Dízimos e Ofertas em uma visão
inicial
Marcelo Ribeiro Martins Ramos
Olá. Esta é
uma visão inicial sobre os textos estudados. Deus nos abençoe e ilumine.
1 – Gênesis:
1.1
E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu
mantimento e foram-se.
Também tomaram
a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.
Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão,
o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de
Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
Ouvindo,
pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em
sua casa, trezentos e dezoito, e
os perseguiu até Dã.
E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus
criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
E
tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e
os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro
(depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até
ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
E
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e
vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E
abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os
teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão
deu-lhe o dízimo de tudo.
E o rei
de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei
minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.
Gênesis 14:11-24
Pontos que
considero importantes neste texto:
1A – O sacerdócio de
Melquisedeque é tratado como algo já existente e natural;
1B – O dízimo dado por Abrão é
relatado como algo também já existente natural, e não como algo instituído no
momento;
1C – O contexto do dízimo é a
vitória de Abrão e resgate dos povos conquistados e, portanto, a conclusão é de
que se tratava de todos os bens que ele resgatara, e não apenas alimentos
específicos;
1D – Abrão recusa bens que lhe
seriam de direito pelo resgate que conseguiu com os aliados, mas dizima DE TUDO
o que conseguiu antes de devolvê-los aos antigos donos, ou seja, por ser o
líder do grupo da guerra, se viu na obrigação de dizimar sobre todo o resgatado
(bens), inclusive do que seria parte de Aner, Escol, Manre e dos reinos que resgatara, o que torna muito difícil dizer que deu o dízimo por mera liberalidade,
ou seja, que tratava o dízimo como algo opcional, tanto no ato de doar quanto
no percentual, que é idêntico aos outros relatados em relação ao povo bíblico e
outros povos.
2 - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é
outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então
levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por
seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
E Jacó
fez um voto, dizendo: Se Deus
for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e
vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor
me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será
casa de Deus; e de tudo quanto me
deres, certamente te darei o dízimo.
Gênesis 28:17-22
2A - Temos
promessas de bênçãos e o reconhecimento da soberania divina por Jacó. Este diz
que se Deus o guardasse até que voltasse à casa de seu pai, daria o dízimo de
tudo o que recebesse de Deus. Novamente, o texto trata do dízimo como algo já
conhecido e instituído como gratidão por bens e bênçãos recebidos. Considerando
que é o neto de Abraão que promete, e que seu avô fez o mesmo após êxito na
ampliação de bens e bênçãos, vemos que o dízimo se tornara uma forma
padronizada de pacto relacionado ao progresso material.
2B - Dificilmente
haverá alguma base para encarar o percentual e o pacto como liberalidade
(significando algo que nem sequer precisaria ser feito), visto que Moisés
relata como algo natural, já existente, e não como algo desenvolvido por Abraão
ou Jacó.
3 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o
ministério da tenda da congregação.
E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à
tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
Mas os levitas executarão o ministério da tenda
da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações
estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
Porque
os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada,
tenho dado por herança aos levitas;
porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Também
falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de
Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma
oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.
E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como
grão da eira, e como plenitude do lagar.
Assim
também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que
receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a
Arão, o sacerdote.
De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta
alçada do Senhor; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor
deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas.
E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas
famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da
congregação.
Assim,
não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de
Israel, para que não morrais.
Números 18:21-32
Toda a coisa consagrada em Israel será tua.
Números 18:14
Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de
Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas
contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o Senhor é,
para ti e para a tua descendência contigo.
Números 18:19
3A
- Vemos nestes versos que os que serviam exclusivamente no templo, em trabalho
espiritual ao povo de Deus, eram sustentados por dízimos e ofertas.
3B
- Vemos também que havia um sistema vertical (povo aos levitas – levitas aos
sacerdotes – e a Arão) em relação aos dízimos e ofertas.
3C
- Não era algo opcional, mas um conjunto de ordens para quem desejasse
manter-se junto ao povo que Deus separou, numa teocracia (dirigidos por
princípios e normas de Deus).
3D
- A expressão TODOS OS DÍZIMOS precisa ser compreendida à luz de Deuteronômio
12 e 14, ou seja, haveria mais de uma contribuição de dízimo (do contrário, os
textos seriam contraditórios).
4 - Mas o lugar que o Senhor
vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis,
para sua habitação, e ali vireis.
E ali
trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e
a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas
voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
E ali comereis perante o Senhor vosso Deus,
e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no
que abençoar o Senhor vosso Deus.
Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos
aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.
Deuteronômio 12:5-8
Então haverá um lugar que
escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis
tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os
vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos
votos que fizerdes ao Senhor.
