que tinham cuidado da guarda do santuário.

Números 3:28

Números 4

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação;
Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão;
Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres. Números 8:23-26


No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.

Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado. Deuteronômio 10:8,9


Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de litígios nas tuas portas, então te levantarás, e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.
Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.

O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrerá; e tirarás o mal de Israel;
Para que todo o povo o ouça, e tema, e nunca mais se ensoberbeça. Deuteronômio 17:8-13


Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitasDeuteronômio 17:18


Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.

Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.

Deuteronômio 20:1-5


Quando na terra que te der o SENHOR teu Deus, para possuí-la, se achar um morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
Então sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão a distância até as cidades que estiverem em redor do morto;
E, na cidade mais próxima ao morto, os anciãos da mesma cidade tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado nem tenha puxado com o jugo;
E os anciãos daquela cidade trarão a novilha a um vale áspero, que nunca foi lavrado nem semeado; e ali, naquele vale, degolarão a novilha;
Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e pela sua palavra se decidirá toda a demanda e todo o ferimento; Deuteronômio 21:1-5


Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim; Deuteronômio 27:12

...E os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz, e dirão:
Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que fizer que o cego erre de caminho. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a nudez de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

Deuteronômio 27:14-26


E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
 Deuteronômio 31:9-13


E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte?
Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra. Deuteronômio 31:24-28


Temos como funções dos sacerdotes e levitas:

1 - Administrar e oferecer sacrifícios, bem como receber dízimos e ofertas, referentes ao santuário e aos seus ofícios;

2 - Zelar pela saúde do povo, relativa às doenças contagiosas (visto que o termo lepra era, conforme o contexto nos indica, utilizado de modo amplo);

3 - Ajudar a liderar o povo e fortalecê-lo espiritualmente (inclusive seus líderes) em momentos de paz e de guerra, estudar a Palavra com o povo, e julgar determinadas questões e conflitos;

4 - Zelar pela guarda e manutenção do Palavra de Deus.


Isto nos oferece, por princípio, um sistema de sustentação dos que se dedicam exclusivamente ao trabalho espiritual com dinheiro, alimentos, moradia, vestes. O trabalho envolve orientação espiritual, ensino das Escrituras, cuidados em relação à saúde (sanitaristas), auxílio na liderança do povo. Tendo em mente que o sacerdócio continuou tal qual foi estabelecido, não há motivo para considerar as instruções iniciais do dízimo para manutenção do trabalho sacerdotal como algo substituído pelo dízimo que era distribuído aos estrangeiros, levitas, servos/servas, viúvas, órfãos. Sendo que o ministério do santuário continuava, e as funções sacerdotais e levíticas também, há evidências suficientes para considerar os dízimos anuais e trienais posteriores como complemento, algo a completar o sistema de dízimos e ofertas.


O próximo passo seria entender, por exemplo, a questão de Malaquias, o sistema apostólico de manutenção da Igreja e dos que trabalhavam exclusivamente para o ministério do evangelho (ou não, quando não se conseguia o suficiente para mantê-los). A partir daqui (da verificação dos princípios nas Escrituras Gregas Cristãs, conhecidas como Novo Testamento), as diretrizes do Espírito de Profecia talvez façam mais sentido para nossos estudos.

 

Espero que o material venha a ser de alguma ajuda. Deus nos abençoe e ilumine.

 

Marcelo Ribeiro Martins Ramos

 

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