E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus,
vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e
o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem
herança.
Deuteronômio 12:11,12
Dentro das
tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto,
nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas;
nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas
voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
Mas os
comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu,
e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está
dentro das tuas portas; e perante
o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.
Deuteronômio 12:17,18
Tudo o que
eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Deuteronômio 12:32
Certamente darás os dízimos de
todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E,
perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu
nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os
primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos
os dias.
E
quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor
teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os,
e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a
tua alma, por vacas, e por
ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma;
come-o ali perante o Senhor teu Deus,
e alegra-te, tu e a tua casa;
Porém não desampararás o levita que está dentro
das tuas portas; pois não tem
parte nem herança contigo.
Ao fim de
três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então
virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o
órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra
que as tuas mãos fizerem.
Deuteronômio 14:22-29
4A
- Agora, podemos complementar o comentário do item 3D:
Se
todos os dízimos eram herança dos levitas, consideremos três opções:
4-A1
– As leis sobre os dízimos foram modificadas sem nenhum esclarecimento da parte
de Deus quanto à mudança (não foi encontrado nenhum fundamento para isto, sendo
ônus/obrigação de quem alegar a prova deste tipo de afirmação);
4-A2
– Todos os dízimos eram dados apenas parcialmente aos levitas, ou seja, ele
dividiria tudo com o doador, a família e servos deste, e em determinados casos,
também com estrangeiros, órfãos e viúvas. No entanto, Deuteronômio 18: 21-32
dizem que os dízimos que constituíssem oferta alçada seriam herança dos
levitas, pelo trabalho que faziam e por não terem herança, enquanto que em
Deuteronômio 14: 22-29 fala-se de não desamparar o levita apenas por não ter
parte nem herança, o que deixa claro tratar-se de dízimos distintos.
4-A3
– Havia o gênero Dízimo (dízimo tratado de forma genérica, mais de um tipo), e
espécies distintas de dízimos: diante da comparação dos textos, é a opção mais
coerente, ou seja:
4-A3-1: havia um primeiro dízimo,
obrigatório e total, pelo trabalho levítico e por não terem herança; um segundo
dízimo, a ser dividido com família/familiares, servos/servas e levitas; e um (possível) terceiro a cada três anos, usufruído por família/familiares, servos/servas (tua
casa), estrangeiros, órfãos, viúvas.
5 - Também todas as dízimas do campo, da
semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
Porém, se alguém das suas dízimas resgatar
alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da
vara, o dízimo será santo ao Senhor.
Não se investigará entre o bom e o mau, nem o
trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo;
não serão resgatados.
Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a
Moisés, para os filhos
Levítico 27:30-34
Os dízimos
referiam-se a produções do campo e gado/rebanho (vegetais e animais).
6 - Então falou o SENHOR a
Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma
oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele
tomareis a minha oferta alçada.
E esta é a oferta alçada que recebereis deles:
ouro, e prata, e cobre,
E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e
pêlos de cabras,
E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles
de texugos, e madeira de acácia,
Azeite para a luz, especiarias para o óleo da
unção, e especiarias para o incenso,
Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode
e para o peitoral.
E me farão um santuário, e habitarei no meio
deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo
do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.
Também farão uma arca de madeira de acácia; o
seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e
meio, e de um côvado e meio a sua altura.
Êxodo 25:1-10
As
ofertas referiam-se a tudo o que fosse necessário para a manutenção do templo,
inclusive, conforme percebemos, para assegurar moradia aos que trabalhassem no
serviço do santuário.
Depois tu farás chegar a ti teu
irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me
administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e
Itamar, os filhos de Arão.
E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para
glória e ornamento.
Falarás também a todos os que são sábios de
coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a
Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.
Estas pois são as vestes que farão: um peitoral,
e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão,
pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem
o ofício sacerdotal.
Êxodo 28:1-4
As
ofertas serviam para vestir os sacerdotes e garantir seus trabalhos.
E tomarás o carneiro das
consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo;
E Arão e seus filhos comerão a carne deste
carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
E comerão as coisas com que for feita expiação,
para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá,
porque são santas.
E se sobejar alguma coisa da carne das
consagrações ou do pão até pela manhã, o que sobejar queimarás com fogo; não se
comerá, porque é santo.
Êxodo 29:31-34
Ofertas
serviam para alimentar os que trabalhavam no santuário.
Falou mais o Senhor a Moisés
dizendo:
Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel,
conforme a sua soma, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando
os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares.
Todo
aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o
siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a
oferta ao Senhor.
Qualquer que passar pelo arrolamento, de
vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor.
O rico
não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a
oferta alçada ao Senhor, para fazer
expiação por vossas almas.
E tomarás
o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da
congregação; e será para memória aos
filhos de Israel diante do Senhor, para fazer expiação por vossas almas.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Farás
também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a
tenda da congregação e o altar; e
nela deitarás água.
E Arão e
seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
Êxodo 30:11-19
Dinheiro
e material eram dados como oferta (obrigatórios) para a manutenção do serviço
do templo e dos que nele trabalhavam.
Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome.
E irás ao sacerdote, que houver naqueles dias, e dir-lhe-ás: Hoje declaro perante o Senhor teu Deus que entrei na terra que o Senhor jurou a nossos pais dar-nos.
E o sacerdote tomará o cesto da tua mão, e o porá diante do altar do Senhor teu Deus.
Então testificarás perante o Senhor teu Deus, e dirás: Arameu, prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente, porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa, e numerosa.
Mas os egípcios nos maltrataram e nos afligiram, e sobre nós impuseram uma dura servidão.
Então clamamos ao Senhor Deus de nossos pais; e o Senhor ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão.
E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;
E nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel.
E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus,
E te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; Deuteronômio 26:1-12
Até aqui, temos:
1 – Os dízimos exclusivos aos sacerdotes/levitas realmente se referiam a alimentos (não os de Abraão e Jacó), e a
justificativa de não haver dinheiro parece pouco provável, haja vista haver
provisões de resgates em dinheiro/material de substituição; os dízimos para confraternização poderiam ser convertidos em dinheiro, no caso de dificuldade/impossibilidade de ser levado ao local dedicado a Deus, o que mostra ser perfeitamente possível dá-lo/devolvê-lo em dinheiro;
2 – Precisamos de mais elementos para saber como vivia a sociedade
hebraica (quantos plantavam e lidavam com animais, por exemplo, tendo em vista que, muito provavelmente, estamos falando de uma sociedade basicamente agrícola e pecuarista);
3 – O resgate por moedas/material de substituição substituía os
alimentos oferecidos, e não poderia ser utilizado como justificativa para o
dízimo em dinheiro de quem não produz estes alimentos; para isto, precisaríamos
saber se, via de regra, a sociedade hebraica era basicamente
agrícola/agropecuária (plantação e animais);
4 – As ofertas eram diversificadas em termos de materiais: alimentos,
dinheiro, utensílios, mão-de-obra(?), tecidos, materiais preciosos, etc; e também eram usadas para sustentar os sacerdotes/levitas;
5 – As ofertas são tratadas como voluntárias e também como obrigatórias, ao mesmo tempo;
6 – Dízimos também serviam para alimentar servos(as), estrangeiros(as),
órfãos e viúvas, mas o conjunto de leis sobre os dízimos dão a entender que
eram adicionais, além dos dízimos ao serviço do santuário.
7 – Dízimos também eram chamados de ofertas alçadas.
Logo, no modelo dado a Moisés, dízimos e
ofertas se referiam a um conjunto de
alimentos, bens, dinheiro (visto que poderiam ser convertidos em dinheiro), utensílios, serviço especializado, dentre
outras coisas. Serviam para manter o serviço do santuário, os que nele
trabalhavam (sacerdotes e levitas), a família, os servos, os estrangeiros, os
órfãos e viúvas, de maneira digna.
Haviam dízimos e ofertas separados
exclusivamente para manutenção dos serviços do santuário e sustentação dos que trabalhavam
exclusivamente nisto.
O que, a princípio, era devolvido como
dízimo por Abraão e Jacó (e, muito provavelmente, conforme o contexto de
Gênesis, pelos que vieram antes e depois deles), pode ter sido desmembrado
sob os nomes de dízimos (obrigatórios) e ofertas (voluntárias e obrigatórias, principalmente se considerarmos que os dízimos também são chamados de ofertas alçadas)
para manter os sacerdotes e levitas e o serviço do santuário (podemos considerar que Deus havia dividido as terras para que todos plantassem e tivessem animais, visto que seria sua base de manutenção)/sustentação, ou seja, dizimar dos alimentos representaria dizimar, basicamente, de praticamente tudo o que produziam). Dízimos e ofertas
obrigatórias eram definidos (dízimo, a princípio, pelo próprio significado da
palavra, indicando a décima parte, e ofertas obrigatórias pelos valores
determinados por Deus).
Ao que me parece, pelas evidências
iniciais, o que era chamado de dízimo por Abraão e Jacó, e que também
conhecemos como dízimo hoje, era o que, no período após a Torah (Pentateuco),
passou a ser conhecido como dízimos e ofertas (neste caso, as específicas,
voluntárias e obrigatórias, para a manutenção do santuário e seus
trabalhadores), visto que aqueles eram oferecidos de tudo, e estes dízimos dos alimentos. No entanto, ao analisarmos os textos sobre dízimos e ofertas, fica claro que o povo deveria sustentar os levitas/sacerdotes com alimentos, vestimentas, moradia e condições de vida.
E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará;
E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o Senhor.
Êxodo 28:36-38
E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.
Êxodo 28:43
E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho;
E imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
Êxodo 29:10,11
E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.
Êxodo 30:7
E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.
Êxodo 30:10
E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;
E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.
Levítico 2:1,2
E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.
Levítico 4:35
E falou o Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.
Levítico 10:8-11
Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; 6
E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo.
Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote,
E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra.
Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,
E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou o pêlo em branco, e houver carne viva na inchação,
Lepra inveterada é na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo é.
E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote,
Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.
Levítico 13:1-13
Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando tiverdes entrado na terra de Canaã que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra em alguma casa da terra da vossa possessão,
Então aquele, de quem for a casa, virá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como que praga em minha casa.
E o sacerdote ordenará que desocupem a casa, antes que entre para examinar a praga, para que tudo o que está na casa não seja contaminado; e depois entrará o sacerdote, para examinar a casa;
E, vendo a praga, e eis que se ela estiver nas paredes da casa em covinhas verdes ou vermelhas, e parecerem mais fundas do que a parede,
Então o sacerdote sairá da casa para fora da porta, e fechá-la-á por sete dias.
Depois, ao sétimo dia o sacerdote voltará, e examinará; e se vir que a praga nas paredes da casa se tem estendido,
Então o sacerdote ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade, num lugar imundo;
E fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade, num lugar imundo;
Depois tomarão outras pedras, e as porão no lugar das primeiras pedras; e outro barro se tomará, e a casa se rebocará.
Porém, se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras e raspada a casa, e de novo rebocada,
Então o sacerdote entrará e examinará, se a praga na casa se tem estendido, lepra roedora há na casa; imunda está.
Portanto se derribará a casa, as suas pedras, e a sua madeira, como também todo o barro da casa; e se levará para fora da cidade a um lugar imundo.
Levítico 14:33-45
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles,
Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo:
Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;
Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.
E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.
Números 1:47-51
Pelo número contado de todo o homem da idade de um mês para cima, eram oito mil e seiscentos, que tinham cuidado da guarda do santuário.
Números 3:28
Números 4
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação;
Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão;
Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres. Números 8:23-26
No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado. Deuteronômio 10:8,9
E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.
Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.
O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrerá; e tirarás o mal de Israel;
Para que todo o povo o ouça, e tema, e nunca mais se ensoberbeça. Deuteronômio 17:8-13
Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.
Deuteronômio 20:1-5
Quando na terra que te der o SENHOR teu Deus, para possuí-la, se achar um morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
Então sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão a distância até as cidades que estiverem em redor do morto;
E, na cidade mais próxima ao morto, os anciãos da mesma cidade tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado nem tenha puxado com o jugo;
E os anciãos daquela cidade trarão a novilha a um vale áspero, que nunca foi lavrado nem semeado; e ali, naquele vale, degolarão a novilha;
Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e pela sua palavra se decidirá toda a demanda e todo o ferimento; Deuteronômio 21:1-5
Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que fizer que o cego erre de caminho. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a nudez de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.
Deuteronômio 27:14-26
E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir. Deuteronômio 31:9-13
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte?
Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra. Deuteronômio 31:24-28
Temos como funções dos sacerdotes e levitas:
1 - Administrar e oferecer sacrifícios, bem como receber dízimos e ofertas, referentes ao santuário e aos seus ofícios;
2 - Zelar pela saúde do povo, relativa às doenças contagiosas (visto que o termo lepra era, conforme o contexto nos indica, utilizado de modo amplo);
3 - Ajudar a liderar o povo e fortalecê-lo espiritualmente (inclusive seus líderes) em momentos de paz e de guerra, estudar a Palavra com o povo, e julgar determinadas questões e conflitos;
4 - Zelar pela guarda e manutenção do Palavra de Deus.
O próximo passo seria entender, por exemplo, a questão de Malaquias, o
sistema apostólico de manutenção da Igreja e dos que trabalhavam exclusivamente
para o ministério do evangelho (ou não, quando não se conseguia o suficiente
para mantê-los). A partir daqui (da verificação dos princípios nas Escrituras
Gregas Cristãs, conhecidas como Novo Testamento), as diretrizes do Espírito de
Profecia talvez façam mais sentido para nossos estudos.
Espero que o material
venha a ser de alguma ajuda. Deus nos abençoe e ilumine.
Marcelo
Ribeiro Martins Ramos
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